Na Porsche, os concepts sempre apresentaram as bases para o futuro. O construtor de automóveis desportivos mantém a tradição com a mais recente criação. O Mission X é uma espetacular reinterpretação de um hipercarro com portas ao estilo de Le Mans, que abrem para cima e para a frente, e uma motorização elétrica eficiente e de alta performance. Estugarda. O Mission X é um automóvel de dois lugares com um visual dramático e que será apresentado no dia 8 de junho de 2023 – na véspera da inauguração da exposição ’75 Anos de Automóveis Desportivos Porsche’ no Porsche Museum, em
Estugarda-Zuffenhausen. Uma data especial: há 75 anos, no dia 8 de junho de 1948, o Roadster 356 “Nº 1” tornou-se no primeiro automóvel com o nome Porsche a receber a licença de circulação. Foi o nascer de uma marca de automóveis desportivos.
“O Porsche Mission X é um marco tecnológico para o automóvel desportivo do futuro. Ele assume a “tocha” dos icónicos automóveis desportivos das décadas passadas: tal como o 959, o Carrera GT e o 918 Spyder, também o Mission X fornece um impulso crucial para o desenvolvimento de concepts no futuro”, diz Oliver Blume, Chairman of the Executive Board of Porsche AG. “Para nós, atrever-se a sonhar e automóveis de sonho são duas faces da mesma moeda: a Porsche só se manteve Porsche devido à mudança constante”.
Michael Mauer, Head of Style Porsche, diz: “O Mission X é um compromisso claro com a essência da nossa marca. A expressão contínua e melhorada da nossa marca e identidade de produto são a importante bússola para direcionar o desenvolvimento dos nossos modelos de produção em série. O concept simboliza uma simbiose entre o inconfundível ADN do desporto motorizado e a sensação de luxo”.
Com cerca de 4,5 metros de comprimento e dois metros de largura, o Mission X é um hipercarro relativamente compacto. Com uma distância entre eixos de 2,73 metros, tem as dimensões do Carrera GT e do 918 Spyder. Por questões de aerodinâmica, o concept tem pneus de tamanho misto, ou seja, jantes de 20 polegadas à frente e 21 polegadas atrás.
Design: reinterpretação de elementos clássicos da marca
O Mission X representa o auge da performance e do luxo moderno. Ao mesmo tempo, a forma esculpida e as linhas musculadas demonstram que os hipercarros não têm de adotar um aspeto agressivo. A carroçaria com linhas baixas, com menos de 1,2 metros de altura, tem um acabamento em Rocket Metallic – uma cor elegante criada em exclusivo para este concept. Elementos de design com acabamento em carbono podem ser encontrados na zona inferior da linha de cintura. Estes componentes são envernizados com um acabamento acetinado e, dessa forma, são ligeiramente coloridos, mas a estrutura do material permanece reconhecíve.
As jantes do concept apresentam detalhes elaborados: no eixo traseiro, as jantes estão equipadas com aeroblades quase transparentes, concebidos como turbinadas para uma melhor refrigeração dos travões.
A cúpula em vidro de baixo peso com exoesqueleto em plástico reforçado com fibra de carbono prolonga-se sobre os dois passageiros. As portas ao estilo de Le Mans são fixadas no pilar A e no tejadilho e abrem para a frente e para cima. Este tipo de porta foi utilizado no lendário Porsche 917. Outro elemento que chama a atenção é a assinatura luminosa: para o Mission X, os designers reinterpretaram o característico grafismo de luz de quatro pontos da Porsche. A base dos faróis com forma vertical foi inspirada nos automóveis de competição históricos, como o Porsche 906 e o 908, e desenhada numa posição mais baixa. Uma estrutura de suporte de alta tecnologia enquadra os módulos de luzes em LED e apresenta os elementos estreitos de luzes diurnas e indicadores de direção. Quando ativada, a luz abre-se como um olho a piscar. Quando estão totalmente ligados, os faróis são uma afirmação poderosa.
Uma unidade de luz que parece flutuar marca toda a largura da traseira do Mission X. A inscrição Porsche transparente e iluminada destaca-se. As luzes traseiras esculturais emergem através de um suporte moderno, como se estivessem suspensas no ar, e estendem-se a toda a largura do veículo em quatro segmentos. Durante o carregamento, a letra “E” da inscrição Porsche pisca, o que acrescenta uma sensação de mistério.
