Menu Fechar

PORSCHE 911 CUARENTA EDITION: UMA EDIÇÃO LIMITADA PARA COMEMORAR O 40º ANIVERSÁRIO DA PORSCHE IBÉRICA

A Porsche Ibérica lança uma edição especial criada através do programa Sonderwunsch  A cor Quercusverde da gama Paint to Sample presta homenagem às extensas áreas de azinheiras representativas da Península Ibérica  O tecido axadrezado numa cor especial nos centros dos bancos também é feito à medida para este veículo  O Cuarenta Edition tem como base a versão Carrera GTS do novo 911

O novo 911 Cuarenta Edition foi apresentado durante o dia de ontem no evento do 40º aniversário da Porsche Ibérica. A criação desta edição especial do 911 reuniu especialistas de mercado da Porsche Ibérica, da Style Porsche e da equipa Sonderwunsch em Zuffenhausen. O modelo apresenta uma combinação de cores e acabamentos no exterior e interior únicos, bem como logótipos exclusivos inspirados na história e cultura ibérica.

Madrid. Em 1984, a Porsche deixou de ser representada em Espanha por um importador e foi criada uma filial, inicialmente denominada Porsche España S.A.. Este momento marcante não só reflete a forte ligação da marca aos seus fãs na Península Ibérica, como também marca o início de um novo capítulo na história da empresa neste território.

Para comemorar estas quatro décadas e como homenagem aos clientes que foram parte essencial das mesmas, a Porsche apresenta uma edição exclusiva e altamente personalizada do icónico 911. Limitada a apenas 40 unidades, esta edição especial destaca-se pelo seu design elaborado e elegante e pela exclusividade, que definem o luxo contemporâneo da Porsche. Com cores, materiais e equipamentos meticulosamente selecionados, cada veículo desta edição é uma comovente obra de arte que a Porsche Ibérica configurou para tornar realidade os sonhos deste pequeno grupo de futuros proprietários.

“A chegada da Porsche como filial a Espanha e Portugal, em substituição do importador da época, foi um ponto de viragem para a marca”, afirma Tomás Villén, Diretor Geral da Porsche Ibérica. “Estamos muito orgulhosos do trabalho realizado durante estes quarenta anos e que melhor forma de o celebrar do que ter uma versão exclusiva do ícone da empresa para o nosso mercado, o 911. A Porsche Ibérica vai ficar com uma das 40 unidades, que vamos utilizar e preservar como uma joia para mostrar o nosso legado”.

Antecedentes e desenvolvimento do 911 Cuarenta Edition

“A ideia que tivemos para o Cuarenta Edition foi criar um 911 como um cliente espanhol ou português teria encomendado há 40 anos, que ainda hoje estaria na moda e desejável”, explica Alexander Fabig, Vice-Presidente de Individualização e Clássicos da Porsche. “Neste projeto Sonderwunsch, a colaboração com os nossos colegas espanhóis e portugueses foi muito criativa. Aprendemos muito sobre a cultura e tradição dos países, bem como sobre anedotas do período inicial da Porsche Ibérica nos anos 80”.

Para além de outras ações que serão realizadas ao longo deste ano, a Porsche Ibérica quis criar uma versão especial do 911 que recorda a fase da fundação da empresa. A Porsche Ibérica recorreu ao programa Sonderwunsch para iniciar o processo de conceção em conjunto com os especialistas do departamento especializado na individualização, a atenção aos detalhes e ao trabalho artesanal de nível superior. O resultado é a integração de elementos de design individuais que vão muito além do portefólio existente do 911.

Uma equipa deslocou-se até à sede da Porsche em Zuffenhausen para desenvolver em conjunto os detalhes desta edição limitada. Todo o processo foi efetuado antes do lançamento na nova evolução do 911. A versão escolhida foi o novo Carrera GTS Coupé. O estilo desportivo intemporal e a sofisticação técnica do 911 GTS foram refinados com detalhes selecionados do programa Sonderwunsch para criar um conceito feito à medida dos clientes espanhóis e portugueses.

Nesta renovação do 911 (992 II), a versão Carrera GTS está equipada com uma nova motorização que conta com o sistema T-Hybrid. Este combina um motor elétrico integrado no turbocompressor, uma bateria de alta tensão de baixo peso e um motor elétrico acoplado à transmissão PDK de oito velocidades. O motor boxer de seis cilindros possui agora 3,6 litros de cilindrada e debita 541 CV (398 kW) de potência.

