Esta emblemática prova demonstrou uma vez mais a sua importância e carisma nos desportos motorizados. Com muito público, bons pilotos e automóveis muito competitivos, a Rampa da Falperra reuniu a atmosfera necessária para um grande espectáculo de fim-de-semana.
Sábado
No Sábado, Simone Faggiolli ao volante de um Osella FA30 foi o mais rápido nas duas primeiras subidas que contavam para o campeonato Europeu de Montanha. A sua superioridade foi inquestionável, deixando Milos Benes a 5.939 segundos na primeira subida e a 1,3 segundos na segunda.
Recorde-se que o italiano é penta campeão da Europa nesta modalidade, e não é de espantar que tinha sido o piloto mais rápido em prova.
Outros pilotos competitivos como Andres Vilariño em Norma E2SC e Fausto Bormolini em Osella PA30 tiveram alguns percalços e acabaram por não conseguir importunar o domínio Faggiolli.
No que ao campeonato nacional diz respeito, o piloto Tiago Reis pilotando um Norma M20F foi o melhor piloto na primeira subida, deixando Pedro Salvador que desta vez pilotou um Silver Car S2 a 2,606 segundos e Paulo Ramalho em Juno CN 09 a 5,837 segundos.
Já na segunda subida do dia o líder do campeonato nacional teve problemas mecânicos no seu Norma e foi Pedro Salvador que acabou por levar a melhor, à frente de Paulo Ramalho.
No campeonato FEUP, Abel Santos e Nuno Pires acabaram por ser os grandes vencedores entre os Fiat Uno 45s em ambas as subidas. Já no campeonato FEUP2, Luís e Raúl Delgado em Fiat Punto 85 foram os mais rápidos em ambas as subidas. Nos FEUP3, campeonato que usa os Alfa Romeo 156, Hugo Couto e Luís Carneiro saíram vitoriosos nas duas respectivas subidas.
Domingo
Se na primeiro dia Simone Faggioli se impos de forma contundente, no segundo dia ainda melhorou o que já tinha feito antes. Com o seu Osella FA 30, venceu uma vez mais de forma categórica a Rampa da Falperra, com o bónus de ter batido o recorde da Rampa com um tempo de 1 minuto 51,365 segundos.
Faggioli acabou por ser a maior estrela do fim-de-semana, conseguindo vencer todas as subidas, com tempos incríveis.
Com a superioridade de Faggioli, Milos Benes, também pilotando um Osella FA30 teve que se contentar com o segundo lugar do pódio. E diga-se que a uma grande distância do penta campeão europeu.
Faggioli radiante com o resultado alcançado disse à imprensa que: “é fantástico correr aqui e para mim esta rampa está entre as melhores do calendário”.
Em relação às contas do Campeonato português de Montanha, a vitória foi alcançada por Tiago Reis. Uma vez mais teve alguns problemas mecânicos no seu monolugar, o que não lhe permitiu efectuar uma das subidas, ainda assim foi suficiente para bater Pedro Salvador.
Pedro Salvador fez o que pôde com um monolugar menos competitivo, que mal conhecia e que não teve oportunidade de testar antes da Falperra.
Na Categoria 1 dos automóveis de Turismos, António Nogueira foi o grande vencedor ao volante de um Porsche 911. Na Categoria 3 Joaquim Teixeira levou a melhor entre os adversários, conseguindo vencer ao volante do seu Seat Leon Supercopa.
Nos FEUP 1, Abel Santos e Nuno Pires foram de novo os vencedores entre os Fiat Uno 45 S.
Nos FEUP2, que usam os mais potentes Fiat Punto 85, o triunfo foi para a dupla Luis e Raúl Delgado. Nos FEUP3, Hugo Couto e Luís Carneiro confirmaram o triunfo ao volante do Alfa Romeo 156.
- Está quase a arrancar o Passeio dos Alemães 2025! - 28 de Março de 2025
- O novo Mazda6e: Onde a elegância encontra a eletrificação - 27 de Março de 2025
- MASERATI INAUGURA NOVAS OFFICINE FUORISERIE MASERATI - 26 de Março de 2025