Desde a sua introdução em 1999 que o 911 GT3 tem oferecido a derradeira com- binação de genes da competição com a utilização no dia a dia. Para assinalar o seu 25º aniversário, o novo modelo será lançado, pela primeira vez, em duas versões: como um automóvel desportivo focado no circuito com uma asa tra- seira e como uma versão mais discreta com o Touring Package. Com pacotes feitos à medida e opções inovadoras, as variantes GT3 podem ser ainda mais individuais de acordo com o gosto do cliente e a utilização pretendida.
Estugarda. A Porsche relança o 911 GT3. O extraordinário desportivo de estrada pre- parado para utilização em circuito faz a sua estreia no ano do seu 25º aniversário com uma estratégia de peso reduzido alargada, um motor boxer atmosférico de 4,0 litros com 375 kW (510 CV) e 450 Nm, e novas opções orientadas para o cliente. O Pacote Weissach, disponível pela primeira vez no 911 GT3, oferece ainda mais opções de configuração personalizadas para utilização em circuito. Para além disso, o automóvel desportivo recebe um equipamento de série mais extenso e outras opções que aumentam ainda mais a precisão e carácter desportivo.
O 911 GT3 com estilo modernizado
Os novos modelos 911 GT3 apresentam um design melhorado na secção dianteira e traseira, bem como uma adaptação ao nível da aerodinâmica. Nas duas variantes, o difusor dianteiro tem um novo contorno, a forma do spoiler dianteiro foi refinada e as aletas na secção inferior da carroçaria foram modificadas, o que resulta num aumento da downforce e otimização do fluxo de ar. Os faróis em LED Matrix redesenhados, disponíveis no 911 GT3 com um anel de realce em Branco opcional, combinam todas as funções de iluminação do 911 e eliminam a necessidade de luzes adicionais no para-choques dianteiro. Isto permite uma área de entrada de ar alargada e um aspeto estruturado e claro. Na traseira, o difusor, as entradas de ar e a tampa traseira foram redesenhados. A asa traseira do 911 GT3 tem novas placas laterais angulares.
A Porsche utiliza braços de suspensão especialmente desenvolvidos com um perfil em forma de lágrima no eixo dianteiro de triângulos duplos. Estes aumentam a down- force nas cavas de roda a alta velocidade e melhoram a refrigeração dos travões. Para garantir um equilíbrio de downforce entre os eixos dianteiro e traseiro em travagem e alta velocidade, os engenheiros da suspensão reduziram o efeito “pitching” (inclinação dianteira). No novo 911 GT3, a articulação esférica dianteira do braço inferior foi colocada numa posição mais baixa no eixo dianteiro para facilitar este processo. O 911 GT3 adotou estas modificações do atual 911 GT3 RS. De série, o novo 911 GT3 está equipado com pneus desportivos 255/35 ZR 20 (eixo dianteiro) e 315/30 ZR 21 (eixo traseiro) com maior aderência em piso molhado; os pneus de pista com homologação para estrada estão disponíveis como opcional.Touring Package disponível desde o lançamento e ainda mais personalizável.
Com a mudança de modelo, a Porsche está a definir as variantes do 911 GT3 de forma ainda mais clara. Pela primeira vez, o popular Touring Package estará disponível desde o lançamento. A designação “Touring Package” remonta a uma variante de equipamento do 911 Carrera RS 2.7 de 1973. Faz parte do programa GT3 desde 2017. É ainda mais distintivo no novo 911 GT3, como refletido no logótipo “911 GT3 Touring” na grelha traseira. O novo 911 GT3 com o Touring Package não tem asa traseira fixa, uma medida que preserva a elegante e intemporal linha do 911. A asa traseira extensível, a famosa “Gurney Flap” e uma aleta adaptada na parte inferior da carroçaria proporcionam o equilíbrio aerodinâmico. O interior possui um revestimento em Pele de alta qualidade e um ambiente desportivo clássico. Pela primeira vez está disponível como opcional um sistema de bancos traseiros para o 911 GT3 com o Touring Package. Isto permite que o desportivo de utilização diária seja ainda mais adaptado às necessidades dos clientes para o máximo prazer de condução.
O peso total baixo contribui para o comportamento ágil e direto do 911 GT3. O novo desportivo aposta tudo no design de peso reduzido. Umas novas jantes em alumínio, em cor Prata, reduzem as massas não suspensas em mais de 1,5 kg em comparação com o modelo semelhante anterior. Como opção, estão disponíveis as jantes em mag- nésio em combinação com o Pacote Weissach ou o Pacote Leichtbau (peso reduzido). Desta forma, são poupados 9 kg. Uma nova bateria de iões de lítio de 40 Ah também contribui com uma redução de 4 kg. Na configuração mais leve, o novo 911 GT3 pesa apenas 1420 kg.Relação de transmissão 8% mais curta.
O motor atmosférico de 4,0 litros do novo 911 GT3 foi concebido de acordo com as normas de escape atuais, significativamente mais rigorosas, e equipado com dois filtros de partículas e quatro conversores catalíticos. Com este sistema de controlo de emissões extremamente potente, a Porsche também proporciona uma sonoridade en- volvente. A potência do motor boxer de seis cilindros foi alcançada através de uma série de melhorias. As cabeças dos cilindros foram revistas e as árvores de cames utilizadas no GT3 RS proporcionam uma performance ainda mais dinâmica em altos regimes. Para além disso, são utilizadas válvulas de acelerador individuais com fluxo otimizado e radiadores a óleo otimizados. O motor continua a debitar 375 kW (510 CV). Isto significa que cada quilowatt do renovado motor apenas tem de mover 3,8 quilogramas (2,8 kg/CV) na configuração mais leve do veículo. Para além disso, tanto a caixa de 7 velocidades de dupla embraiagem (PDK) como a caixa manual GT de 6 velocidades têm uma relação final 8% mais curta do que no antecessor. As duas op- ções de transmissão estão disponíveis tanto para o 911 GT3 como para o 911 GT3 com Touring Package. O novo 911 GT3 acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,5 segundos com a transmissão PDK e atinge uma velocidade máxima de 311 km/h (transmissão manual: 3,9s; 313 km/h).
