Menu Fechar

Pneus para SUV – As escolhas para o consumidor

pneus para SUV

Num mercado automóvel cada vez mais “inundado” de automóveis com características do tipo SUV, este tipo de veículo com capacidade de transportar condutor, passageiros e bagagem tanto em alcatrão como fora dele, não sendo jipes “puros e duros”, e onde grande parte destes nem tração integral possuiu, é aqui que os pneus para SUV com a tecnologia mais recente fazem toda a diferença.

Este tipo de veículos, devido à maior altura ao solo superior aos automóveis convencionais, permitem algumas incursões em pisos de terra sem prejudicar o conforto nem danificando o automóvel em si.

Os modelos com estas características têm recebido cada vez mais atualizações, onde o capítulo dos pneumáticos tem sido desenvolvido cada vez mais para acompanhar as tendências deste segmento e também dos modelos Crossover.

Pneus para jeep

Ainda que para muitos consumidores os pneus para este tipo de veículo pareçam semelhantes aos usados nos restantes automóveis, a realidade é que estes possuem características únicas e desenvolvidas especialmente para serem utilizados em mais do que um tipo de terreno com total eficácia e fiabilidade.

Devido ao caracter deste tipo de automóvel, as possibilidades de os seus proprietários os colocarem fora de estrada, em terrenos acidentados torna-os mais vulneráveis em termos de furos ou de outros tipos de danos (cortes por exemplo) nos pneumáticos.

pneus-chineses

Os automóveis ligeiros têm pneus com outras características, pois não necessitam de suportar o peso superior existente nos SUV e subsequentemente o maior adornar da carroçaria em curva devido a esse fator.

Nos SUV os pneus são desenvolvidos para suportarem mais “abusos” fora de estrada mas também das próprias armadilhas do dia-a-dia, como buracos, passeios etc. Para isso contam com paredes laterais reforçadas onde a própria carcaça é mais dura e resistente do que nos pneus dos utilitários.

pneus para suv

Muitos se lembrarão que até há poucos anos, os pneus dos jipes convencionais, os verdadeiros todo-o-terreno, os clientes optavam por pneus “mistos”, quem é como que diz, borrachas para todo o tipo de terrenos e utilização, pois muitos desses utilizadores dispensavam o tradicional pneu 4×4, já que a utilização fora de estrada era sempre reduzida, dando maior empenho ao comportamento fora desses ambientes.

A partir daí, as marcas começaram a desenvolver pneus com semelhantes características, mas muito mais avançados em termos de eficiência, resistência e do próprio conceito em si.

Ficando assim com três categorias de pneus bastante distintas: off-road puros, mistos e os atuais pneus para SUVs e Crossovers.

Uma das principais razões do desenvolvimento dos pneus “mistos” foi o facto de os fabricantes optarem por cada vez mais, por jantes de maiores dimensões e também pelo facto de cada vez mais este tipo de automóvel ter performances mais elevadas.

SUV

Esta necessidade foi fundamental para que os próprios clientes tivessem vontade de adquirir pneumáticos mais adequados a um uso em estrada, mas sem esquecer as qualidades que um pneu “misto” tem quando os mesmos se inserem em incursões fora de estrada.

Hoje estes pneus possuem essas qualidades mas também adotam outras como uma menor resistência de rolamento, diminuição do consumo de combustível, menos emissões de Co2, melhor aderência em pisos molhados, maior longevidade e maior conforto.

Há também marcas que garantem melhor capacidade aceleração e menores distâncias de travagem, recorrendo a novas tecnologias na fabricação deste tipo de produto.

O mercado torna-se cada dia que passa, mais exigente e os fabricantes de pneus continuam a desenvolver mais e melhores produtos para irem de acordo não só às exigências dos fabricantes de automóveis como às dos próprios clientes.

pneus para SUV

Com novos modelos da categoria SUV a serem apresentados todos os anos, nas mais diversas configurações e especificações, são vários os desafios que os fabricantes de pneus enfrentam, não só nos tamanhos disponíveis (em diâmetro, largura e altura), como no próprio desempenho dos mesmos.

O nosso país não foge à regra, e a quota de mercado deste tipo de automóvel disparou nos últimos anos pelas várias vantagens deste tipo de veículo, e pela enorme e cada vez mais diversificada oferta das marcas a operar no nosso país.

Quando surge a necessidade de adquirir novos pneus para SUV os portugueses têm preferido optar por pneus com melhor relação preço/qualidade, o que não é de estranhar devido à situação económica vivida no nosso país nos últimos anos.

LR_Range_Rover_Sport_Dynamic-2

Não quer dizer com isto que na maioria dos casos, o cliente nacional fique a perder por optar por uma marca menos “premium”, porém nalguns casos uma escolha menos acertada poderá prejudicar não só as qualidades de rolamento e desempenho, como a própria segurança poderá ficar em causa.

São muitas as marcas e modelos de pneumáticos pelos quais o leitor poderá optar, destacamos assim alguns modelos e respetivas marcas para que se torne mais fácil essa decisão.

As medidas vão de 15 a 24 polegadas de diâmetro, com vários índices de velocidade que vão do H (210 km/h) até Y (300 km/h).

Por fim a lista dos principais pneumáticos das marcas em comercialização no nosso país.

Pneus para SUV

[table]

 

Marcas Modelos
Bridgestone Dueler HP Sport
Continental ContiTrac SUV
Dunlop SP QuattroMaxx
Goodyear EfficientGrip SUV
Eagle F1 Asymmetric SUV
Michelin CrossClimate
Primacy 3
Pilot Supersport
Latitude Tour HP
Pirelli Winter Sottozera II
Scorpion STR
Scorpion Verde
Yokohama Geolandar IT+
Geolandar I/TS
Advan ST
GT Radial HPY SUV
Savero SUV
Hankook Ventus S1 evo
Ventus ST
Dynapro HP
Dynapro ATM
Kleber Krisalp HP2
Khumo Crugen HP
Road Venture APT
Solus KL21
Nokian Line SUV
zLine SUV
Z SUV
HT SUV
Sava Intensa SUV
Vredstein Sportrac 5
Ultrac Vorti
Marshall Road Ventura APT
Nankang XR-611 Touring Sport
Interstate Sport SUV G/T
[/table]
Sérgio Gonçalves

2 Comments

  1. Jorge Augusto

    Boa Tarde, preciso de comprar 4 pneus novos para o meu Audi Q5 quattro diesel ano 2010 medida 255 45 20, 101 W e uma opinião vossa seria uma grande ajuda a nível de qualidade e marcas e preços claro o que me aconselham sff. atentamente Jorge Augusto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.