<meta property="og:image:width" content="2560"/> <meta property="og:image:height" content="1708"/> <meta property="og:image:type" content="image/jpeg"/> Renault 5 Turbo 3E, a lenda regressa sob a forma do primeiro “mini-supercarro” elétrico
Menu Fechar

Renault 5 Turbo 3E, a lenda regressa sob a forma do primeiro “mini-supercarro” elétrico

“Uma besta de um automóvel construído para o rali, o drift e o desempenho em pista, adaptado à estrada.” Estas palavras resumem o objetivo do desenvolvimento e da engenharia do Renault 5 Turbo 3E. O automóvel de estrada mais potente e avançado de sempre da Renault, este espetacular modelo elétrico encarna o espírito da marca Renault, a sua paixão pelo desporto e a sua essência competitiva.

O Renault 5 Turbo 3E retoma a herança icónica dos Renault 5 Turbo e Turbo 2 dos anos 80, dois demónios da velocidade que marcaram a sua época, pelo seu carácter exuberante e espírito inovador e pelas suas impressionantes prestações em ralis. Foram os primeiros modelos franceses equipados com um motor a gasolina turbo, uma tecnologia que a Renault acabava de introduzir com sucesso na Fórmula 1 e que são hoje muito procurados como carros de coleção.

Mas o Renault 5 Turbo 3E é também mais do que isso. Mais do que um restomod de um modelo icónico, modernizado, inovador, elétrico, ainda mais exuberante e potente do que os seus antecessores, afirma a sua identidade como o primeiro de uma nova classe de veículos: os mini-supercarros. Tal como os veículos maiores, possui especificações técnicas impressionantes (540 cv, 0-100 km/h em menos de 3,5 segundos, superestrutura em carbono, etc.), ao mesmo tempo que oferece um elevado nível de personalização para responder a todas as necessidades. Além disso, tem uma relação comprimento/largura mínima de 2,01, o que o coloca no mesmo nível de um supercarro, mas num formato compacto de hot hatch.

Construído sobre uma plataforma personalizada e adaptada às suas ambições e desempenhos, o Renault 5 Turbo 3E é o mini-supercarro que se posiciona ao lado do Renault 5 E-Tech elétrico (o citadino) e do Alpine A290 (o citadino desportivo). O Grupo Renault aplica assim a fórmula já vista nos anos 80 com o Renault 5, o Renault 5 Alpine e o Renault 5 Turbo: a imagem arrojada e as fortes credenciais da Renault aliadas ao espírito competitivo e à perícia da Alpine.


Paralelamente, surgem outras forças complementares, como a Ampere para o software e a arquitetura eletrónica, e a Mobilize para o carregamento bidirecional (V2L e V2G), bem como uma gama de serviços para facilitar a condução eléctrica: Mobilize Smart Charge, Mobilize Charge Pass e Plug & Charge. Alguns parceiros também contribuíram com a sua experiência e know-how para componentes-chave, como os motores de roda e a superestrutura em fibra de carbono. Assim, o Renault 5 Turbo 3E tira o máximo partido da transformação do Grupo Renault, impulsionada pelo plano Renaulution.

Ao criar a nova categoria de “mini-supercarros” eléctricos com o Renault 5 Turbo 3E, a marca Renault demonstra, uma vez mais, a paixão e o espírito de audácia e de inovação que sempre a animaram. Este modelo exuberante e superexcitado promete as melhores performances e sensações em apenas 4 metros de comprimento, o que é inédito no mercado. Com este automóvel, a Renault continua a tornar os veículos eléctricos cada vez mais apetecíveis, ampliando ainda mais a sua capacidade de oferecer soluções para todas as necessidades e todos os desejos.”

