Menu Fechar

Pequena série exclusiva: O Mercedes-AMG GT3 Edition 130Y Motorsport

Este ano, a Mercedes-AMG está a celebrar 130 anos de desporto motorizado sob o signo da estrela de três pontas. A referência cronológica para o aniversário do automobilismo é a primeira competição automóvel, que decorreu de Paris a Rouen, a 22 de julho de 1894, e que terminou com a vitória do motor licenciado pela Daimler. Para assinalar este marco histórico, o Mercedes-AMG GT3 Edition 130Y Motorsport limitado celebra a sua estreia mundial sob o lema “Racing Legend Remastered” na Automotive Week em Pebble Beach (Califórnia, EUA). A edição altamente exclusiva do carro GT3 une duas eras icónicas do desporto motorizado. A tecnologia de ponta dos desportos motorizados encontra-se com as caraterísticas de design tradicionais dos lendários carros de corrida da década de 1950. Com 680 cv, o modelo especial não homologado é o veículo GT3 mais potente alguma vez construído em Affalterbach. É também a última versão do Mercedes-AMG GT3 a ser equipada com um motor naturalmente aspirado. A edição exclusiva está a ser oferecida em todo o mundo como um item de coleção numa edição limitada de apenas 13 veículos.

Desempenho: Atualização aerodinâmica e sistema de redução de arrasto
Ao contrário do modelo base, o Mercedes-AMG GT3 Edition 130Y Motorsport não está sujeito aos limites da homologação. Por esta razão, o lendário motor AMG 6,3 litros V8 de aspiração natural foi ainda mais optimizado. Sem limitador de ar e com um sistema de escape especial, desenvolve uma potência máxima de 680 cv (500 kW). Os componentes aerodinâmicos também foram objeto de um desenvolvimento e de um aumento extensivos O GT3 foi objeto de um desenvolvimento extensivo e aumentou a força descendente em 15% em comparação com o modelo de base GT3. Para tal, o splitter dianteiro e as saídas de ar (grelhas) nas asas dianteiras foram redesenhados. As alterações nas saias laterais, no piso inferior e no difusor traseiro também aumentam a força descendente. A asa traseira mais larga também ajuda a otimizar o equilíbrio aerodinâmico. O Sistema de Redução de Arrasto (DRS), inspirado na Fórmula 1® e na Classe 1 DTM, é uma caraterística nova e central. Ao toque de um botão no volante, o elemento principal da asa traseira move-se para uma posição plana e a resistência é reduzida. Para manter o equilíbrio aerodinâmico, os elementos activos no piso dianteiro são estendidos ao mesmo tempo. Graças a esta tecnologia, são possíveis velocidades máximas superiores a 315 quilómetros por hora, apesar do nível de downforce essencialmente elevado. Durante a aceleração ou desaceleração lateral, os elementos activos regressam imediatamente à sua posição original de downforce. O sistema de travagem exclusivo de alto desempenho também é inspirado na Fórmula 1®. Em contraste com os discos de aço obrigatórios nos regulamentos GT3, os discos de travão do modelo especial são feitos de carbono. Estes também contribuem para tornar o modelo de edição significativamente mais leve do que a versão GT3 homologada.

A potência é transmitida através de uma caixa sequencial de seis velocidades de competição com relações de transmissão modificadas. Tal como em todos os automóveis de competição da Mercedes-AMG, a transmissão transaxle está montada no eixo traseiro e ligada ao motor através de uma caixa de velocidades rígida em termos de torção e resistente ao binário por um tubo de binário em fibra de carbono. A suspensão possui amortecedores de desporto motorizado de 4 vias totalmente ajustáveis. A peça de coleção oferece todos os atributos de segurança comprovados do Mercedes-AMG GT3 – uma célula de segurança em fibra de carbono ligada ao chassis, um arnês de cinco pontos, redes de segurança, uma gaiola de proteção em aço, um sistema de extinção de incêndios, um depósito de segurança e uma escotilha de emergência. O vasto equipamento inclui ainda um ABS de competição eficaz e um sistema de controlo de tração multi-ajustável.

