Menu Fechar

POLIVALENTE E COM ESTILO: O NOVO OPEL VIVARO

Um veículo polivalente com uma aparência elegante: eis o novo Opel Vivaro, hoje apresentado pela marca alemã. As empresas podem contar com as virtudes comprovadas deste versátil veículo comercial e também beneficiar de muitas novas caraterísticas e funcionalidades. Pela primeira vez, o Vivaro – tal como os outros modelos Opel – apresenta o inconfundível design dianteiro Opel Vizor, que se alonga até aos faróis LED opcionais. Para além disso, o novo Vivaro facilita as atividades profissionais: com um total de 18 sistemas de assistência de última geração, incluindo o Dynamic Surround Vision, todas as deslocações se tornam mais seguras e agradáveis. No interior, os ocupantes do Vivaro dispõem de um novo habitáculo: os novos sistemas de infoentretenimento, desenvolvidos com base na plataforma Snapdragon® Cockpit da Qualcomm Technologies, com dois ecrãs de 10 polegadas e conetividade sem fios para smartphones, oferecem inúmeras opções de personalização.

Com o novo Vivaro, a Opel continua a sua ofensiva de eletrificação, tornando-se mais moderno, mais sustentável e, acima de tudo, com maior autonomia. O novo Vivaro Electric oferece até 350 quilómetros de autonomia de condução sem emissões locais (de acordo com o WLTP1). Também única neste segmento é a “e-Power Take-off Unit”/“Unidade e-Tomada de Energia”, que pode ser utilizada para alimentar outros dispositivos eléctricos com energia da bateria de tração. O novo Vivaro também está disponível como um veículo de transporte a pilha de combustível de hidrogénio, agora num nível mais avançado. Por conseguinte, cada empresa pode optar pelo tipo de propulsão que preferir.

O novo Opel Vivaro já está disponível para encomenda: no caso da nova versão Vivaro Electric, os preços começam nos 36 543,35 euros (sem IVA); na versão furgão, generosamente equipada, com um eficiente motor Diesel, os preços começam nos 31 895 euros (IVA incluído).

Florian Huettl, CEO da Opel: “O nosso campeão de vendas, o Opel Vivaro, está agora ainda mais moderno, prático e sustentável. Com um novo cockpit digital, uma autonomia eléctrica ainda mais alargada e a inovadora opção HYDROGEN, este versátil veículo é o coração da nossa ofensiva nos VCL. Isto significa que cada empresa pode encontrar o Vivaro mais adequado às suas necessidades”.

Elegante, eletrificado e prático: o novo Vivaro combina caraterísticas de automóvel e de VCL

Versátil e prático na utilização quotidiana, o novo Vivaro é também esteticamente atraente. O bestseller dos VCL da Opel – tal como o seu irmão mais pequeno, o Opel Combo – introduz pela primeira vez o caraterístico design Opel Vizor no segmento dos VCL. O Vizor estende-se harmoniosamente pela frente do veículo, integrando os faróis e o emblema Opel Blitz ao centro.

O novo Opel Vivaro Electric está disponível com uma bateria de 50 kWh ou 75 kWh. Com a bateria de 75 kWh, mais desenvolvida, a bordo, é possível uma autonomia de até 350 quilómetros (WLTP1) sem paragens para carregamento, ou seja, mais 20 km do que anteriormente. Para garantir uma condução particularmente eficiente em termos energéticos, o Vivaro Electric dispõe de um sistema de travagem regenerativa que pode ser ajustado em três níveis de recuperação utilizando as patilhas de passagem de caixa atrás do volante. O veículo elétrico pode ser carregado rapidamente com o carregador de bordo de 11 kW, montado de série. Numa estação de carregamento rápido de 100 kW DC, é necessária uma curta paragem de cerca de 38 minutos para a bateria de 50 kWh, e uma paragem de 45 minutos para a bateria de 75 kWh, de forma a carregar entre 5 a 80 por cento da capacidade da bateria.