Para reavivar a base genética dos Renault 5 Turbo e Turbo 2 originais, o Renault 5 Turbo 3E é construído sobre uma nova plataforma com uma arquitetura de tração traseira especificamente desenvolvida. Comparado com o Renault 5 E-Tech elétrico (3,92m de comprimento e 2,54m de distância entre eixos), o para-brisas foi recuado e a distância entre eixos aumentada (2,57m) para obter dimensões verdadeiramente espectaculares (4,08m de comprimento, 2,03m de largura, 1,38m de altura) que evidenciam as linhas sofisticadas. O pilar do para-brisas, por exemplo, parece fundir-se com as rodas dianteiras. Com estas dimensões, o Renault 5 Turbo 3E tem o comprimento de um citadino para a largura de um supercarro. Com o seu desempenho combinado, criou a categoria dos “mini-supercarros”.

Na frente, o Renault 5 Turbo 3E mantém a mesma configuração dos seus antecessores: faróis quadrados – agora com tecnologia LED – que se fundem com o bordo do capot, uma faixa estreita com três secções centrais e dois faróis quadrados suplementares, originalmente de longo alcance, agora substituídos por luzes diurnas LED.

O splitter aerodinâmico que circunda o para-choques dianteiro e a grande saída de ar no capot contribuem para otimizar a força descendente para um equilíbrio perfeito entre a frente e a traseira. Para maximizar a eficiência do fluxo de ar, as entradas de ar nas laterais do para-choques canalizam o ar para a frente das rodas, enquanto as grelhas laterais nas asas traseiras canalizam o fluxo sob as luzes, atrás do veículo. Estamos a referir-nos às grelhas laterais mais altas. As grelhas laterais inferiores arrefecem os travões. A manga esquerda também esconde a tampa de carga.

Na parte lateral, um contorno específico contorna os pilares do para-brisas e a linha do tejadilho do habitáculo, fundindo-se no spoiler traseiro, numa referência aos Renault 5 Turbo e Turbo 2 originais. Por baixo do para-choques, um difusor cuja eficácia é maximizada pelo desenho do para-choques, prolongando-se para o exterior de cada lado.

Estritamente um veículo de 2 portas e 2 lugares, o Renault 5 Turbo 3E esconde sob os seus guarda-lamas rodas de 20 polegadas, cada uma equipada com um motor elétrico. Toda a eletrónica de potência está situada no meio, enquanto a bateria está alojada sob o piso. Esta arquitetura liberta um espaço de bagageira para as bagagens – uma proposta única para um veículo tão desportivo – ao mesmo tempo que baixa o centro de gravidade.

Tal como o Renault 5 E-Tech elétrico, o Renault 5 Turbo 3E foi desenvolvido em torno de uma plataforma e de uma arquitetura dedicadas aos veículos eléctricos, para atingir os mais elevados desempenhos sem compromissos. O objetivo era tornar o veículo o mais leve possível, para uma agilidade e uma velocidade inigualáveis, de acordo com as normas dos supercarros, ou seja, 0-100 km/h em menos de 3,5 segundos.

Esta tarefa foi colocada nas mãos da Alpine, cujos engenheiros desenvolveram competências específicas em automóveis desportivos eléctricos com o A110 E-ternity, o A290 e o A390. Os engenheiros desenvolveram uma plataforma de alumínio dedicada, capaz de acomodar qualquer arquitetura. Para o grupo motopropulsor, optaram por motores montados nas rodas traseiras (arquitetura de tração traseira) para uma vantagem quádrupla:

Um binário de 4.800 Nm;
potência ainda mais imediata do que com um motor elétrico convencional – para um efeito semelhante ao dos turbos de outrora, mas sem o tempo de atraso;
uma poupança significativa de peso e de espaço no eixo traseiro;
agilidade reforçada pelo controlo separado dos dois motores.

A bateria está posicionada sob o piso, baixando o centro de gravidade e permitindo que os engenheiros da Alpine responsáveis pela afinação e pela suspensão desenvolvam plenamente as suas ideias para o automóvel, alcançando a máxima agilidade, um desempenho de cortar a respiração e capacidades espectaculares de drift (com uma função dedicada de assistência ao drift e um travão de mão vertical ao estilo dos ralis), para uma verdadeira emoção de condução. Por esta mesma razão, a superestrutura do veículo é em carbono, um material forte e leve.

