Menu Fechar

Renault Symbioz: uma nova era na mobilidade familiar

O Renault Symbioz junta-se a uma orgulhosa linha de veículos familiares, quase 60 anos após o lançamento do Renault 16, com o seu design espaçoso e funcional, e 40 anos após o revolucionário Espace, um veículo adaptável com apenas 4,25m de comprimento, mas capaz de transportar sete pessoas.

Um interior que continua a herança dos favoritos da família Renault
Lançado em 1965, o Renault 16 foi concebido para se distinguir da concorrência, estreando um novo estilo de carroçaria com acesso à bagageira através de uma porta traseira. Mais polivalente que todos os seus contemporâneos, o Renault 16 inclui um banco corrido em posição de “viagem de férias”. Responde às necessidades das famílias que procuram um automóvel adaptado ao seu estilo de vida, acompanhando a rápida evolução social.

Desde então, a Renault continua a inovar com automóveis familiares que acompanham a evolução dos tempos. Foi assim nos anos 80 com o Espace, um automóvel que iniciou uma revolução com o seu design inovador de caixa única e disposição modular. Nos anos 90, a Renault volta a fazê-lo com o Scénic, o primeiro MPV compacto. Concebido para se assemelhar a um casulo, o Scénic apresenta um interior dedicado ao bem-estar dos passageiros.

O Symbioz partilha este mesmo ADN. Capaz de adaptar a bagageira e o habitáculo às necessidades da família, dotado de tecnologias úteis e de dimensões compactas, ideais também para a condução em cidade, junta-se a uma longa linha de modelos versáteis que reflectem a evolução das nossas necessidades. Apresentando a nova linguagem de design da Renault, o Symbioz surge na sequência do recente Scenic E-Tech elétrico e é o último modelo totalmente novo da ofensiva de produtos da Renault.

O melhor do segmento C
Combinando o melhor dos veículos do segmento C da Renault em termos de design modular, conetividade e eficiência, com conhecimento e inteligência, o Symbioz é capaz de satisfazer os mais elevados padrões de conforto a bordo, tanto em viagens curtas como longas. Destina-se, por conseguinte, a uma vasta clientela. Antes de mais, é um automóvel para as famílias que procuram espaço e eficácia com um design modular e contemporâneo. Foi também concebido para os proprietários de frotas empresariais, que procuram um nível de eletrificação, mantendo o TCO sob controlo. Para ambas as categorias de clientes, o Symbioz oferece uma solução vantajosa para todos.

Posicionado abaixo do Austral, o Symbioz reforça a presença da Renault no segmento C. Com apenas 4,41 m de comprimento, este novo modelo completa a gama “híbrida” E-Tech, que inclui o Arkana (4,57 m) e o Austral (4,51 m), ao mesmo tempo que alarga a gama “eléctrica” E-Tech com o Megane e o Scenic E-Tech electric. Esta iniciativa confirma a coerência da estratégia da Renault, que visa responder a todas as necessidades dos utilizadores através da construção de uma gama dupla com plataformas dedicadas.

O Symbioz está equipado com o melhor das tecnologias Renault. Inclui o sistema multimédia OpenR Link com Google integrado, bem como o teto de abrir em vidro opacificante Solarbay e até 24 ajudas à condução de nova geração para uma segurança e um conforto de condução optimizados.

Com uma capacidade de bagageira de até 624 litros – excecional num automóvel desta dimensão – e uma disposição modular com um banco corrido que se rebate para criar um piso plano, o Symbioz está ao nível dos melhores da sua classe. Ao mesmo tempo, mantém-se compacto e ágil. Concebido para o trânsito urbano e para a vida familiar, o Symbioz é idealmente versátil.

O Symbioz é um novo automóvel familiar, ecológico e económico, com um peso inferior a 1.500 kg. Equipado com o grupo motopropulsor híbrido 145 E-Tech, está entre os melhores em termos de consumo de combustível e de emissões, graças a uma tecnologia exclusiva e ultra-eficiente, continuamente melhorada desde o seu lançamento em 2020.

Depois do Arkana, do Megane E-Tech electric, do Austral e do Scenic E-Tech electric, o Symbioz completa a gama de veículos compactos Renault, sendo o último veículo da ofensiva Renaulution no segmento C.

