Menu Fechar

“PAINTING WITH LIGHT”: O OPEL EXPERIMENTAL PODE VER NO ESCURO

O Opel Experimental expressa esta “Energia Alemã” no vídeo “Painting with Light”, transportando os espectadores a uma experiência noturna e mostrando futuras tecnologias de iluminação. Demonstra, em simultâneo, que a inovadora e futura tecnologia de iluminação será capaz de muito mais do que simplesmente iluminar a estrada e a área circundante, contribuindo para aumentar a segurança e o conforto, ao mesmo tempo provocando emoções.

Intelli-Lux LED®: a democratização das tecnologias de iluminação tem uma longa tradição na Opel

Disponibilizar tecnologias de iluminação pioneiras aos clientes é parte integrante de uma tradição de longa data na Opel. Tal é demonstrado pelo desenvolvimento contínuo da IntelliLux LED® Matrix e do Pixel Light, que a Opel oferece em muitos modelos, do Corsa ao Astra, Mokka e Grandland, ou até mesmo no Combo. Graças aos faróis adaptativos IntelliLux LED®, os condutores da Opel têm sempre uma visão ótima no escuro, sem ofuscar os demais utilizadores da estrada.

“O desenvolvimento está a fazer grandes avanços neste domínio”, refere Philipp Röckl, Global Lead Complex Lighting, na Stellantis. “Há alguns anos, conseguimos esconder ‘blocos de luz’ individuais, mas as áreas que precisam ser escondidas podem ser agora capturadas de uma forma mais precisa e integrada.” Isso é possível, entre outras coisas, através de sistemas de pixels HD baseados em micro-LED que têm uma resolução ainda maior do que antes, enquanto também oferecem o mais alto nível de eficiência energética. “Além disso, teremos de pensar digitalmente na luz no futuro. Os módulos de controlo de iluminação standard de hoje já não são suficientes, dado o elevado número de pixels. Já estamos a trabalhar em arquiteturas de veículos que permitam a representação gráfica da luz”, acrescenta Röckl.

Materiais eletrocrómicos e IA: a iluminação é mais do que “apenas” faróis

Símbolo da “Energia Alemã”, o inovador Opel Experimental demonstra como pode ser este futuro, tanto por dentro como por fora. No interior, os materiais eletrocrómicos mergulham os passageiros na luz atmosférica e, assim, transmitem um fator de bem-estar. Quanto aos materiais reativos, eles também possuem propriedades práticas. Por exemplo, se um veículo, ciclista ou peão se encontrar no ângulo morto do Opel Experimental, um aviso colorido surge no interior da respetiva porta, bem como no head-up display. Além disso, a visão lateral externa gravada pelas câmaras é projetada na superfície interna da porta, algo que cria um “efeito de transparência” visual, permitindo uma visão externa para aumentar ainda mais a visibilidade. A nova tecnologia reativa pode elevar o humor e aumentar o fator de bem-estar no habitáculo, também melhorando a segurança do condutor, passageiros e demais utilizadores das estradas, com a alteração atmosférica da luz. É exatamente isso que a Opel chama de “Painting With Light”.

No vídeo “Painting with Light”, o Opel Experimental também mostra como a futura tecnologia de iluminação pode expandir a vista de maneiras completamente extraordinárias. Graças às tecnologias de segurança digitais imersivas, veículos como o Opel Experimental podem reconhecer peões rapidamente e mais claramente do que nunca. A tecnologia baseada em realidade aumentada pulsa como um sinal de alerta e exibe outras mensagens e sinais importantes para condutores e utilizadores das estradas através de hologramas.

“Queremos otimizar a luz para o condutor e também para a câmara, para que, com a ajuda da IA, ela possa reconhecer ainda melhor pessoas e animais”, explica Röckl. A tecnologia de iluminação, a câmara e os sensores, bem como os algoritmos, devem trabalhar em conjunto para o futuro desenvolvimento, de modo a que as capacidades preditivas e, portanto, de reforço da segurança das viaturas possam ser otimizadas em todas as situações.

As fortes mensagens do Opel Pixel Vizor: a iluminação como ferramenta de comunicação

A Opel já mostrou com o premiado Manta GSe como os sinais luminosos podem despertar emoções e aumentar a segurança. Onde quer que esta proposta retro de visual ultramoderno apareça, ela atrai olhares de admiração. Isto deve-se, sobretudo, ao inovador Opel Pixel Vizor presente na frente do Manta GSe. O veículo pode comunicar com a sua envolvente através do Pixel Vizor. Frases como “My German heart has been ELECTRified” ou “I am on a zero e‑mission” surgem escritas na secção dianteira.

Os engenheiros estão continuamente a trabalhar nesta “comunicação do futuro através da iluminação” para aumentar a segurança de todos os utilizadores das estradas. O novo e atmosférico vídeo “Painting with Light” dá já uma indicação de como estes desenvolvimentos poderão tornar-se no futuro.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.