Posso usar Pneus de Inverno no Verão?

Published On 27 de Junho de 2017 | Opinião

pneus verao inverno Posso usar Pneus de Inverno no Verão?

Pode ser bastante tentador manter os pneus de inverno no seu carro. No entanto, será aconselhável e seguro? Este artigo pretende ajudá-lo a clarificar melhor esta questão.

Quando é que devo usar pneus de inverno?

Os pneus de inverno são adaptados a climas mais frios. Se vive numa região montanhosa onde é costume nevar ou chover muito, é altamente recomendado usar pneus de inverno.

No entanto, nem todas as pessoas usam só os pneus de inverno no inverno e os pneus de verão só no verão.

Seja por uma questão de preço ou de lado prático, muitos são os condutores que fazem destes pneus sazonais algo presente no ano inteiro.

winter tyres Posso usar Pneus de Inverno no Verão?

Contudo, por alguma razão os pneus ditos sazonáveis estão associados de forma precisa a uma determinada estação. Por exemplo, os pneus de inverno ou pneus de neve são aconselhados serem usados e instalados num veículo, quando a temperatura desce de forma regular abaixo dos 7°C. Este tipo de pneu irá garantir uma maior segurança nas travagens e uma melhor aderência à estrada, mesmo com neve e gelo.

Então não posso usar os pneus de inverno no verão?

No geral, todos os pneus – seja qual for a sua apelidação – garantem total segurança em estradas secas e húmidas acima dos 7°C.

O que irá acontecer é que ao usar um pneu de inverno com uma temperatura mais quente, terá diferenças de aderência e travagem. Num piso húmido com uma temperatura elevada, a travagem será mais rápida se tiver pneus de verão do que se tiver pneus de inverno.

Em suma, um pneu não deixa de ser um pneu se for usado fora da estação da qual é recomendado. No entanto, para garantir uma total segurança, aderência e confiança durante a condução, procure adaptar sempre os pneus do seu carro consoante a estação.

Se viver numa zona de clima ameno e temperado, poderá sempre optar pelos pneus de todas as estações. Este tipo de pneus garante uma aderência e segurança adaptada a climas amenos, nos quais as temperaturas não sobem geralmente acima dos 35°C e que não descem abaixo dos 7°C.

Esta é sempre uma excelente opção, mas que só deve ser mesmo usada em climas amenas! Para total segurança, sobretudo em pisos com neve e gelo, privilegie sempre os pneus de inverno.

Não se esqueça também que a pressão dos pneus pode diminuir também com o calor! Em meses de maior calor, não se esqueça de verificar, pelo menos uma vez por mês, a pressão dos seus pneus.

Pedro Matos

Pedro Matos

Entusiasta automóvel.
Pedro Matos

Latest posts by Pedro Matos (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *