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PLATAFORMA STLA MEDIUM ESTABELECE A NOVA REFERÊNCIA NO DESEMPENHO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS DE LONGA AUTONOMIA

Com base na sua comprovada autonomia de 701 km no ciclo WLTP, a nova plataforma STLA Medium alcançou um novo marco em termos de desempenho em autoestrada, em condições reais. O novo Peugeot E-3008 na versão de longa autonomia do sistema de propulsão BEV, provou as capacidades da plataforma STLA Medium. Realizou uma viagem de Paris a Nice, em França (distância superior a 900 km), a velocidades até ao limite máximo da autoestrada, de 130 km/h, sob uma temperatura média de 20 graus Celsius, e necessitou de fazer apenas duas paragens para recarregamento

Este desempenho, agora permitido pelas versões de longa autonomia da plataforma STLA Medium, é comparável à de um veículo com motor de combustão interna, que faz paragens para reabastecimento e descanso dos condutores.

“O nosso objetivo tem sido sempre criar tecnologias que beneficiem diretamente os nossos clientes”, afirmou Ned Curic, Chief Engineering and Technology Officer da Stellantis. “A capacidade de longa autonomia da plataforma STLA Medium torna-a ideal para viagens de longa distância, sem comprometer a conveniência e a eficiência de um BEV. Os condutores podem agora desfrutar de viagens mais longas com menos paragens para carregamento, proporcionando quer performance, quer paz de espírito.”

As simulações mostram resultados semelhantes em diferentes zonas da Europa para clientes que conduzem veículos construídos sobre a plataforma STLA Medium, como o Peugeot E-3008, em viagens de Turim para Nápoles, em Itália, e de Praga (Chéquia) para Bruxelas (Bélgica). A versão de longa autonomia da plataforma STLA Medium é a única da sua classe a permitir percorrer quase 1.000 km a velocidades de autoestrada realizando apenas duas paragens para carregamento, reforçando o seu estatuto de referência. 

Os modelos Peugeot E-3008, Peugeot E-5008 e Opel Grandland Electric são já construídos sobre a plataforma STLA Medium, aguardando-se o lançamento de cinco outros modelos até final de 2026

Para além das principais vantagens de um veículo elétrico a bateria (BEV) – zero emissões de gases de escape, custos operacionais mais reduzidos e uma condução silenciosa e suave – as versões de longa autonomia permitem realizar viagens mais extensas com menos paragens para carregamento, graças às baterias ACC de elevado desempenho, produzidas na gigafábrica da Stellantis, de Billy-Berclau/Douvrin, na região francesa de Hauts-de-France.

A elevada integração vertical da Stellantis assegura o controlo total da cadeia de valor, garantindo qualidade e desempenho superiores.

Sérgio Gonçalves

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