Recorde de pista: O modelo especial Mercedes-AMG regista o tempo mais rápido no circuito de Mount Panorama, na Austrália
Após dois anos de desenvolvimento e testes intensivos, o Mercedes-AMG Performance Driver Jules Gounon (AND) demonstrou pela primeira vez o excelente desempenho do veículo a 17 de fevereiro de 2024 no Circuito de Mount Panorama, na Austrália. Num protótipo do Mercedes-AMG GT3 Edition 130Y Motorsport, ele bateu o recorde da pista para carros GT no icónico circuito de 6,213 quilómetros por 2,074 segundos, com um tempo de 1m 56,605s.

Interação de tecnologias de ponta para desportos motorizados com caraterísticas de design tradicionais
O carro desportivo de corrida Mercedes-Benz 300 SL W 194 de 1952 serviu de inspiração para o design do modelo de aniversário de edição limitada, com elementos estilísticos clássicos do primeiro carro de corrida de topo fechado da marca a caraterizar o aspeto exterior do Mercedes-AMG GT3 Edition 130Y Motorsport. O acabamento especial da pintura numa cor prateada exclusiva faz lembrar as lendárias Flechas de Prata Os losangos azuis nos guarda-lamas dianteiros e a moldura colorida da grelha do radiador são uma referência a automóveis historicamente bem sucedidos. Os carros vencedores conduzidos em 1952 por Hans Klenk e Karl Kling na Carrera Panamericana e por Hermann Lang e Fritz Riess (todos alemães) nas 24 Horas de Le Mans tinham elementos de design semelhantes. As jantes de magnésio de 18 polegadas com peso optimizado e a extensa implementação de elementos de carbono constroem uma ponte para os carros desportivos de corrida da era moderna, juntamente com um impressionante brasão AMG no tejadilho.

A estreita ligação entre tradição e modernidade também é evidente no interior. Tecnologias avançadas de desporto motorizado, como o ecrã do cockpit Bosch DDU 10 com ecrã ampliado e gráficos de alta resolução, apoiam o funcionamento do veículo. Visualmente, o interior é inspirado nos modelos Mercedes-Benz SLR 300 de 1955, que alcançaram fama mundial com Juan Manuel Fangio (ARG) ao volante. Esta reminiscência é visível nos estofos dos bancos em tecido axadrezado azul, bem como nos estofos dos encostos de cabeça e nas pegas das portas em pele castanha. Outro destaque é o volante especialmente desenvolvido com botões anodizados e pegas em madeira de nogueira. Além disso, cada um dos modelos especiais de edição limitada ostenta um emblema de edição fixado na consola central.

Exclusividade: Pacote global alargado com equipamento de corrida e cobertura do veículo
Cada um dos 13 Mercedes-AMG GT3 Edition 130Y Motorsport vem com um pacote de entrega abrangente. Para além de uma cobertura de veículo especialmente desenvolvida para este modelo especial, inclui um equipamento de corrida completo para o condutor. O kit de corrida foi concebido em conjunto com o Parceiro Oficial da Mercedes-AMG, PUMA, e o seu design baseia-se nas caraterísticas estilísticas do exterior do veículo. Inclui um fato de corrida personalizado, luvas, roupa interior de corrida e sapatos. O equipamento de corrida é complementado por um capacete personalizado de alta qualidade da BELL. Os clientes recebem também um saco personalizado, concebido para combinar com a capa do banco num elegante padrão axadrezado azul e que oferece espaço suficiente para todo o equipamento de corrida. O pacote de entrega é completado com um carro modelo à escala 1:8 do Mercedes-AMG GT3 Edition 130Y Motorsport e um certificado de autenticidade exclusivo e personalizado.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.