Em Junho de 1962 a Renault apresentou o Renault R8, um modelo baseado no Dauphine. Este modelo tornou-se muito popular, tal como o Simca 1000, introduzido em 1961, que se tornaria o grande rival do R8. O Renault 8 tinha quatro portas, linhas rectas, uma boa área envidraçada, motor e travão traseiros. Na frente, um par de faróis redondos acima de pequenas luzes de direcção.
Em 1964, a Renault lançava o Renault 8 Gordini, que era capaz de atingir 175 km/h, sendo um dos modelos desportivos mais famosos da marca francesa, tendo colocado quatro pilotos dentro dos cinco primeiros do ‘Tour de Corse’ de 1964, logo na prova de apresentação. O Renault 8 Gordini, foi também o vencedor da primeira edição do Rali de Portugal.
Este carro tinha o mesmo motor de 1108 cm³ da versão R8 Major, mas com 90 CV e dois carburadores. Este carro tinha a suspensão um pouco rebaixada. O R8G foi apenas fornecido em azul (a cor Francesa de corridas), com duas riscas brancas no capot, tejadilho e traseira.
Este ano a Renault vai celebrar no Salão do Automóvel Antigo em Paris, que decorre entre 5 e 8 de fevereiro o 50º aniversário do Renault 8 Gordini, mítico modelo de ralis que marcou os anos a segunda metade da década de 1960 daquele tipo de provas. No total 1,3 milhões de R8 foram construídos. O Gordini 1108 chegou às 2.626 unidades, e o R8 Gordini 1255 às 8.981 unidades.
Mas não se pense que um carro destes não seria divertido de conduzir. O vídeo seguinte mostra o que já na altura se podia fazer com este carro!
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=yBnCC-AbBBY[/youtube]Gostou do vídeo? partilha o artigo!
- PKE Automotive aposta em novo configurador - 12 de Novembro de 2018
- Standvirtual celebra 14º Aniversáriocom campanha de descontos - 13 de Setembro de 2018
- Projeto ‘round trip without sleep’ - 9 de Dezembro de 2017