O Renault 5 Turbo 3E não pesa mais do que cerca de 1450 quilos no total, incluindo a bateria de 70 kWh. Com um grupo motopropulsor de 540 cv (2 x 200 kW), apresenta uma relação peso/potência excecional de 2,7 kg/cv, semelhante à dos icónicos supercarros. Com um tempo previsto de 0-100 km/h inferior a 3,5 segundos e uma autonomia de mais de 400 km em estrada (autonomia combinada WLTP pendente de homologação). O carregamento completo da bateria em AC demora cerca de oito horas com o carregador de 11 kW a bordo.

Para uma condução mais desportiva em pista, o Renault 5 Turbo 3E poderá efetuar várias voltas com uma velocidade máxima até 270 km/h, antes de iniciar o carregamento rápido em corrente contínua até 350 kW, graças à sua arquitetura de 800 volts. O carregamento da bateria de 15 a 80% demorará apenas 15 minutos. Para as ultrapassagens, um botão no volante proporciona um aumento de potência. Outro botão permite regular a travagem regenerativa em quatro níveis. Finalmente, quatro modos de condução estarão disponíveis com o MULTI-SENSE: Snow, Regular, Sport e Race, que inclui também a função de assistência à deriva.

O interior é uma declaração de intenção desportiva, com bancos de balde e arneses de seis pontos, componentes feitos principalmente de carbono para reduzir o peso do veículo e materiais de primeira qualidade, como Alcantara para os bancos e o painel de instrumentos. O travão de mão vertical, ao estilo dos ralis, dará o toque final a este ambiente sobrealimentado.

De frente para o condutor, os ecrãs OpenR de 10,1 e 10,25 polegadas apresentam as informações de condução, navegação e multimédia, através de uma interface inspirada no painel de bordo dos Renault 5 Turbo e Turbo 2 originais, proporcionando uma experiência de condução moderna e conectada, esperada de um veículo homologado para a estrada, mesmo com credenciais desportivas. A este respeito, o sistema OpenR Link com Google integrado, já presente no Renault 5 e no Renault 4 E-Tech elétrico, permitirá o acesso a uma vasta gama de serviços Google, actualizados continuamente ao longo dos meses e anos. Entre eles, o Google Maps, que permite ao condutor planear a sua viagem e programar o carregamento até ao seu destino.

O Renault 5 Turbo 3E estará disponível em várias cores exteriores e interiores, algumas das quais evocam as cores históricas dos Renault 5 Turbo e Turbo 2, como o Rouge Grenade dos modelos de produção, ou o amarelo, branco e preto do modelo de rali “Tour de Corse 1982”. Serão igualmente disponibilizadas novas opções de cores “gentleman driver” ou contemporâneas.

Simultaneamente, os clientes terão à sua disposição um vasto leque de opções de personalização, desde as cores exteriores até aos acabamentos interiores (bancos, painel de bordo, painéis das portas, consola central, etc.). Juntamente com os designers da Renault, poderão combinar as variantes para criar o seu próprio veículo, verdadeiramente único.

Um veículo excecional para clientes exigentes requer uma abordagem de marketing excecional! Como parceiros privilegiados, os concessionários que reservarem o automóvel participarão no seu pré-financiamento, segundo o princípio do “upfront funding”. Um verdadeiro esforço coletivo que inclui também os clientesO Renault 5 Turbo 3E estará disponível em vários mercados-chave, incluindo a Europa, o Médio Oriente, o Japão e a Austrália, em 1.980 unidades – uma homenagem ao ano de lançamento do Renault 5 Turbo original – sendo cada uma delas numerada. Os clientes poderão escolher o seu número aquando da encomenda. As reservas serão abertas nas próximas semanas e as primeiras entregas terão lugar no decurso de 2027.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.