Design moderno e sofisticado
Construído sobre a versão alargada da plataforma CMF-B, o Symbioz é um veículo de proporções equilibradas. Mesmo a saliência traseira, com a sua promessa de espaço para a bagageira, contribui para a fluidez do design global. A traseira complementa a proa moderna e assertiva, com o seu capot alto e horizontal e as suas linhas verticais.

Um design sofisticado e moderno
Os traços esculturais da nova linguagem de design da Renault, visíveis à frente e atrás do Symbioz, enquadram as linhas suaves e simples dos painéis laterais. As arestas limpas dos painéis dianteiro e traseiro captam a luz, estruturando as formas facetadas com um efeito sofisticado. O novo logótipo Renault está omnipresente sob diversas formas. Completamente no centro da grelha, dividido em dois na vertical para a assinatura luminosa, ou transformado em padrão gráfico na grelha do radiador.

Novas jantes exclusivas
Complementando o seu design, o Symbioz apresenta grandes jantes de 19 polegadas nas versões techno esprit Alpine e iconic esprit Alpine. As linhas acentuadamente desenhadas criam um efeito gráfico dinâmico, fazendo com que pareça que a roda está a girar, mesmo quando o veículo está parado.

Um olhar penetrante
Os faróis afilados conferem ao automóvel um olhar penetrante. Uma faixa preta que corre entre os faróis dá à zona frontal um aspeto mais discreto, ao mesmo tempo que faz com que o veículo pareça mais largo. Esta faixa preta reflecte a faixa inferior da cor da carroçaria, sendo o efeito de espelho também visível no padrão das faixas.

Uma traseira original
A extremidade traseira é esculpida, generosa e dinâmica, captando a luz continuamente. Os faróis fazem com que o automóvel pareça mais largo, conferindo-lhe uma forte presença visual e permitindo-lhe passar por passagens estreitas. A porta traseira vertical promete um espaço interior generoso.

Uma paleta de sete tonalidades
O Symbioz está disponível numa gama de sete cores, incluindo a nova tonalidade vibrante do Azul Mercúrio. O icónico Vermelho Flame é oferecido gratuitamente no configurador, que também inclui outras cinco cores: Branco Ártico, Cinzento Ostra, Preto Diamante, Cinzento Cerâmica e Azul Ferro.

Vida a bordo: um espaço de convívio generoso e cheio de luz
Sem sacrificar as suas dimensões exteriores compactas, o Symbioz oferece um espaço interior generoso, combinando uma disposição modular com um banco corrido e uma vasta gama de funcionalidades que contribuem para o conforto a bordo, como o teto de abrir em vidro opacificante Solarbay e a porta traseira eléctrica. Carro polivalente e multifuncional, é também um “espaço de vida” para toda a família.

Um casulo sofisticado
A estrutura do painel de instrumentos do Symbioz tem um acabamento em pintura especial soft-touch na versão techno, e um padrão gradiente azul nas versões techno esprit Alpine e iconic esprit Alpine. A parte inferior do painel de instrumentos é revestida com um tecido desportivo de alta tecnologia nas versões esprit Alpine.

Estofos específicos para cada versão
Os dois primeiros níveis de acabamento têm estofos específicos, que exprimem uma personalidade distinta em função do perfil do cliente-alvo. Na versão techno, os bancos são estofados num tecido espesso com um logótipo discretamente bordado, pespontos amarelos e debruns amarelos e cinzentos. Prosseguindo as sugestões de design específicas desta versão, os bancos das versões esprit Alpine apresentam pespontos em azul e painéis laterais TEP em relevo, enquanto os encostos e as almofadas dos bancos são estofados no mesmo tecido desportivo de alta tecnologia que os painéis interiores das portas e o painel de instrumentos.

Um equilíbrio único entre tamanho e espaço
Mais compacto do que a maioria dos veículos do segmento C (4,41 m de comprimento e 1,79 m de largura), o Symbioz foi concebido para proporcionar um desempenho ágil sem comprometer o espaço interior ou a capacidade de carga, sendo este um dos seus principais pontos fortes. O Symbioz é a combinação ideal entre versatilidade familiar e agilidade urbana.

