Reconhecimento dos sinais de trânsito

Published On 26 de Abril de 2013 | Tecnologia

road-sign-recognition

A tecnologia empregue nos automóveis não para de evoluir e de apoiar os condutores em relação a uma condução mais segura. O novo VW Golf vem equipado com um sistema designado Road Sign Recognition System (ou Traffic Sign Recognition), que mostra várias indicações úteis ao condutor apoiando uma condução mais segura. Normalmente são identificados os sinais relativos aos limites de velocidades, passagens de crianças, sentidos obrigatórios, etc.

O sistema usa uma câmara montada no espelho retrovisor interior que está constantemente a fazer uma leitura da estrada identificando os sinais de trânsito. Esta tecnologia também se adapta às condições climatéricas, identificando por exemplo a chuva e mostrando o limite de velocidade recomendado nessas condições. A informação é mostrada no mostrador multifunções que equipa o carro.

Esta tecnologia permite evitar eventualmente algumas multas e torna efectivamente a condução mais segura pois muitas vezes alguns dos sinais de trânsito “escapam-nos” por estarem muitas vezes mal posicionados.

O video seguinte, embora breve, permite-nos perceber como funciona esta tecnologia. Estes sistemas surgiram inicialmente em veículos topo de gama como o BMW série 7 em 2008 e mais tarde no Mercedes Classe S. Mais tarde, os equipamentos de segunda geração já permitiam identificar a proibição de ultrapassagem, como os que equiparam o VW Phaeton.

Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.