Redução histórica em Portugal no consumo de combustível

Published On 2 de Janeiro de 2013 | Geral

consumo-combustiveis

No fim do ano é normal fazerem-se vários balanços de inúmeras temáticas, e o ano de 2012 não foi um ano positivo para o sector automóvel. Porém não é dos números das vendas de automóveis que esta noticia quer dar a conhecer aos leitores do autoblog.pt, mas sim de uma redução muito significativa do consumo de combustível no ano transacto.
Obviamente que a crise económica que o país atravessa é a grande responsável para que os portugueses tenham travado praticamente a fundo no consumo de gasolina e gasóleo em 2012.

As principais razões para este fenómeno passam por uma substancial redução de trânsito, fruto do menor número de veículos a circular na estrada, o que permite não estar constantemente no pára-arranque típico das cidades, em especial nas cidades de maiores dimensões como Lisboa ou Porto. Depois acabaram-se para muitos os gastos desnecessários para passeios regulares de automóvel, o desemprego atinge cada vez mais portugueses e isso é porventura o maior travão aos gastos, surgindo assim as primeiras descidas nas vendas de combustíveis na história de Portugal.

Depois a maioria dos condutores gasta cada vez menos, raramente atestam e fazem viagens planeadas para gastar o mínimo possível. Conduzem mais devagar, e também contam com automóveis mais eficientes e modernos no que toca a economia de combustível. Com menos condutores e os seus respectivos automóveis a circular nas estradas portuguesas, também diminui o número de acidentes rodoviários, ou seja estas temáticas acabam por estar relacionadas uma com a outra.

E os dados da Direcção Geral de Energia referentes a Setembro de 2012 são bastante claros. Em jeito de comparação a Setembro de 2011 o consumo de combustível rodoviário teve uma quebra de 9,4%, sendo esta a maior quebra mensal até ao presente.

O combustível com maior consumo no nosso país é o gasóleo, e foi justamente nesse que se deu o maior decréscimo em abastecimento. Em Setembro de 2012 o volume consumido foi 9,6% inferior ao do mês homólogo do ano passado. Já no consumo de gasolina a quebra foi de 9%.

Porém há um combustível que “fugiu” a estes números negativos. O consumo de Gás de Petróleo Liquefeito (GPL) aumentou cerca de 7,8% em comparação com o mês de Setembro. Ou seja os Portugueses com automóveis a gasolina estão cada vez mais a apostar no GPL por ser muito mais económico na hora de abastecer.

Sérgio Gonçalves

One Response to Redução histórica em Portugal no consumo de combustível

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.