Menu Fechar

QUANDO UM RS ATINGE O SEU APOGEU: O NOVO AUDI RS 6 AVANT GT

O novo Audi RS 6 Avant GT* representa o pináculo da gama. A edição especial está repleta de pormenores exclusivos, tanto no exterior como no interior. Um impressionante spoiler traseiro no tejadilho, um difusor redesenhado e jantes de 22 polegadas com um design distinto sublinham a sua posição de topo na gama A6. O interior apresenta bancos integrais de elevada qualidade, uma nova combinação de cores e numeração de unidade na consola central como detalhes exclusivos. A suspensão leve e ajustável, exclusiva do RS 6 Avant GT*, e o diferencial desportivo quattro no eixo traseiro aperfeiçoam a experiência de condução. O motor biturbo de oito cilindros em V tem uma potência de 463 kW (630 cv) e debita 850 Nm de binário entre as 2.300 e as 4.500 rpm (consumo de combustível combinado em l/100 km **: 12,7 – 12,2 (WLTP); emissões combinadas de CO2 em g/km**: 289 – 277 (WLTP)). As entregas do Audi RS 6 Avant GT* terão início no segundo trimestre de 2024.

A ideia do Audi RS 6 Avant GT* remonta ao projeto e ao conceito RS 6 GTO de 2020. Doze estagiários das áreas da carroçaria e construção de veículos, mecânica, pintura de automóveis e da secção de ferramentas trabalharam no projeto durante seis meses com o apoio da Audi Design. Inspiraram-se sobretudo no lendário carro de competição Audi 90 quattro IMSA GTO de 1989. O resultado espelha bem a variedade de formas com que os jovens talentos podem contribuir para a empresa, mesmo durante o período de aprendizagem.

Uma aparência inigualável

O novo Audi RS 6 Avant GT* destaca-se dos outros modelos da sua gama, o RS 6 Avant* e RS 6 Avant performance*, graças à sua aparência ainda mais impressionante baseada no concept RS 6 GTO, em particular a dianteira marcante. A grelha Singleframe e as entradas de ar têm acabamento em preto brilhante, o que faz com que o carro pareça ainda mais baixo e mais largo. Lâminas verticais na zona inferior do para-choques dianteiro, entradas de ar com um novo formato e um proeminente splitter dianteiro integrado no para-choques apuram o visual. Pela primeira vez, a Audi Sport GmbH não só está a utilizar um capot totalmente redesenhado, como também o está a fabricar em fibra de carbono. O acabamento único faz sobressair o novo e específico capot, um verdadeiro chamariz. As saídas de ar integradas atrás das grandes jantes de 22 polegadas reduzem o efeito de turbilhão do ar no aro da roda e melhoram o arrefecimento dos travões. Tal como o capot, os guarda-lamas que cobrem as rodas de grandes dimensões são feitos totalmente em fibra de carbono pela primeira vez – um destaque no próprio veículo, bem como para a Audi Production.

A vista de perfil é definida pelas inserções nas saias laterais, pelas capas dos espelhos retrovisores exteriores em carbono brilhante e pelas jantes de 22 polegadas com o design de 6 raios fabricadas exclusivamente para o RS 6 Avant GT*. Na traseira, a edição especial impressiona com a inscrição “RS 6 GT” em preto, um portão traseiro especialmente adaptado ao design com uma moldura visualmente rebaixada, um difusor com um refletor centrado verticalmente que faz com que o carro pareça ainda mais largo e uma asa dupla distinta inspirada nos desportos motorizados. Esta última foi retirada quase 1:1 do concept car dos aprendizes. Pela primeira vez na história do RS 6 Avant*, as barras de tejadilho foram removidas para dar origem a uma silhueta ainda mais plana e desportiva.

Para o RS 6 Avant GT*, os clientes têm a opção de escolher decalques exclusivos em duas cores. A primeira, em conjunto com um acabamento Arkona White, combina as cores tradicionais da Audi Sport, caso de preto, cinzento e vermelho. Os emblemas do modelo, na frente e na traseira, também são apresentados nestas cores. Se esta combinação de cores for escolhida, as jantes são sempre em branco brilhante. Em alternativa, os decalques em tons de preto e cinzento são fornecidos com a cor exterior cinzento Nardo ou preto Mythos. Para combinar, a Audi Sport GmbH oferece as jantes de alto brilho em preto ou preto mate. Os quatro anéis na Singleframe e na porta da bagageira, bem como as inscrições do modelo, são de série em preto. Para o exterior, estão disponíveis os seguintes acabamentos: Branco Arkona, Cinzento Nardo, Cinzento Chronos Metalizado, Castanho Madeira Metalizado e Preto Mythos Metalizado.