O novo Vivaro Electric é alimentado por um motor elétrico de 100 kW/136 cv. O binário máximo de 260 Nm está disponível desde o primeiro toque no acelerador, permitindo que o furgão sem emissões locais acelere rapidamente até uma velocidade máxima de 130 km/h. Dependendo das suas preferências, os condutores podem escolher entre três modos de condução: Normal, Eco e Power.

Uma novidade absoluta é a possibilidade de utilizar a bateria de tração como fonte de energia para outros dispositivos elétricos. Isto funciona através da “e Power Take-off Unit”/“e-Tomada de Energia” (inicialmente com 400 V), que pode ser ligada ao veículo. Desta forma, não são necessárias baterias ou geradores adicionais. Além disso, com uma altura de cerca de 1,90 metros, o Vivaro Electric adequa-se ao estacionamento subterrâneo e, graças à prática conceção da bateria sob o piso, oferece uma versatilidade total em termos de utilização do espaço e de volume de carga.

Para os que pretendem uma condução zero emissões locais e um “reabastecimento” ainda mais rápido, a Opel irá oferecer, no futuro, o Vivaro HYDROGEN, agora mais desenvolvido. O veículo a pilha de combustível tem uma autonomia de mais de 400 km (WLTP1) e pode ser reabastecido com hidrogénio em apenas alguns minutos. Motores diesel altamente eficientes com potências entre 88 kW/120 cv e 130 kW/177 cv completam a gama.

A gama de variantes de carroçaria é tão ampla como a de grupos propulsores: o novo Vivaro está disponível em dois comprimentos (4,98 m e 5,33 m), nas versões furgão de caixa fechada, crew cab (cabine dupla) e chassis-plataforma para adaptação a diversos formatos de carroçaria. Consoante a versão, o novo Vivaro oferece até 6,6 metros cúbicos de volume de carga e 1,4 toneladas de carga útil.

Como num automóvel: Vivaro com novo cockpit digital

O habitáculo do novo Vivaro acolhe o condutor e os passageiros com níveis de ergonomia, conforto e estilo semelhantes aos de um automóvel. Os novos sistemas de infoentretenimento e navegação, com um centro de informação ao condutor digital a cores de 10 polegadas e um touchscreen a cores de 10 polegadas, acima da consola central, utilizam – pela primeira vez nos veículos comerciais ligeiros Opel – a plataforma integrada Snapdragon Cockpit da Qualcomm Technologies2 e permitem, entre outras funções, capacidades gráficas, multimédia e de visão computacional de última geração. Os smartphones compatíveis podem ser carregados e conectados em modo wireless aos sistemas de infoentretenimento multimédia através dos protocolos Apple CarPlay e Android Auto.

Dezoito avançados sistemas de assistência ao condutor tornam as deslocações de trabalho e as manobras mais fáceis e seguras. O novo sistema Dynamic Surround Vision é particularmente vantajoso, especialmente num furgão. O dispositivo é composto por duas câmaras, uma localizada por cima das portas traseiras e outra por baixo do espelho retrovisor exterior do lado do passageiro. As imagens – da retaguarda durante a condução e (quando ativadas pela manete dos “piscas”) do ângulo morto lateral – são apresentadas no novo espelho retrovisor digital de alta definição. Em comparação com os espelhos convencionais, o sistema proporciona uma maior visão, permitindo ao condutor efetuar manobras com maior segurança.

Sistemas como o alerta de colisão frontal com travagem de emergência, o controlo de velocidade de cruzeiro inteligente, o assistente de manutenção na faixa de rodagem, o alerta de sonolência, o controlo de estabilidade do reboque e a proteção lateral completam o conjunto de ajudas eletrónicas. O controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo com função stop and go está também disponível como uma nova opção para o Vivaro.

Além disso, os espaços de arrumação à volta do painel de instrumentos e da consola central foram aumentados, facilitando a arrumação dos objetos do dia a dia. Isto faz do novo Vivaro um veículo de trabalho e de transporte de carga extremamente versátil, que também oferece níveis de conforto e comportamento dinâmico semelhantes aos de um automóvel, tornando o tempo passado ao volante mais agradável e descontraído.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.