Um detalhe especial é o Escudo Porsche modernizado que faz a estreia no Mission X. Metal precioso escovado, com uma estrutura tridimensional em forma de favo de mel, com um cavalo renovado e uma cor dourada mais subtil – perante um olhar mais atento, estas são as diferenças entre o Escudo Porsche modernizado e o seu antecessor. Com uma execução mais moderna o escudo é o espelho do carácter da Porsche. No Mission X podemos encontrá-lo no capot e no volante, bem como em forma monocromática nos centros das jantes.
O foco no condutor é demonstrado pela assimetria do interior e no conceito de cores. Os dois bancos têm cores diferentes. Para além do revestimento em Pele em Castanho Andaluzia, o banco do condutor tem ainda zonas em Cinzento Kalahari e forma uma espécie de unidade de cor com a consola central e o painel de instrumentos. O banco do passageiro apresenta um contraste em Castanho Andaluzia. Para além dos bancos em CFRP e dos cintos de segurança de seis pontos integrados no monocoque são encontrados outros paralelismos com o desporto motorizado, como é o caso do volante aberto com botões e patilhas de mudança de velocidade. Existem várias câmaras no interior. A gravação começa assim que o condutor premir o botão “Record” (REC) no painel de controlo multifunções.
No lado do passageiro está presente outro destaque, um “bayonet system” embutido no tablier no qual pode ser acoplado um cronómetro. Para o Mission X, a Porsche Design criou um cronómetro especial com um ecrã analógico e outro digital. Os relógios foram concebidos para utilização em circuito e em rali e podem apresentar os tempos por volta, dados vitais do condutor, entre outras informações.
Visão Técnica: a melhor relação peso/potência, downforce e performance de carregamento
A Porsche é um exemplo de e-performance, mas também é pioneira na mobilidade sustentável. Este concept cumpre na integra os dois objetivos. A nossa visão: se o Mission X avançar para a produção em série, deverá:
• Ser o veículo de estrada mais rápido em Nürburgring Nordschleife;
• Ter uma relação peso/potência de aproximadamente 1 CV por quilograma;
• Atingir valores de downforce muito superiores aos do atual 911 GT3 RS
• Oferecer uma performance de carregamento significativamente superior com a arquitetura de 900 volts e carregar cerca de duas vezes mais rápido do que o atual líder da Porsche, o Taycan Turbo S.
A bateria está instalada num ponto central, atrás dos bancos. Este ‘e-core layout’, semelhante ao que acontece num automóvel com motor central, proporciona a base para uma excelente agilidade.
Antecessores: os inovadores superdesportivos da Porsche
O automóvel de produção em série mais rápido da sua época, o primeiro Porsche de produção em série a ser construído em fibra de carbono e o primeiro veículo de estrada a bater a marca dos sete minutos no Nürburgring Nordschleife – o Porsche 959 (1985), o Carrera GT (2003) e o 918 Spyder (2013) foram modelos marcantes no mundo dos superdesportivos. E isso faz deles os antecessores conceptuais do Mission X.
Em 1985, o Porsche 959 estreou-se como uma plataforma tecnológica. O motor boxer de seis cilindros biturbo com 450 CV, combinado com uma carroçaria aerodinamicamente otimizada, permitiu ao superdesportivo atingir uma velocidade máxima de 317 km/h – naquela época, foi o recorde mundial para um automóvel desportivo de produção em série.
O Porsche Carrera GT, equipado com o motor V10 com 612 CV, design arrojado e, não menos importante, a experiência de condução incomparável, continua a ser um ícone entre os superdesportivos.
A tecnologia híbrida da Porsche atingiu o expoente máximo com o 918 Spyder. Em setembro de 2013, o automóvel de dois lugares com 652 kW (887 CV) foi o primeiro veículo homologado para estrada a quebrar a barreira dos sete minutos nos 20,6 quilómetros do circuito de Nürburgring Nordschleife, ao completar uma volta em 6:57 minutos. A Porsche pretende manter o nível de e-performance: a nossa visão, caso o Mission X avance para a produção em série, é que seja o veículo homologado para estrada mais rápido no circuito de Nürburgring Nordschleife.
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