O RS 6 Avant GT* sai da linha de produção dotado do pacote de design RS plus. O interior preto é realçado por numerosos detalhes na combinação exclusiva de cores vermelho e cobre, caso das costuras no volante, das zonas laterais da consola central, do apoio de braços central e apoios de braço das portas e os tapetes com a inscrição “RS 6 GT”. Os novos bancos integrais RS numa combinação de pele e Dinamica e a inscrição “RS 6 GT” logo abaixo dos apoios de cabeça também apresentam igual esquema de cores. A costura em favo de mel no centro do banco brilha em Vermelho Expresso, enquanto a costura exterior do banco tem um acabamento em cobre.

Os apoios de braços, o painel de instrumentos, a consola central, incluindo as suas zonas laterais, e as barras de cintura das portas são estofados em microfibra preta Dinamica, enquanto os frisos decorativos são revestidos em microfibra preta profunda Dinamica. Os revestimentos decorativos estão também disponíveis numa estrutura de sarja de poros abertos e de efeito carbono, como opção. Os cintos de segurança chamam a atenção com a sua cor vermelho-carmesim. Como destaque especial, a consola central apresenta o número de série do automóvel desta edição limitada a 660 unidades.

Performance de nível superior

O novo RS 6 Avant GT* tem uma potência de 463 kW (630 cv) e um binário máximo de 850 Nm (consumo de combustível combinado em l/100 km**: 12,7 – 12,2 (WLTP); emissões combinadas de CO2 em g/km**: 289 – 277 (WLTP)), o que representa um aumento de 22 kW (30 cv) e 50 Nm em comparação com o modelo base RS 6 Avant* (consumo de combustível combinado em l/100 km: 12,7-12,1; emissões combinadas de CO2 em g/km: 289-276). O novo ponta de lança da gama A6 acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,3 segundos, ou seja, 0,3 segundos mais rápido que a RS 6 Avant*. O RS 6 Avant GT* alcança os 200 km/h em apenas 11,5 segundos, 0,5 segundos mais rápido face ao RS 6 Avant*. A velocidade máxima de série é de 305 km/h e a travagem é gerida pelo sistema em cerâmica RS, de série.

A potência do motor 4.0 TFSI é aplicada à tração integral permanente quattro através da caixa automática Tiptronic de oito velocidades, com tempos otimizados entre as trocas de relação. Tal como o RS 6 Avant Performance*, a RS 6 Avant GT* utiliza a versão mais recente do diferencial central. Particularmente leve e compacto, distribui a potência do motor pelos eixos dianteiro e traseiro numa relação 40:60. Se ocorrer uma perda de motricidade, é automaticamente aplicado mais binário ao eixo com melhor tração – até 70% pode chegar ao eixo dianteiro e até 85 por cento para o eixo traseiro. O diferencial central reformulado melhora a dinâmica, assegurando trajetórias mais precisas em curva e minimizando a subviragem em situações limite.

Para distinguir ainda mais a edição especial dos outros modelos RS, o diferencial desportivo quattro no eixo traseiro foi especialmente afinado para o RS 6 Avant GT*. Os novos parâmetros centram-se numa maior agilidade e no ângulo da traseira no modo de condução “dynamic”. Os clientes beneficiam de um comportamento desportivo, neutro e altamente preciso. Pela primeira vez, e apenas para o RS 6 Avant GT*, a suspensão conta com coilover ajustável de série, o que permite rebaixar a altura ao solo em 10 milímetros em comparação com o RS 6 Avant* e oferecer uma combinação perfeita entre dinâmica e conforto. Molas mais firmes, amortecedores triplamente ajustáveis e barras estabilizadoras mais rígidas (30% à frente e 80% atrás) garantem uma menor inclinação lateral da carroçaria, o que, mais uma vez, aumenta significativamente o fator diversão. As ferramentas e as instruções necessárias para efetuar os ajustes também estão a bordo. Em alternativa, os clientes podem encomendar a suspensão RS sport plus com Dynamic Ride Control (DRC) ou ainda a suspensão pneumática adaptativa RS.