Bacquet desportiva inovadora e de peso reduzido
No novo 911 GT3, está disponível como opcional uma nova bacquet desportiva de peso reduzido e rebatível, com estrutura em CFRP. A nova opção está equipada com airbag de tórax integrado, regulação elétrica em altura e regulação manual da posição longitudinal; como opção os clientes podem optar por ter bancos aquecidos com três níveis de regulação. Uma parte da almofada do encosto de cabeça pode ser removida. Isto melhora a ergonomia para a maioria dos condutores quando usam um capacete durante a utilização em circuito. A função de banco rebatível, que é ativada através de uma fita, permite o acesso ao sistema de bancos traseiros, disponível como opcional, oferecido pela primeira vez no 911 GT3 com Touring Package. Como alternativa, pode escolher os Bancos Desportivos Adaptativos Plus com ajuste elétrico em 18 vias.
O habitáculo em Preto com dois lugares do novo 911 GT3 é baseado no design dos modelos 911 atuais. No entanto, ao contrário dos modelos Carrera, o 911 GT3 não tem um botão de arranque, continua a ter um interruptor de ignição rotativo. Uma célula de segurança, disponível como opção, demonstra a proximidade com o desporto motorizado. O painel de instrumentos digital apoia o condutor com um conceito de visualização e controlo estruturado. Graças ao esquema de cores de contraste, o conta-rotações e o cronómetro podem ser lidos com clareza. O modo de visualização “Track Screen” reduz os ecrãs digitais à esquerda e à direita do tacómetro apenas aos dados importantes sobre pneus, óleo, água, combustível e indica ao condutor o timing ideal de mudança de velocidade através de um flash. Se assim o desejar, o mostrador do tacómetro pode ser rodado de modo que as 9000 rpm estejam numa posição às 12 horas.Pacotes individuais para o 911 GT3 e 911 GT3 Touring.
A Porsche oferece vários pacotes de equipamento para o novo 911 GT3. Com o pa- cote Weissach disponível pela primeira vez, o novo 911 GT3 é ainda mais configurável para uma utilização em circuito. A barra estabilizadora, as barras de ligação e a pro- teção inferior no eixo traseiro são fabricados em CFRP, tal como o tejadilho, as placas laterais da asa traseira, a moldura dos espelhos retrovisores exteriores, o triângulo dos espelhos retrovisores e as airblades na secção dianteira. O revestimento adicional em Pele e Race-Tex melhora o visual do interior. Pela primeira vez, a secção superior do tablier do 911 GT3 é revestida em Race-Tex com propriedades antirreflexo. Os puxadores das portas e as redes de arrumação em CFRP otimizam os painéis das portas para um design de peso reduzido. Uma célula de segurança em CFRP e jantes forjadas em magnésio estão disponíveis como opções.
Para o 911 GT3 com Touring Package, a Porsche oferece o Pacote Leichtbau. Nesta opção, o tejadilho pintado em cor exterior, bem como as barras estabilizadoras, as barras de ligação e a proteção inferior do teixo traseiro são feitos em CFRP. As jantes forjadas em magnésio e os painéis das portas de peso reduzido também fazem parte deste pacote. Em conjunto com a transmissão manual GT de 6 velocidades de série, é utilizado o seletor de velocidades mais curto do 911 S/T. Para além disso, a placa com a inscrição “Leichtbau”, localizada à frente do seletor, indica o pacote.
Para o 911 GT3 com asa traseira, o Pacote Clubsport para utilização em circuito está disponível sem custos adicionais. Este inclui uma célula de segurança em aço aparafusada na traseira, um arnês de 6 pontos para o condutor e um extintor portátil. As bacquets desportivas de peso reduzido opcionais são um pré-requisito para este pacote.
Em exclusivo para os proprietários do 911 GT3 e 911 GT3 com Touring Package, a Porsche Design apresenta um relógio excecional que traduz o design e a performance do “automóvel desportivo para o pulso”. O Chronograph 911 GT3 e Chronograph 911 GT3 Touring estão equipados com o preciso movimento WERK 01.200 da Porsche Design, com certificado COSC, que possui função flyback. A caixa utra-leve em titânio, como opção com revestimento em carboneto de titânio em Preto, combina o design dos automóveis desportivos com a relojoaria moderna. O mostrador com design GT3, com detalhes em Amarelo e estrutura hexagonal, relembra o painel de instrumentos do veículo, enquanto o rotor é baseado no design das jantes do GT3. O anel do mos- trador está disponível em todas as cores exteriores do 911 GT3 e GT3 com Touring Package, bem como nas cores do programa Paint to Sample. A bracelete, fabricada com a mesma pele e fio utilizados no interior dos veículos Porsche, é também adap- tada à respetiva configuração do veículo.
Por fim, o novo Porsche 911 GT3 e o novo Porsche 911 GT3 com Touring Package poderão ser encomendados a partir do final do ano com o preço a começar nos 275.752 euros. O Pacote Weissach tem um custo adicional de 31.759 euros; já o Pa- cote Leichtbau está disponível por 47.521 euros.
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