RALI DE TOMAR 2014 – REGULARIDADE HISTÓRICA
A primeira prova do campeonato Classic Cup 2014 é o Rali de Tomar, que se desenrolou no passado Sábado e na qual o Automóvel Clube de Tomar teve a responsabilidade de uma vez mais organizar esta importante etapa na região dos Templários.
Servindo de fundo para o início, meio e fim do Rali esteve a cidade de Tomar, que ofereceu aos participantes vistas fantásticas e um cenário perfeito, com a meteorologia a ajudar e muito, para uma prova entusiasmante com os condimentos certos.
Com paisagens de enorme beleza, muito sol e estradas com traçados sinuosos que tanto agradam a quem gosta de conduzir, os automóveis clássicos e os seus respectivos pilotos e co-pilotos deram o máximo para conseguir um bom resultado sem esquecer o objectivo muito claro que passava também por ser divertirem nesta prova, algo que é comum no espírito dos Ralis de Regularidade.
Com 66 participantes na lista de inscritos, o Automóvel Clube de Tomar reconhece o sucesso de mais uma prova por si organizada e revela que os portugueses adoram Ralis (de qualquer tipo), automóveis e respectiva competição, já que foram muitos os que seguiram o Rali tanto nas especiais como pelas estradas dos concelhos onde este se desenrolou.
Muitos automóveis clássicos de várias categorias e respectivos anos, incluindo um novo troféu Uno Cup fizeram as delícias do muito público, assim como foram muitas as pessoas à beira de estrada e nas respectivas localidades por onde passava a prova que aplaudiam felizes por ver a comunhão entre Homens e máquinas num espectáculo único.
O troféu Uno Cup teve em Tomar a sua primeira ronda no campeonato, este foi desenvolvido para integrar os Ralis de Regularidade com o intuito de oferecer uma alternativa mais barata a quem quer entrar neste tipo de provas.
E revelou-se um sucesso na sua prova inaugural não só pelos resultados alcançados como pelo feedback dos participantes dos seis Fiat Uno que marcaram presença.
Estas viaturas são exclusivamente Fiat Uno 45 S da primeira geração que têm que ser obrigatoriamente de 1985 a 1989 com carroçaria de 3 ou 5 portas. Para puderem participar neste campeonato os potenciais interessados podem adquirir à organização um Uno já preparado ou comprar o respectivo kit de preparação obrigatório que inclui equipamentos, como roll-bar, pneus de competição Fedima entre outros.
Olhando de novo para o Rali de Tomar 2014, o mesmo foi muito disputado como é habitual neste tipo de provas.
A primeira especial do dia foi ganha pela dupla composta por Ana Margarida e Magda Ferreira ao volante de um VW Golf GTI.
Ainda assim a luta manteve-se pela manhã e terminou com a dupla António Ramos e Ivo Tavares na frente com uma vantagem de 7 segundos sobre a dupla que ficou em segundo composta por Paulo Marques/João Martins e a 10 segundos da dupla João Vieira e João Serôdio.
Depois foi tempo para paragem, seguiu-se o almoço com o Castelo de Tomar e o Convento de Cristo como pano de fundo e a cidade de Tomar ao alcance da vista, onde os concorrentes puderam recarregar baterias para a tarde, já que o Rali ainda ia a meio.
Seguiu-se uma super especial dentro da cidade, e foi muito o público que assistiu à perícia de pilotos e máquinas.
E se a manhã foi renhida, a tarde foi ainda mais desafiante com os principais candidatos à vitória final a darem tudo por tudo para conseguirem alcançar os seus objectivos.
Com uma curta paragem em Vila Nova da Barquinha, a prova entrou depois na derradeira etapa final até à chegada a Tomar, não houve por isso tréguas na luta pela vitória e também por um lugar no pódio.
E a vitória sorriu uma vez mais (2ª vez no Rali de Tomar) à dupla João Viera Borges/João Serôdio (BMW 635 CSI), que alcançou o primeiro posto com uma vantagem de 6 segundos para a dupla segunda classificada, Paulo Marques e João Martins (BMW 1600).
O lugar mais baixo do pódio foi conquistado pela dupla Ana Margarida/Magda Ferreira.
No troféu Uno Cup, a experiente dupla vencedora João Queiroz/Marta Queiroz acabou por vencer com alguma naturalidade, no seu regresso à competição.
O dia terminou com o tradicional jantar para participantes e organização com a cerimónia da entrega dos respectivos troféus, onde a boa disposição foi uma constante como aliás já tinha sido durante o todo o dia.
Depois desta primeira prova o Classic Cup 2014 vai ter a sua segunda etapa na Sertã, no II Rali Histórico Vila da Sertã no dia 10 de Maio.
- DO DS E-TENSE FE23 AO NOVO DS 7 E-TENSE 4X4 360 - 25 de Maio de 2023
- ANPAC & FRIENDS RACING MEETING LEVA AS MAIS ANIMADAS PROVAS DE CLÁSSICOS DA VELOCIDADE PORTUGUESA AO ESTORIL - 25 de Maio de 2023
- OS NOVOS BMW SÉRIE 5 BERLINA E BMW I5 - 25 de Maio de 2023