O desportivo acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,0 segundos e atinge uma velocidade máxima de 312 km/h. O equipamento de série inclui soluções como por exemplo o eixo traseiro direcional ou o Porsche Active Suspension Management (PASM), com menos 10 mm de altura ao solo. O conceito Porsche Driver Experience centra-se no eixo do condutor para oferecer um controlo intuitivo e rápido. Os comandos essenciais estão dispostos diretamente no volante ou ao seu redor. Pela primeira vez num 911 existe um botão de arranque, naturalmente à esquerda do volante, e o painel de instrumentos é totalmente digital.

Design exterior

Para o 911 Cuarenta Edition foi criada uma cor exterior feita à medida, denominada Quercusverde, que remete para a tonalidade das folhas da azinheira. Esta tonalidade é característica da paisagem de Espanha e Portugal com campos de azinheiras, carvalhos e sobreiros. A cor Quercusverde foi desenvolvida através do programa Paint to Sample Plus. Este programa, oferecido através da Porsche Exclusive Manufaktur, permite a criação de cores individuais de acordo com as especificações do cliente.

O carvalho é também utilizado no logótipo desta edição de aniversário, pintado à mão e colocado na grelha traseira. Para além disso, os elementos de identificação da edição especial incluem o logótipo “911 40” no pilar B em Branco Creme, os logótipos Porsche e 911 na traseira em cor Prata, os frisos das janelas em alumínio, os guardalamas alargados com película protetora em Preto acetinado e as luzes traseiras e faixa de luz em Vermelho. A película protetora é uma referência funcional e estilística popular nos 911 dos anos 1980. O novo 911 Carrera GTS Cuarenta Edition recupera esse elemento.

As jantes RS Spyder Design são pintadas em Preto acetinado com o aro em cor Prata brilhante e centros com o Escudo Porsche monocromático. Esta é uma homenagem ao esquema de cores utilizado nas jantes do 911 na década de 1980.

Conceito do interior

O interior foi concebido numa combinação de Pele em dois tons, em Castanho Trufa e Castanho Cohiba. A tonalidade mais escura é aplicada no tablier e nas superfícies inferiores, enquanto a tonalidade mais clara é encontrada nos acabamentos. Os dois tons castanhos remetem para o trabalho artesanal da pele, considerado quase uma arte na Península Ibérica.

O tecido tartan utilizado nos centros dos bancos é impressionante e foi criado numa combinação de cores especial: Castanho Trufa, Castanho Cohiba, Crayon e o tom Quercusverde.

Neste 911 Cuarenta Edition, foram aplicados elegantes pespontos em Crayon e Castanho Trufa no tablier e nas secções superiores das portas. A costura cruzada e um processo totalmente artesanal, com os especialistas a coserem cada ponto à mão, um pormenor que sublinha o conceito de interior de luxo deste automóvel. Os bancos Desportivos Adaptativos Plus (18 vias, elétricos) e os bancos traseiros são em Pele em Castanho Cohiba, com os centros revestidos com o novo tecido tartan. O elegante acabamento em Crayon, aplicado à frente e atrás, acentua o conceito de luxo. Os bancos dianteiros têm a inscrição “Cuarenta” em relevo nos encostos de cabeça.

No tablier, à frente do passageiro dianteiro, surge a gravação “Cuarenta” em Pele em Castanho Trufa, o que demonstra a individualização do interior. Destaque ainda para a tampa da consola central com a designação “Porsche Exclusive Manufaktur” em relevo. 

Ao entrar no veículo, os clientes vão poder observar as proteções das soleiras das portas em alumínio escovado em cor Prata Escura com a inscrição personalizada “Cuarenta” iluminada em Branco Creme. Para além disso, os projetores nas portas exibem no chão o logótipo especial da “Quercus Tree”. A atenção aos pormenores está também presente na chave do veículo, pintada em Quercusverde e com a designação “Cuarenta” em cor Prata. Esta será entregue ao cliente numa bolsa especial em Pele bicolor, em Castanho Trufa e Castanho Cohiba, tal como o interior do veículo. O portachaves tem o logótipo da “Quercus Tree” gravado em relevo.

Os clientes vão receber uma cobertura para o automóvel feita à medida. Produzida em Quercusverde, apresenta o logótipo da Porsche Exclusive Manufaktur na parte da frente, a designação “Cuarenta Edition” nas laterais em Branco Creme e o Escudo na parte posterior.

Em Portugal, o novo Porsche 911 Cuarenta Edition tem um preço final de 294.789 euros. As primeiras unidades serão entregues aos proprietários em outubro de 2024, data essa em que não só estrearão um veículo novo, mas também um novo capítulo na história da Porsche Ibérica.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.