A Renault acaba de apresentar a quarta geração do popular modelo Clio. Com esta nova versão, o fabricante francês pretende disputar o segmento dos utilitários dando continuidade ao sucesso de 22 anos de história do Clio e mais de 11.5 milhões de unidades vendidas. Pelo meio estão ainda duas eleições como Carro Europeu do Ano.
Em termos de desing, o novo Clio é revolucionário, recebendo os elementos visuais que marcam actualmente o DNA da marca Renault, tais como os faróis volumosos e a nova grelha que contorna o enorme logótipo losango no centro. Uma grande novidade neste novo modelo, apenas disponível na carroçaria de cinco portas, é a inclusão dos puxadores das portas nos pilares C. A nova geração permitirá ainda uma variada personalização quer em termos de interior como de exterior.
No lançamento, as possibilidades de personalização exterior passam pelas capas dos retrovisores, a saia do pára-choques traseiro, as protecções inferiores das portas, a cor das jantes e strippings para o tejadilho. No interior, o painel de bordo, os painéis de portas, o volante, as pegas, a base da alavanca da caixa de velocidades, a moldura dos arejadores e os tecidos dos bancos são personalizáveis, disponíveis sobre a forma de packs.
A quarta geração do Clio é o primeiro modelo que exprime na totalidade o novo design inspirado pelo Vice Presidente Senior de Design Corporativo, Laurens van den Acker, numa combinação de estilo e de emoção que foi sendo apresentado através de vários protótipos.
Carlos Tavares, comentou que “O Novo Clio será marcante. Possui um design em completa ruptura com os modelos precedentes e propõe um nível de inovações inédito”.
A quarta geração do Clio é o primeiro modelo que exprime na totalidade o novo design inspirado pelo Vice Presidente Senior de Design Corporativo, Laurens van den Acker, numa combinação de estilo e de emoção que foi sendo apresentado através de vários protótipos. Laurens Van Den Acker, referiu que “O novo Renault Clio foi concebido como uma peça de escultura sensual que estimula o desejo. Tal como os músculos, as suas curvas exprimem o dinamismo que irradiava no protótipo DeZir. Sem ângulos agudos ou agressivos, apenas curvas voluptuosas que fazem com que queiras ir até ele e acariciá-lo.”
O novo Clio surgirá também com uma renovada gama de motores a gasolina e Diesel, com destaque para os Energy TCe 90 e TCe 120 gasolina, ao passo que, a Diesel, será proposta a nova geração de motores Energy dCi. Estes motores conjugam os consumos reduzidos com o prazer de condução.
O Energy TCe 90 é o primeiro tricilindrico turbo da marca francesa e oferece 90 cv e 135 Nm, anunciando 4,3 l/100 km e 99 g/km de emissões. O Energy 1.5 dCi 90 Diesel, com 90 cv e 220 Nm, um ganho de 20 Nm face ao actual dCi 85. Anuncia um consumo médio de 3,2 l/100 km e emissões de CO2 de 83 g/km e vem equipado com sistema Stop & Start.
Em estreia no Clio está o 1.2 TCe de 120 cv e 190 Nm com uma caixa automática de dupla embraiagem EDC de seis velocidades, que chegará no primeiro semestre de 2013, ao mesmo tempo que a caixa automática de dupla embraiagem EDC estará disponível para o dCi 90.
De forma a ajudar eficazmente o condutor a reduzir os consumos e as emissões de CO2 a Renault equipou o novo Clio com uma série de ferramentas que incluem um modo ECO, que possibilita, com alteração do desempenho do motor, uma redução do consumo até 10%, indicadores do estilo de condução e de passagem de caixa e uma aplicação Driving eco2, incluída no R-Link.
A versão RS, que apareceu camuflada no Festival de Velocidade de Goodwood, tem estreia oficial agendada para o Salão de Paris, em Setembro.
O Renault Clio IV deverá ser lançado no mercado nacional no próximo mês de novembro. Mais fotografias do novo Clio podem ser visualizadas na secção multimedia: Renault Clio.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=huNYkCRVgrw#![/youtube] [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=WVDJlF-eECU[/youtube] [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Ay4a71_20Oo[/youtube]- PKE Automotive aposta em novo configurador - 12 de Novembro de 2018
- Standvirtual celebra 14º Aniversáriocom campanha de descontos - 13 de Setembro de 2018
- Projeto ‘round trip without sleep’ - 9 de Dezembro de 2017