Menu Fechar

Primeiro olhar sobre o Neue Klasse como SAV: O BMW Vision Neue Klasse X

Um novo Veículo de Visão do BMW Group oferece um primeiro vislumbre do Neue Klasse como um SAV: O BMW Vision Neue Klasse X traz a estética, tecnologia, sustentabilidade e filosofia do Neue Klasse para o sector dos Veículos de Atividade Desportiva. O primeiro veículo totalmente elétrico derivado da nova arquitetura entrará em produção em série na fábrica de Debrecen (Hungria) em 2025.

A empresa apresentou uma imagem clara do futuro da marca como um sedan com o BMW Vision Neue Klasse no IAA 2023. O mais recente Vision Vehicle ilustra agora a forma como a BMW vê o futuro dos seus modelos X. O BMW Vision Neue Klasse X representa um estilo de vida ativo, uma dinâmica eficiente e uma postura confiante. O seu design combina uma linguagem de design exterior clara com um interior luminoso e espaçoso. A iluminação especial e os efeitos sonoros possibilitados pela próxima geração do BMW iDrive melhoram a experiência digital intuitiva do utilizador. As três principais características da Neue Klasse – eléctrica, digital e circular – são aqui expandidas para incluir uma quarta dimensão. O prazer de condução que constitui o núcleo da marca BMW é levado ao próximo nível com o controlo da tração e do chassis desenvolvido especialmente para o Neue Klasse e com a sexta geração da tecnologia BMW eDrive. O seu conceito de sustentabilidade também garante uma produção, operação, desmontagem e reciclagem responsáveis.

Controlo inovador da transmissão e do chassis: mais desempenho dinâmico, mais precisão, mais eficiência.
Um novo tipo de controlo da tração e do chassis proporciona uma experiência de condução superior, adaptada às necessidades individuais. Baseia-se numa nova pilha de software desenvolvida internamente pelo BMW Group que ajudará os veículos da Neue Klasse a garantir uma condução suave em todos os momentos. Dois dos quatro novos super-cérebros levarão a experiência de condução no Neue Klasse a uma nova dimensão.

Em combinação com o design de duas caixas de um modelo BMW X, a linguagem de design simplificada desenvolvida para a Neue Klasse também representa um grande salto em frente no design exterior e interior. Com a sua maior distância ao solo, a arquitetura do veículo totalmente elétrico oferece novas possibilidades para um interior ainda mais espaçoso. Permite uma longa distância entre eixos, balanços curtos e as proporções clássicas da BMW. As grandes áreas das janelas e o teto panorâmico em vidro inundam o interior com luz natural, criando um espaço arejado que é complementado por têxteis em cores quentes.

O novo visual da marca para os modelos BMW X também contribui para a forte presença do Vision Vehicle. As unidades de LED alinhadas verticalmente oferecem uma nova interpretação da assinatura luminosa caraterística da BMW. À frente e ao centro está a grelha em forma de rim da BMW, reimaginada como uma escultura tridimensional com contornos alinhados verticalmente e retroiluminados. Em conjunto, os faróis e a grelha em forma de rim criam um efeito de iluminação que é ativado quando o condutor se aproxima do veículo e continua no interior.

A secção traseira é poderosa e atlética. As luzes traseiras que se estendem até ao centro proporcionam uma interpretação horizontal da familiar forma em L da BMW. Os seus elementos impressos em 3D são controlados individualmente com intensidade de luz variável para transmitir um efeito de profundidade particularmente expressivo.

As superfícies de vidro niveladas e a pintura exterior brilhante “Coral Silver” conferem ao BMW Vision Neue Klasse X uma certa leveza. Na parte traseira dos vidros laterais, a dobra Hofmeister caraterística da marca é realizada não através de rebordos cromados, mas com uma “impressão reflectora” que forma uma superfície transparente ou reflectora, dependendo do ângulo de visão.

A posição de assento ligeiramente elevada assegura uma experiência de condução confiante. O volante redesenhado com botões multifunções, o Ecrã Central com funcionalidade de controlo tátil intuitivo e a BMW Panoramic Vision, juntamente com o avançado controlo por voz do BMW Intelligent Personal Assistant, servem como interfaces intuitivas e sem esforço para a interação homem-carro. A BMW Panoramic Vision projecta informações importantes em toda a largura do para-brisas. Será complementada nos modelos de produção do Neue Klasse pelo melhorado BMW 3D Head-Up Display.

No BMW Vision Neue Klasse X, o Ecrã Central está elegantemente integrado no painel de instrumentos, proporcionando a ambos os passageiros da frente um acesso optimizado a todas as funções de infoentretenimento. As cores apresentadas não são apenas transferidas para a luz ambiente, mas também para as superfícies têxteis retroiluminadas do painel de instrumentos.

A Personal Sound Experience, apresentada pela primeira vez com o novo HYPERSONX WHEEL, abre novas possibilidades. Com esta função digital, os ocupantes do automóvel podem desfrutar do seu som preferido em qualquer viagem. O som, gerado em tempo real e ajustado com o toque de um dedo na HYPERSONX WHEEL, é uma contribuição inovadora para a experiência imersiva e holística do utilizador que transforma o interior do BMW Vision Neue Klasse X num espaço de experiência pessoal.

No Neue Klasse, a eficiência global do veículo atinge um novo nível. A mais recente e sexta geração da tecnologia BMW eDrive é a chave para este facto. Para além de unidades de e-drive melhoradas, também apresenta células de bateria de iões de lítio novas e agora redondas, com uma densidade de energia volumétrica mais de 20 por cento superior à das células prismáticas anteriormente utilizadas. Em combinação com a transição para um sistema de 800 volts, isto irá melhorar a velocidade de carregamento em até 30 por cento – permitindo que os veículos carreguem o suficiente para uma autonomia de 300 quilómetros em apenas dez minutos. A sexta geração do BMW eDrive também oferece até 30% mais autonomia. No que diz respeito à aerodinâmica, o BMW Vision Neue Klasse X ostenta uma nova e impressionante figura de topo: com uma resistência reduzida em 20 por cento em relação a um modelo comparável da linha atual. Novos designs de pneus e um sistema de travagem especial para veículos totalmente eléctricos ajudam a aumentar a eficiência global do veículo em até 25%.

Para o interior, foi desenvolvido um material de superfície totalmente vegetal, mineral e isento de petróleo, o “Verdana”. Este material será utilizado no BMW Vision Neue Klasse X na parte inferior dos painéis das portas e na consola central. Os plásticos marítimos também estão a ser utilizados pela primeira vez em peças moldadas por injeção. Em componentes seleccionados, esta matéria-prima secundária, que é obtida, por exemplo, a partir de redes de pesca descartadas, já representa 30 por cento.

A escolha dos materiais e o método de construção permitem uma desmontagem mais fácil dos componentes e uma melhor reciclabilidade. As saias laterais e os acessórios do avental dianteiro e traseiro também são produzidos a partir de monomateriais reciclados. Neste aspeto, o novo conceito de design segue o princípio do BMW i Vision Circular apresentado em 2021, que se baseou extensivamente em monomateriais para otimizar a reciclabilidade.

O Neue Klasse também anuncia um novo capítulo na história da produção. A fábrica do BMW Group Debrecen na Hungria foi planeada e desenvolvida como uma iFACTORY.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.