
“O Porsche Vision 357 é uma homenagem à primeira linha de modelos Porsche, o automóvel desportivo de sonho de Ferry Porsche. E uma vez que o 356 ficou gravado na memória coletiva da marca, tanto como descapotável como coupé, essa mesma lógica é aplicada ao concept car: só pode haver dois”, afirma Michael Mauer, Vice President Style Porsche. “O Porsche Vision 357 Speedster exprime a essência da marca. Prazer e dinâmica de condução combinados numa forma extremamente purista. Tal como o Mission X, que apresentámos há poucas semanas, este modelo demonstra que, mesmo com novos genes de design, o ADN da Porsche brilha”.
O Vision 357 Speedster tem como base a tecnologia do Porsche 718 GT4 e-Performance. Ou seja, os motores elétricos e a tecnologia de bateria são provenientes do Mission R e o chassis do 718 GT4 Clubsport. Após a estreia mundial no Goodwood Festival of Speed, o estudo de design estará em exibição na Rennsport Renion deste ano nos EUA, no final de setembro.
Design exterior: para-brisas encurtado e cobertura unilateral
O concept car tem o para-brisas encurtado, típico de um speedster, o que dá ainda mais ênfase à carroçaria monolítica do automóvel. Ao longo do lado direito do habitáculo do automóvel está uma cobertura semelhante às que podíamos encontrar nos automóveis desportivos descapotáveis de outrora. O encosto de cabeça do condutor parece suspenso no ar devido ao elemento de proteção concebido atrás do mesmo. Na zona posterior da proteção encontra-se a entrada de carregamento bem como a âncora para a capota clássica do speedster.
O conceito bicolor, com os tons Cinzento Marble e Cinzento Grivelo Metalizado, é inspirado nos antecessores do desporto motorizado, bem como os guarda-lamas dianteiros utilizados para proteger contra as pedras projetadas em cenários de corrida. As jantes dianteiras estão pintadas na cor Cinzento Grivelo Metalizado. Esta cor é complementada por contrastes em Azul Miami, por exemplo, nos mecanismos de abertura do capot.

O logótipo do aniversário com o número “75” e os anos “1948” e “2023” são apresentados em Cinzento Grivelo Metalizado e Azul Miami – uma nova alternativa aos elementos decorativos do Vision 357 coupé, onde o Vermelho foi utilizado como cor adicional. Na zona inferior das portas, junto às rodas traseiras, encontra-se ainda um unicórnios em estilo cómico. A criatura mítica foi criada pelos designers da Porsche especificamente para estes concept cars, criatividade essa também utilizada na criação do logótipo “Speedster”. Os tradicionais espelhos retrovisores exteriores são substituídos por câmaras. Tal como no passado, os mesmos não estão posicionados nas portas, mas sim ligeiramente mais à frente nos guarda-lamas. No 357 descapotável apresentam uma forma aerodinamicamente otimizada.
Há ainda outros detalhes do design exterior familiares do concept car “irmão”: as luzes dianteiras de quatro pontos apresentam um design circular, tal como no Porsche 356. Já as luzes traseiras encontram-se instaladas no interior da própria carroçaria. Outra referência à primeira linha de modelos Porsche é o padrão vertical da grelha na traseira.
A sua ampla largura garante uma imagem marcante e aumenta a estabilidade durante a condução. As jantes de 20 polegadas em magnésio têm aperto central. Ao nível visual, estas relembram umas jantes lendárias da Porsche: os 356 A e 356 B com travões de tambor tinham jantes com o círculo de parafusos notavelmente grande com 205 milímetros.

Design interior: purista, habitáculo simplificado
O interior é reduzido ao essencial e completamente vocacionado para o condutor. A posição baixa do banco é marcadamente desportiva. A estrutura do banco em CFRP está integrada no monocoque. O condutor senta-se num banco revestido em RaceTex e é mantido no lugar por um cinto de segurança de seis pontos em Azul Miami. O painel de instrumentos está instalado sobre a coluna de direção com uma superfície transparente. O volante de competição exemplifica a leveza, enquanto o amortecedor de impacto parece estar suspenso. Já os controlos individuais também recorrem à cor de destaque, o Azul Miami.
Todo o tablier tem um acabamento em carbono. Como alternativa ao tradicional portaluvas, as correias na secção superior direita, igualmente em Azul Miami, podem ser utilizadas para fixar acessórios. As fitas em tecido substituem os puxadores de portas convencionais. Este pormenor inspirado no mundo da competição permite poupar peso.

