O mercado automóvel europeu em geral e o nacional em particular parece ter sido conquistado de forma esmagadora pelos SUV/Crossover, em especial os modelos mais compactos como é o caso do unidade aqui ensaiada.
A tendência de crescimento neste segmento particular parece ter vindo para ficar, e os valores de vendas de automóveis como o Renault Captur, o Peugeot 2008, Nissan Juke entre outros, refletem o desejo dos consumidores, que adoram este tipo de automóveis.
São económicos, as posições de condução mais elevadas facilitam a condução, têm mais espaço que os automóveis de onde derivam, a sua maior altura ao solo revela-se uma enorme vantagem em ambientes urbanos e nas respetivas estradas em mau estado.
Mas comecemos para analisar o “pequeno” Peugeot 2008, este modelo é basicamente um 208 numa versão “maior”, já que usa a mesma plataforma mas é 20 cm mais longo (4,16cm), 25 cm mais largo (1,74cm) e claro é também mais alto.
Já a distância entre eixos mantêm-se nos 2538mm mas a bagageira cresce cerca de 65 litros em capacidade para um total de 350 litros, ou 1172 quando se rebatem os bancos, valores positivos para o segmento B onde esta automóvel se insere.
Estas qualidades permitem ao 2008 ser um automóvel apetecível para pequenas famílias, que procuram um automóvel do segmento B mas que não dispensam espaço interior, sofisticação e claro espaço para as respetivas bagagens e “tralhas” do dia-a-dia.
O design exterior revela traços gerais semelhantes à restante gama Peugeot, e claro muito semelhante ao “irmão” 208, com linhas elegantes e pormenores estilísticos que sobressaiam, como a grelha dianteira ou as inserções cromadas por cima das portas traseiras por exemplo.
Já no seu interior é possível constatar que o design e materiais utilizados são em tudo semelhantes aos usados no 208, onde apenas o maior espaço a bordo nos bancos traseiros e na mala salta à vista na diferença em relação ao modelo citadino. Com os bancos traseiros rebatidos é fácil obter uma boa área de carga já que os mesmos rebatem na totalidade permitindo um piso totalmente plano.
Comandos fáceis e leves, boa ergonomia, volante pequeno como é comum na marca e facilidade em arranjar uma boa posição de condução fazem parte do menu deste automóvel.
Sentados ao volante é possível constatar que a maior altura ao solo permite melhor visibilidade. Depois em andamento é possível confirmar que a maior altura ao solo (+ 160mm em relação ao 208) permite a este modelo ser mais confortável em cidade, em especial em pisos degradados.
O comportamento do 2008 é seguro, previsível e mesmo não tendo um dinamismo semelhante ao 208 ganha (mais) pontos no conforto. Para além disso, para o que foi feito é extremamente competente, suave, e em estrada aberta é muito silencioso.
A unidade ensaiada tinha como motorização o já “conhecido” 1.4 HDi de 68 cavalos. Esta é a versão menos potente, porém é também a mais acessível em termos de preço no que diz respeito à gama diesel.
Acoplado a uma caixa de 5 velocidades, este motor turbodiesel de 1,4 litros com 68 cavalos (binário máximo de 160 Nm) de potência é mais do que suficiente para circular em cidade, e permite viagens fora do ambiente urbano sem grandes embaraços.
As performances anunciadas revelam que o tradicional exercício de 0 a 100 km/h é efetuado em 14,9 segundos e a velocidade máxima fica-se pelos 159 km/h. Consumo médio anunciado de 4litros/100km, e emissões de Co2 de 104 g/km.
Não conseguindo valores “entusiasmantes” no capítulo das performances, há que destacar o baixo consumo de combustível e o facto de ser mais do que suficiente para a maioria das famílias que optem para um automóvel deste género, que será conduzido a maior parte das vezes em cidade onde as performances não são um factor preponderante.
O modelo ensaiado é a versão mais “recheada” em termos de equipamento de série, de onde se destacam o volante em couro preto, comandos do rádio e sistema de navegação no volante (este regulável em altura e profundidade), ar condicionado automático bi-zona, touch screen de 7 polegadas associado a seis altifalantes e sistema de ajuda ao estacionamento traseiro.
Em jeito de resumo, se pretende um automóvel de reduzidas dimensões exteriores mas com espaço interior abundante, prático, confortável, recheado de equipamento, fácil de conduzir, com uma motorização a gasóleo de baixos consumos e emissões Co2, e com uma estética elegante este 2008 poderá ser uma opção válida para si.
Se quiser adquiri o modelo usado e exibido aqui nas fotos, pertencente à LPM, S.A. em Tomar, poderá adquiri-lo por 19.322 euros, com o nível de equipamento Allure.
Um especial agradecimento à Peugeot LPM, S.A. (Tomar), em particular ao Responsável da Área de Negócio Rui Farinha, pela disponibilidade da viatura aqui exibida para ensaio.
Para mais informações:
www.lpm.pt
Telefone: 249 310 700
- Mercedes-AMG GT 63s E Performance – Um híbrido monstruoso com 840 cavalos de potência - 27 de Março de 2024
- NOVO OPEL ASTRA SPORTS TOURER ELECTRIC COM ACESSÓRIOS ORIGINAIS - 27 de Março de 2024
- TOYOTA GAZOO RACING RUMA A PORTUGAL PARA A PRÓXIMA BAJA DO W2RC - 27 de Março de 2024