No próximo fim-de-semana (11 e 12 de Maio) se gosta de velocidade se calhar a melhor opção será rumar a esta carismática e histórica prova em território nacional. É a 34ª edição da Rampa da Falperra.
Esta importante prova organizada pelo Clube Automóvel do Minho irá contar mais uma vez para o Campeonato Europeu de Montanha e também para o Campeonato Europeu de Montanha Históricos, Campeonato de Portugal e de Espanha de Montanha, Troféu Nacional de Históricos Montanha e abrange os sempre competitivos pilotos do Troféu Desafio Único com os seus Fiat Uno, Fiat Punto e os Alfa Romeo 156. Este troféu é uma excelente ideia porque permite dar mais conteúdo e espectáculo à prova Bracarense.
No que ao Campeonato Europeu de Montanha diz respeito, esta vai ser a 3ª ronda do campeonato, depois de este já ter passado por território francês e austríaco. Recorde-se que o campeão em título e recordista na Rampa da Falperra, o italiano Simone Faggioli é uma vez mais o grande favorito a vencer a prova nacional, já que vem de dois triunfos consecutivos. O recorde da Falperra é de 1,54,887 minutos com uma velocidade média de 162,94 km/h e foi estabelecido em 2012.
Também existem outros fortes candidatos à vitória na Falperra. Pilotos como Fausto Bormolini que já venceu esta prova em 2011, ou os checos Otakar Krámký e Benes Milos. Outros possíveis candidatos a vencer poderão ser Renzo Napione ou Andrés Vilariño, este último já venceu 5 vezes a prova de montanha portuguesa.
Em relação ao Campeonato de Portugal de Montanha esta será a segunda ronda para pontuar. Entre os pilotos favoritos à vitória, os destaques principais vão para Tiago Reis que pilota um Norma M20F, que venceu a primeira corrida na Rampa da Penha, e claro o actual campeão em título Pedro Salvador.
Para além destes, a luta pelos lugares cimeiros ou até mesmo pela vitória poderá ser obtida pelos bólides Juno dos pilotos Paulo Ramalho e João Fonseca. Outros como os Porsche 911 de António Nogueira e Pedro Marreiros, e o Alfa Romeo 156 GTA de Martine Pereira são os principais favoritos a conseguir a derradeira vitória na Categoria 1.
Horário:
Sábado, 11 de Maio
Treinos Oficiais – Desafio Único 09h16
Treinos Oficiais – Campeonato de Portugal Montanha
Treinos Livres – Europeu FIA e Históricos FIA
Corrida 1 – Desafio Único 11h16
Treinos Oficiais – Campeonato de Espanha Montanha
Treinos Oficiais – Campeonato de Portugal Montanha
Treinos Oficiais – Europeu FIA e Históricos FIA
Treinos Oficiais – Desafio Único 13h41
Corrida 1 – Campeonato de Espanha Montanha
Corrida 1 – Campeonato de Portugal Montanha
Corrida 1 – Europeu FIA e Históricos FIA
Corrida 2 – Desafio Único 16h05
Treinos Oficiais – Campeonato de Espanha Montanha
Corrida 3 – Desafio Único 17h40
Corrida 2 – Campeonato de Espanha Montanha
Corrida 2 – Campeonato de Portugal Montanha
Corrida 2 – Europeu FIA e Históricos FIA
Domingo, 12 de Maio
Warm up – Desafio Único 09h16
Treinos Oficiais – Campeonato de Espanha Montanha
Treinos Oficiais – Campeonato de Portugal Montanha
Treinos Oficiais – Europeu FIA e Históricos FIA
Corrida 4 – Desafio Único 11h46
Corrida 3 – Campeonato de Espanha Montanha
Corrida 3 – Campeonato de Portugal Montanha
Corrida 3 – Europeu FIA e Históricos FIA
- AUDI A6 E-TRON: NOVOS PADRÕES DE DESIGN E AUTONOMIA - 3 de Dezembro de 2024
- Tom Hartley Jnr Ltd nomeado para a venda da extraordinária coleção de carros históricos de Grande Prémio e Fórmula 1 de Bernie Ecclestone - 1 de Dezembro de 2024
- Jantes Dymag HALO-X Track Approved para o Porsche GT3 RS - 29 de Novembro de 2024