“Parade of icons”: outros modelos Porsche no Festival of Speed
O Vision 357 é o destaque da Porsche em Goodwood, contudo, está longe de ser a única estrela do fabricante de automóveis desportivos presente no evento. A Porsche vai levar mais de 15 modelos novos e clássicos a West Sussex. Uma parade especial da Porsche percorrerá a famosa colina duas vezes por dia durante todo o Festival of Speed. O grupo será liderado pelo 356 No. 1 Roadster. Será seguido pelo 928 “Trigema” versão de competição de 1983, um Cayenne Transsyberia, um 959, um 911 Turbo S (993) e um 911 Carrera S (991) muito especial. Esta unidade única foi o milionésimo 911 fabricado desde o nascimento do icónico automóvel desportivo em 1963.
A Porsche também vai celebrar o 100º aniversário das 24 Horas de Le Mans em Goodwood. Feitas as contas, a marca detém o recorde de 19 vitórias à geral. A Porsche terá em Goodwood três campeões da sua classe e três vencedores à geral, entre outros. Estarão presentes o 718 W-RS Spyder (vencedor da classe 2.0 litros em 1961), o 935 Martini (vencedor da sua classe em 1976) e o 911 RSR com design “Pig” (vencedor da classe GTE Pro em 2018). O trio de vencedores à geral inclui o 936/81 Spyder, o 911 GT1 ’98 e o 919 Hybrid de 2017.
Após as estreias nas celebrações dos “75 anos de Automóveis Desportivos da Porsche”, o 718 Spyder RS e o Mission X serão apresentados pela primeira vez ao público em Goodwood. O desenvolvimento do roadster purista, o 718 Spyder RS, foi dedicado ao prazer de condução em estradas rurais sinuosas. Já o concept Mission X é a espetacular reinterpretação de um hipercarro, com portas ao estilo Le Mans e uma motorização elétrica eficiente e de elevado desempenho.

Para além de outros modelos atuais do fabricante de automóveis desportivos com sede em Estugarda, os visitantes do evento em Goodwood terão também a oportunidade de ver de perto o trator Porsche “Junior 108”. Afinal, as encomendas de desenvolvimentos para clientes eram parte integrante do portefólio da empresa na altura em que o Porsche 356 estava em produção. Entre 1949 e julho de 1963, foram construídos cerca de 120.000 tratores sob licença com o nome Porsche.
Único: Goodwood Festival of Speed
O British Sunday Times descreveu a lendária subida do Festival of Speed como um “cruzamento entre o Grande Prémio do Mónaco e o Royal Ascot”. O percurso exigente com 1,86 km e limitado por fardos de feno, é um desafio tanto para o condutor como para o veículo. O circuito atravessa os terrenos da Goodwood House, a propriedade de Charles Henry Gordon-Lennox, 11º Duque de Richmond. O entusiasta dos desportos motorizados criou o Goodwood Festival of Speed em 1993. Todos os anos, cerca de 180.000 fãs do desporto automóvel assistem ao evento de veículos históricos e modernos em West Sussex, no sul de Inglaterra. Para assinalar o 75º aniversário da Porsche, a escultura do artista Gerry Judah será a peça central do Festival of Speed.
- Morgan Super 3 estreia-se em público nos EUA no The Bridge VII - 21 de Setembro de 2023
- INICIATIVA “VIAGEM PELO CLIMA”: NOVO PEUGEOT E-2008 EM AVENTURA EM PROL DA SUSTENTABILIDADE - 21 de Setembro de 2023
- TRÊS MILHÕES E A AUMENTAR: A HISTÓRIA DE SUCESSO DOS SUV’S DA ŠKODA AUTO CONTINUA - 21 de Setembro de 2023