Menu Fechar

Peugeot 208 GTI

O Peugeot GTI está de volta. Com a versão GTi do 208 a Peugeot reedita um mito que já conheceu vários sucessos. A Peugeot divulgou as primeiras fotografias e informações oficiais do Peugeot 208 GTi, cuja versão de produção tem estreia mundial marcada para o Salão de Paris. Com este modelo e motorização, a marca francesa pretende recuperar o espírito do lendário 205 GTi.

Para isso, o Peugeot 208 GTI conta com a variante mais potente do motor 1.6 THP a gasolina, com 200 cv e 275 Nm (o mesmo das variantes mais potentes do RCZ e Citroen DS3). Este está acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades que permitirá ao pequeno leão acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de sete segundos. Apesar da potência elevada o modelo desportivo da Peugeot produz 145g de CO2/km.

Por fora, o 208 GTi não esconde as suas aptidões, com o dinamismo a exprimir-se com uma identidade exterior específica, com a inclusão de pormenores específicos para diferencia das versões normais, com uma grelha mais desportiva e faróis de LED. Na lateral, surge em grande destaque o emblema GTi, tal como acontecia no 205 GTi, em alumínio escovado. Os faróis dianteiros dão um design distinto ao GTi. A frente está equipada com novos faróis de halogéneo, com uma linha de luz de última geração flat-guide. Com uma estrutura interna de forma rectangular estes faróis recorrem à tecnologia LED para as luzes de mudança de direcção e para a iluminação diurna.

As jantes «Carbone» de 17 polegadas em forma de diamante, a suspensão rebaixada, saídas de escape cromadas, travões redimensionados e um spoiler traseiro completam o conjunto, nesta versão mais desportiva.

O 208 GTi é também 10 mm mais largo à frente e 20 mm mais largo na traseira que o 208 normal, num total de 1 160 kg de peso, um corte de 165 kg em relação ao 207 GTi, o que fará com que o carro ganhe em prestações e comportamento dinâmico.

A Peugeot apostou no design exclusivo não só no exterior mas também no interior e logo quando a porta é aberta pode-se perceber de que forma. Logo à entrada a soleira do carro em alumínio tem o nome Peugeot gravado. Entre as várias alterações introduzidas, o destaque vai para os bancos desportivos e painéis revestidos em Alcantara, volante em couro, detalhes na cor da carroçaria, pedais de alumínio, entre outros.

“Com o 208 GTi, o nosso objectivo consiste em proporcionar prazer de condução desportiva, um prazer percebido imediatamente pelos aficionados: potência, reacção, sonoridade… o 205 GTi foi a nossa fonte de inspiração. O 208 GTi é a sua interpretação moderna”, afirmou o responsável pelo departamento Clientes Peugeot, Gaëtan Demoulin.

Os preços ainda não foram divulgados, mas as primeiras entregas do 208 GTi estão agendadas para a primavera de 2013.

Rui Augusto
Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.