Excecionalmente modular
O banco traseiro foi concebido para deslizar 16 cm, criando um espaço para os joelhos de 221 mm para os passageiros da retaguarda, mantendo ao mesmo tempo uma capacidade de bagageira de 492 litros nesta configuração. Quando os bancos traseiros não estão ocupados por adultos, o banco corrido desliza para a frente para aumentar a capacidade da bagageira para 624 litros, e até 1.582 litros quando os bancos traseiros estão totalmente rebatidos (60:40). A bagageira não tem rebordo, o que facilita o acesso ao piso plano e o carregamento até dos objectos mais volumosos. Esta é uma configuração particularmente bem-vinda para um modelo familiar.

O Symbioz também dispõe de 24,7 litros de espaço de arrumação no interior do habitáculo, incluindo 7 litros apenas no porta-luvas.

Para carregamento e conetividade, duas tomadas USB-C são fornecidas na frente, com mais duas na traseira. Todas as versões – techno, techno esprit Alpine e iconic esprit Alpine – incluem também um carregador de telemóvel sem fios de série.

Ambiente interior personalizável
As definições MULTI-SENSE permitem variar numerosos parâmetros do veículo, tanto de natureza técnica (como a sensação de condução) como relacionados com o ambiente no habitáculo, como a regulação da iluminação ambiente a bordo. Acessíveis através do ecrã tátil ou de um botão no volante, permitem ao utilizador escolher entre quatro vistas, cinco widgets (aplicações interactivas ou miniaturas) e oito cores de iluminação para o ecrã do painel de bordo digital. Oferecem também uma escolha de 48 cores para as faixas de iluminação ambiente LED “Living Lights” no painel de instrumentos e nos painéis das portas. Para criar um ambiente mais relaxante, a cor da iluminação é ajustada automaticamente a cada 30 minutos com base no ciclo circadiano (relógio biológico de 24 horas) e na hora do dia (cores frias durante o dia, cores quentes à noite).

Ajudas à condução
Lançado em 2023, o Programa Human First traduz o compromisso da Renault em melhorar a segurança dos condutores, passageiros e outros utentes da estrada em todo o mundo, através de uma série de avanços tecnológicos. Reflexo desta ambição, o Symbioz está ao nível dos melhores em termos de segurança passiva e ativa, estando equipado com 6 airbags e até 24 dispositivos de ajuda à condução de nova geração (ADAS).

Condução autónoma
O Active Driver Assist é um sistema de condução autónoma de nível 2, uma evolução do conhecido assistente de autoestrada e de trânsito, já disponível na gama Renault. Aqui, o sistema torna-se sensível ao contexto, alargando o seu campo de ação para além das auto-estradas. Combina o controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo, incluindo o Stop & Go, com o assistente de centragem na faixa de rodagem e o reconhecimento de sinais de trânsito para criar um sistema inteligente. Ao integrar estas funções com dados de geolocalização e cartografia específica, o veículo é capaz de conduzir de forma autónoma, mesmo que o condutor seja obrigado por lei a manter o contacto com o volante. Esta função é muito útil, por exemplo, em engarrafamentos, contribuindo para uma experiência de condução menos stressante e mais confortável.

Reconhecimento de sinais de trânsito
Os condutores também podem ativar o reconhecimento dos sinais de trânsito com o aviso de excesso de velocidade, independentemente do Active Driver Assist. Esta função apresenta o limite de velocidade autorizado atual no painel de instrumentos e no ecrã de navegação. Se a velocidade do veículo for superior à velocidade reconhecida, é apresentado um aviso visual. Um botão no volante permite ao condutor ativar o limitador de velocidade, o controlo de velocidade de cruzeiro e o controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo para se adaptar automaticamente ao limite de velocidade legal.

Travagem de emergência automática traseira
Um dos principais auxiliares de condução do Symbioz é o sistema de travagem de emergência traseira, que também é utilizado nas manobras de marcha-atrás. Quando os sensores ultra-sónicos detectam um potencial obstáculo (como um peão, um ciclista ou um poste), o sistema emite um aviso visual e sonoro. Se o condutor não reagir, o sistema aplica uma travagem de emergência durante dois segundos para evitar uma colisão. O sistema está operacional quando se faz marcha-atrás a velocidades entre 2 e 6 mph.

