De certeza quando pensa na Range Rover não imagina modelos capazes de proezas em pistas de alcatrão, muito menos recordes batidos nesse tipo de piso, mas o mercado automóvel mudou e com isso as exigências dos clientes também.
Hoje em dia as capacidades todo-o-terreno já não são a prioridade na escolha de um Range Rover, os clientes querem mais e melhores capacidades dinâmicas em asfalto e por isso a marca inglesa desenvolveu o Sport.
Na versão mais “radical” deste modelo, ainda em testes de desenvolvimento, o SVR bateu um recorde no famoso circuito Nürburgring Nordschleife também conhecido como Inferno Verde.
Com uma volta “canhão” cronometrada de 8 minutos e 14 segundos, torna este modelo no SUV mais rápido naquela pista.
O Range Rover SVR que será comercializado apenas no próximo ano estará equipado com o mesmo motor V8 de 5,0 litros com compressor volumétrico que já equipa o actual Sport.
Porém nesta versão esta unidade sofreu algumas alterações para produzir 550 cavalos de potência, ou seja mais 40 cavalos de potência, o que sem grande surpresa também o tonará no modelo mais rápido da gama em questão de performance pura.
O chefe Engenheiro da Range Rover, Mike Cross, referiu à imprensa que o: “Nürburgring é uma referência para desenvolvimento e testes de automóveis, que os torna mais rápidos e capazes aumentando a sua fiabilidade.
Para além disto Cross também referiu que um dos objectivo do desenvolvimento neste circuito exigente foi de avaliar as capacidades de um SUV neste tipo de ambiente, e que segundo o próprio o futuro Range Rover Sport SVR exibiu excelentes qualidades dinâmicas em asfalto.
Este resultado notável (8m:14s) coloca este Range Rover à frente de alguns automóveis desportivos, casos do Honda NSX, do BMW M5 V10 e até mesmo da última geração do Porsche Cayman S.
Nada mau para um SUV que está equipado com uma caixa de transferências e capacidades fora de estrada ao nível dos melhores todo-o-terreno.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=xV07UXpfmpY[/youtube]- Competição em Fronteira começou para co-pilotos especiais - 5 de Dezembro de 2024
- Festa do TT está de volta à vila alentejana de Fronteira - 4 de Dezembro de 2024
- AUDI A6 E-TRON: NOVOS PADRÕES DE DESIGN E AUTONOMIA - 3 de Dezembro de 2024