Rali da Finlândia – Ogier voou para a vitória

Published On 4 de Agosto de 2013 | Desporto

Ogier-takes-lead-in-Rally-Finland

Sebastien Ogier não deu hipóteses à concorrência e assume-se cada vez mais como o grande candidato a vencer o campeonato WRC deste ano. Este foi o quinto triunfo deste ano, resultado que reforça a sua pontuação na respectiva tabela de pilotos.

Com um andamento espectacular Ogier depressa se distanciou dos restantes pilotos do pelotão, e a determinada altura já só teve que gerir a vantagem que obteve desde o início do rali.

No segundo lugar do pódio ficou Thierry Neuville, um resultado que prova o excelente andamento do piloto do Ford Fiesta WRC. Tornou-se assim no melhor representante da marca e ainda venceu a Power Stage. Porém não era um resultado garantido, já que o piloto belga beneficiou de ligeiro despiste no final do rali de Mads Ostberg, piloto este que se encontrava a lutar pelo segundo lugar. Ainda assim o 3º lugar não deixa de ser um bom resultado para o piloto norueguês e permitiu colocar outro Fiesta WRC no pódio.

AUTOMOBILE: Rally du Finland  - WRC - 31/07/2013

No caso dos Citroen, o melhor resultado coube a Mikko Hirvonen que foi 4º no rali em sua “casa”. Nunca teve ritmo suficiente para lutar para a vitória e revela que não é um sucessor digno de Loeb. Pior mesmo só o resultado do outro piloto da Citroen. Dani Sordo não foi além do 5º lugar numa exibição sem brio como prova a distância em tempo a que ficou tanto do colega de equipa como do vencedor do rali.

Em 6º ficou o piloto Evgeny Novikov que depois de capotar o seu Fiesta WRC na 6ª etapa ainda teve a sorte do seu lado, quando se deu tanto o abandono de Jarkko Nikara na penúltima etapa do rali como do outro capotanço de Kris Meeke também nessa etapa. Assim Novikov ainda conseguiu recuperar preciosos pontos para o campeonato.

No WRC2 a vitória sorriu a Jari Ketomaa no seu Ford Fiesta R5, que ainda lhe permitiu ficar no sétimo posto da classificação geral.
O próximo rali do campeonato realizar-se-á na Alemanha nos dias 22 a 25 de Agosto.

Classificação final:

1º Sebastien Ogier / Julien Ingrassia – VW Polo R WRC – a 2h43m10,4s
2º Thierry Neuville / Nicolas Gilsoul – Ford Fiesta WRC – a 36,6s
3º Mads Ostberg / Jonas Andersson – Ford Fiesta WRC – a 57,6s
4º Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen – Citroen DS3 WRC – a 1m21,6s
5º Daniel Sordo / Carlos Del Barrio – Citroen DS3 WRC – a 6m08,5s
6º Evgeny Novikov / Ilka Minor – Ford Fiesta WRC – a 8m39,7s
7º Jari Ketomaa / Jatno Sallinen – Ford Fiesta R5 – a 11m19,2s
8º Per-Gunnar Andersson / Emil Axelsson – Ford Fiesta WRC – a 11m41,5s
9º Robert Kubica / Baran Maciej – Citroen DS3 S2000 – a 12m48,1s
10º Andreas Mikkelsen / Mikko Markkula – VW Polo R WRC – a 13m42,0s

Sérgio Gonçalves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.