Safety Coach: conselhos personalizados para uma condução mais responsável
Para apoiar os condutores e reduzir o risco de acidentes, o Symbioz inclui o Safety Coach, uma função concebida para aumentar a sensibilização para o comportamento e práticas de condução. Classifica o seu estilo de condução numa escala de 0 a 100, tendo em conta a velocidade, o percurso e as distâncias de segurança, e fornece conselhos personalizados, tanto em termos de condução como de utilização do ADAS, para sugerir áreas de melhoria.

Definições personalizadas
Um novo botão à direita do volante – My Safety Switch – permite aos condutores ativar ou desativar as suas definições preferidas para nada menos do que seis ADAS ao mesmo tempo, com o toque de um botão. As definições personalizadas incluem se a função deve ser activada, a que nível, se devem ser permitidos alertas sonoros, etc.

Grupo motopropulsor totalmente híbrido E-Tech
Renault Symbioz está equipado com o grupo motopropulsor híbrido E-Tech 145. Altamente eficaz e, portanto, económica, oferece o conforto e o silêncio da condução eléctrica em cidade, sem necessidade de carregamento.

Escolhas tecnológicas sem compromissos
Mais de 150 patentes foram registadas para a tecnologia E-Tech full-hybrid. Apoiando-se na experiência da Renault na Fórmula 1, nomeadamente em matéria de recuperação e regeneração de energia, oferece um desempenho dinâmico e eficaz. A arquitetura híbrida série-paralela associa dois motores eléctricos, um e-motor de 36 kW e um HSG (High-voltage Starter Generator) de 18 kW, a um motor a gasolina de 1,6 litros e 4 cilindros com 94 cv, associado a uma caixa de velocidades inteligente multimodo sem embraiagem e a uma bateria de 1,2 kWh.

A caixa de velocidades tem quatro mudanças para o motor a gasolina e duas mudanças para o motor elétrico principal. O grupo motopropulsor híbrido 145 E-Tech combina o funcionamento do motor de combustão e do motor elétrico em até 14 modos diferentes para uma eficiência de combustível optimizada.

Ênfase no funcionamento elétrico
O Symbioz arranca sempre em modo elétrico. Em autoestrada, o grupo motopropulsor é concebido para permitir que o motor de combustão accione diretamente as rodas. Com esta tecnologia Renault, o Symbioz optimiza o consumo de combustível em todos os terrenos, com um ciclo WLTP calculado em 4,6 litros/100 km.

Otimização contínua
O grupo motopropulsor foi constantemente optimizado desde o seu lançamento, nomeadamente em termos de gestão do software. O objetivo é melhorar o consumo de combustível e o conforto de condução, nomeadamente em autoestrada. O Symbioz está equipado com a nova função “E-Save”, que é activada por um botão junto ao volante no painel de bordo e mantém uma carga de bateria de pelo menos 40%. Isto assegura um desempenho ótimo quando se conduz numa subida, por exemplo.

Condução híbrida preditiva
O Symbioz também inclui a condução híbrida preditiva, uma função que maximiza a utilização da energia eléctrica em detrimento da energia de combustão para um menor consumo de combustível. Utilizando os dados fornecidos pela função de mapeamento conectado, tem em conta a topografia (colinas, descidas, etc.), o tempo de viagem e o tráfego. Estes dados são previamente processados pelo sistema de gestão da bateria, permitindo-lhe maximizar a utilização da energia eléctrica. Está disponível um resumo da condução sob a forma de um gráfico de barras que indica o consumo e a distância percorrida em modo totalmente elétrico.

Especificações técnicas

DIMENSÕES E PESO
Comprimento total :
Largura :
Altura :
Distância entre eixos :
Consola dianteira :
Consola traseira :
Distância ao solo :
Peso :
Volume da bagageira :
4,413 mm
1,797 mm
1,575 mm
2,638 mm
892 mm
890 mm
169 mm
1500 kg
Até 624 litros

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.