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PORSCHE TAYCAN ENTRA NA FASE FINAL DE TESTES

Antes da chegada ao mercado na primavera de 2024, o renovado Porsche Taycan continua a ser submetido à fase final de testes. As novas versões berlina, Sport Turismo e Cross Turismo já percorreram cerca de 3,6 milhões de quilómetros em espaços de testes, circuitos e estradas públicas em todo o mundo. E também sob condições extremas: as temperaturas variaram entre os +53º Celsius no Death Valley na Califórnia e os -41º Celsius a Norte do Círculo Polar Ártico na Finlândia.

Estugarda. Após as primeiras simulações em computador e extensas validações em bancos de teste, o renovado Taycan está a ser submetido à fase final de testes em situações de condução reais, em circuito e estradas públicas. “Mais rápido, mais alto, mais longe – melhorámos o novo Taycan em praticamente todas as disciplinas em comparação com o seu antecessor”, afirma Kevin Giek, Model Line Vice President. “E uma vez que as alterações são tão extensas, o exaustivo programa de testes é quase comparável com o de um modelo novo”. As três variantes de carroçaria, disponíveis desde o lançamento, vão contar com modificações extensivas – a berlina desportiva Taycan, o versátil Taycan Cross Turismo, que está disponível com um Pacote Offroad, e o desportivo, mas prático, Taycan Sport Turismo.

Dos 3,6 milhões de quilómetros realizados em testes, 300.000 foram realizados em condições de país frio e 200.000 em locais de país quente. Na Finlândia, a cerca de 350 quilómetros a Norte do Círculo Polar Ártico, o automóvel desportivo elétrico não só demonstrou a sua excecional dinâmica de condução na neve e no gelo, como também convenceu com tempos de carregamento reduzidos para quase metade a temperaturas mais frias. Em condições de gelo, o novo Taycan demonstrou que é capaz de enfrentar até as condições mais difíceis em lagos gelados e na neve mais profunda. Também exigentes, mas no outro extremo da escala de temperaturas, foi no calor abrasivo do Death Valley que se realizaram os testes de resistência em locais quentes. Entre outras funções, a equipa de desenvolvimento da Porsche pôs à prova o sistema de carregamento da bateria e fiabilidade do sistema de gestão térmica sob temperaturas extremas. 

“Na Porsche, os automóveis elétricos devem ser submetidos ao mesmo programa de testes rigorosos realizado aos nossos automóveis desportivos com motor a combustão. Para além de uma performance excecional, um requisito fundamental é a utilização quotidiana sem compromissos em todas as condições climáticas”, afirma Florian Stahl, responsável pelos testes do Taycan. “No lançamento, dentro de alguns meses, o Taycan substancialmente atualizado terá realizado exaustivos testes em todo o mundo, num total de 17 países, a temperaturas que variam entre os -41º e +53º Celsius

Sérgio Gonçalves

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