Os novos pneus Continental “Sport Contact 7” 285/30 R22 de alta performance garantem a motricidade necessária para incutir dinamismo à condução. Os pneus oferecem uma aderência à estrada consistentemente melhor em condições de piso seco e molhado e reduzem a subviragem nas curvas a alta velocidade, tornando a condução mais precisa em toda a faixa de velocidades. Além disso, a distância de imobilização é até dois metros mais curta com os novos pneus numa travagem a partir de 100 km/h.

Produção rigorosa e da mais elevada qualidade

Ao contrário do normal RS 6 Avant*, o novo RS 6 Avant GT* não é totalmente produzido na linha de Neckarsulm. Depois dos trabalhos de montagem da carroçaria e pintura, as 660 unidades vão até Böllinger Höfe, onde o Audi R8, Audi e-tron GT quattro* e RS e-tron GT* são fabricados em pequenas séries. Localizada perto do local de produção da Audi em Neckarsulm, esta instalação altamente flexível é única dentro do Grupo e, portanto, oferece as melhores condições para terminar um modelo tão especial quanto o Audi RS 6 Avant GT*. A montagem final é efetuada por sete funcionários experientes em três estações de trabalho criadas especificamente para esta edição especial e exclusiva, demorando a operação um dia inteiro para cada unidade. Todas as características específicas do GT são montadas à mão em cada um dos 660 RS 6 Avant GT* produzidos para todo o mundo, o que inclui o capot, os guarda-lamas, os painéis das embaladeiras, a asa traseira, os aventais dianteiro e traseiro e a suspensão ajustável.

A produção em Böllinger Höfe é neutra em termos de carbono1. Para o conseguir, a Audi utiliza eletricidade verde e calor de fontes renováveis, um marco importante tanto para a marca como para as instalações de Neckarsulm. As emissões de CO2 que a Audi ainda não pode evitar por meio de fontes de energia renováveis são compensadas usando créditos de carbono de projetos ambientais certificados. A empresa está assim a dar um contributo significativo para o Mission:Zero, o programa ambiental do fabricante premium para uma produção totalmente sustentável.

* As informações sobre o consumo de combustível e as emissões de CO2, bem como as classes de eficiência nas gamas dependem dos pneus/rodas utilizados, bem como do equipamento selecionado.

1 – A Audi entende por emissões nulas de carbono uma situação em que, depois de esgotadas outras medidas de redução possíveis, a empresa compensa as emissões de carbono dos produtos ou atividades da Audi e/ou as emissões de carbono que atualmente não podem ser evitadas na cadeia de abastecimento, no fabrico e na reciclagem dos veículos Audi, através de projetos voluntários de compensação realizados em todo o mundo. Neste contexto, as emissões de carbono geradas durante a fase de utilização de um veículo, ou seja, a partir do momento em que este é entregue ao cliente, não são tidas em conta.

Valores de consumo de combustível e emissões** dos modelos acima referidos:

Audi RS 6 Avant GT
Consumo combinado em l/100 km: 12,7-12,2
Emissões combinadas de CO2 em g/km: 289-277

Audi RS 6 Avant performance
Consumo combinado em l/100 km: 12,7-12,2
Emissões combinadas de CO2 em g/km: 289-277

Audi RS 6 Avant
Consumo combinado em l/100 km: 12,7-12,1
Emissões combinadas de CO2 em g/km: 289-276

Audi e-tron GT quattro
Consumo de eletricidade combinado em kWh/100 km: 21,6-19,6
Emissões combinadas de CO2 em g/km: 0

Audi RS e-tron GT quattro
Consumo de eletricidade combinado em kWh/100 km: 22,1-19,8
Emissões combinadas de CO2 em g/km: 0

**Os valores de consumo e emissões indicados foram determinados de acordo com os métodos de medição legalmente especificados. O ciclo de ensaio WLTP substituiu completamente o NEDC a 1 de janeiro de 2022, o que significa que não estão disponíveis valores NEDC para veículos com novas homologações a partir desta data.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.