Polémica – França quer eliminar gradualmente os automóveis a gasóleo

Published On 1 de Dezembro de 2014 | Geral

new_diesel_fuel

Há medidas propostas por Governos que têm por hábito criar muitos conflitos e divergência de opiniões entre a população, e esta será uma medida muito controversa que irá prometer muita discussão e debate em França.

O Governo francês tem como objectivo eliminar gradualmente o uso do gasóleo no transporte privado de passageiros.

Para além disso pretende também criar um sistema que identifique todos os veículos mais poluentes.

O responsável por esta ideia, é da autoria do primeiro-ministro, Manuel Valls.

A agência Reuters divulgou que o governo francês acredita ser possível limitar o acesso de automóveis poluentes ao centro da cidade com este tipo de medidas.

“Em França, favorecemos há muito tempo o motor a diesel. Foi um erro e vamos desfazer isso progressivamente, de forma inteligente e pragmática”, esta é a promessa de Valls.

Irá concerteza criar enorme controvérsia no país, uma vez que, actualmente cerca de 80% dos veículos que circulam no dia-a-dia naquele país usam o gasóleo como combustível.

Entre as possíveis medidas a serem propostas, existe um imposto especial sobre o consumo de gasóleo, que será na ordem dos 2 cêntimos por litro.

Não sabemos se este tipo de iniciativas terá receptividade noutros países na Europa inclusive em Portugal, mas podemos estar perante uma mudança de paradigma a médio prazo.

Sérgio Gonçalves
Latest posts by Sérgio Gonçalves (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.