Menu Fechar

Renault pode transferir produção de Cacia para França

renault-cacia

A Renault admite transferir para França parte da produção de caixas de velocidade feita na fábrica de Cacia, em Aveiro. Esta transferência poderá acontecer no âmbito da reestruturação das suas fábricas francesas, e a comissão de trabalhadores portuguesa aguarda agora esclarecimentos da administração.

Esta questão tem estado em cima da mesa das negociações entre o grupo Renault e os sindicatos franceses, no âmbito do compromisso de relançar as unidades industriais em França.

O objectivo da mudança de produção das caixas J, que equipam o modelo Clio, é revitalizar a fábrica de Cleon, França, confirmou à Lusa Francisco Costa, da comissão de trabalhadores da fábrica CACIA, que teve conhecimento dessa possibilidade através de informações internas, mas não oficiais.

“É a transferência de alguma produção e não da totalidade. O assunto ainda não foi transmitido localmente em Cacia pela administração, pelo que não vou comentar enquanto o director não fizer uma reunião com a Comissão de Trabalhadores para transmitir o que se está a passar”, disse à Lusa Francisco Costa.

Aquele representante dos trabalhadores considera prematuro tomar qualquer posição, porquanto não se sabe ainda que números estão em causa: “Pode ser uma transferência elevada como pode não ser. Não fazemos ideia, pelo que convém esperar e procurar o mais rapidamente possível saber o que se está a passar”.

A fábrica CACIA produz caixas de velocidade e componentes para motores, mas o maior volume de facturação respeita à produção de caixas de velocidade.

Segundo Francisco Costa, a fábrica mantém um elevado ritmo de produção, considerando mesmo que no actual contexto de crise, “a fábrica de Cacia é um oásis no país, com produções muito elevadas”.

A comissão de trabalhadores aguarda que sejam revelados em concreto os valores a transferir para França, admitindo que possa “não ser muito relevante para Cacia e que a produção possa ser transferida sem afectar a fábrica” portuguesa.

Rui Augusto
Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.