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Rolls-Royce Black Badge Cullinan Série II: o alter ego, evoluído

O alter-ego disruptivo da Rolls-Royce, o Black Badge, atingiu a sua apoteose no Cullinan, onde a sua atitude assertiva e intransigente apela aos clientes que procuram as formas mais ousadas de auto-expressão. Atualmente, a marca apresenta uma clara evolução deste automóvel subversivo com o Black Badge Cullinan Série II.

O Black Badge Cullinan Série II afirma a sua presença com um tratamento frontal impactante. O principal fator de diferenciação é o design da entrada de ar inferior. Estas peças geométricas incorporam veios alargados, assinalando o carácter dinâmico mais urgente do automóvel. Por cima, encontra-se a icónica grelha Pantheon da marca, que foi iluminada pela primeira vez no Cullinan e no Black Badge Cullinan Série II. No caso do Black Badge, a grelha tem um acabamento na cor preta caraterística da série, embora uma “linha do horizonte” prateada crie uma sensação de amplitude e solidez, enquadrando as luzes diurnas verticais do automóvel. Para os clientes que desejem envolver totalmente o seu automóvel na escuridão, este também está disponível com um acabamento totalmente preto.

Todos os elementos de pormenor da carroçaria exterior e os trabalhos de brilho, incluindo a estatueta Spirit of Ecstasy, também são acabados em Preto. Pela primeira vez na história do Black Badge, este acabamento estende-se agora desde as molduras das janelas e lanças das portas até aos puxadores das portas. Cada peça é preparada à mão pelos artesãos da marca: primeiro, é utilizada uma lixa ligeira no puxador para criar uma “chave” para um primário resistente, sobre o qual são depois aplicadas quatro camadas de tinta preta. Após a cura, estas peças são polidas individualmente para garantir que combinam com a carroçaria rica e de alto brilho do Black Badge Cullinan Série II.

Outros elementos escurecidos, incluindo a porta traseira e os acentos do para-choques, bem como os escapes do automóvel, são tratados com um eletrólito cromado específico para obter o efeito preto espelhado. Este é introduzido no processo tradicional de cromagem e co-depositado no substrato de aço inoxidável, escurecendo o acabamento. A sua espessura final é de apenas um micrómetro – cerca de um centésimo da largura de um cabelo humano. Cada um destes componentes é polido à mão com precisão para obter um acabamento cromado preto espelhado antes de ser montado no automóvel.

Os clientes do Black Badge Cullinan Série II podem agora estender as cores exteriores a todas as superfícies inferiores da carroçaria, bem como à soleira inferior subtilmente melhorada, às valências e ao para-choques dianteiro inferior – um tratamento reservado ao Black Badge Cullinan Série II. Este tratamento rebaixa visualmente o automóvel, criando uma afirmação mais dinâmica que amplifica ainda mais a sua forma monolítica.

O tratamento exterior é completado com jantes de 23 polegadas – a primeira vez que a marca oferece jantes deste tamanho para um automóvel com o Black Badge. À distância, o design parece consistir em cinco raios com acabamento em preto brilhante e prateado. De facto, existem 10 raios entrelaçados: o efeito visual é criado por um jogo cuidadosamente orquestrado entre superfícies polidas, pintadas e rebaixadas e negativas. O design também permite uma visão clara das pinças de travão de disco Black Badge, apresentadas num vermelho caraterístico, que também podem ser acabadas em preto, turquesa, mandarim ou amarelo forja.

Os materiais avançados e técnicos tornaram-se uma imagem de marca dos automóveis Black Badge Rolls-Royce. Para o Black Badge Cullinan Série II, este tema continua. Os clientes expressaram o seu apreço pelo acabamento Technical Carbon do Black Badge Cullinan original – com base nisto, este material requintado foi mantido para o Série II. O acabamento em fibra de carbono “naked-weave” foi desenvolvido para criar um padrão preciso e repetitivo de formas geométricas que criam um efeito tridimensional. Cada folha de Carbono Técnico é acabada com seis camadas de verniz antes de ser deixada a curar durante 72 horas e, em seguida, todas as 23 peças são polidas à mão para um acabamento espelhado. Este processo demora 21 dias no total.

Se forem encomendados Bancos Traseiros Individuais, os clientes podem incluir o motivo da família Black Badge, conhecido como o símbolo infinito, na secção traseira em Technical Carbon “Waterfall” que separa os bancos traseiros reclináveis e esconde o refrigerador de champanhe do Cullinan Série II. Esta delicada peça de alumínio está colocada entre a terceira e a quarta camada de seis camadas de verniz subtilmente matizado, criando a ilusão de que o símbolo está a flutuar sobre o Technical Carbon. Na configuração Lounge Seat, o símbolo do infinito é bordado.

Os próprios bancos estão disponíveis para encomenda no novo e deslumbrante tecido Duality Twill da marca, um novo tecido de rayon feito de bambu e inspirado no extenso bosque de bambu do Le Jardin des Méditerranées na Côte d’Azur, vizinho da antiga casa de inverno de Sir Henry Royce, a Villa Mimosa. O tecido de sarja é bordado com um gráfico artístico “Duality”. Baseado numa interpretação abstrata das duas letras R interligadas, iniciais dos fundadores da marca, o desenho reflecte uma clara influência náutica, fazendo lembrar as linhas de corda entrelaçadas que se encontram nos iates à vela – outra alusão subtil à Riviera Francesa.

Um interior Duality Twill completo do tecido intrincadamente bordado incorpora até 2,2 milhões de pontos e 11 quilómetros de fio. Este material requintado pode ser ainda mais dramatizado com cores arrojadas Bespoke, realçando ainda mais este novo acabamento notável para os clientes Black Badge.

Os assentos com Perfuração Colocada também podem ser incorporados nesta expressão arrojada do Cullinan. Até 107.000 perfurações de 0,8 e 1,2 milímetros são feitas no couro dos bancos, criando um padrão abstrato, inspirado nas formas e sombras em constante mudança das nuvens sobre o Home of Rolls-Royce em Goodwood nas horas do crepúsculo.

O ambiente escuro do Black Badge continua com os metais interiores. Os contornos das saídas de ar no painel de instrumentos e no habitáculo traseiro são escurecidos por deposição física de vapor, um método de coloração do metal que não descolora ou mancha com o tempo ou com a utilização repetida.

Os princípios de design subversivo dos automóveis Black Badge também foram aplicados ao exclusivo Armário do Relógio do Cullinan Série II. Esta vitrina embutida apresenta um relógio analógico e uma estatueta do Spirit of Ecstasy iluminada. O Spirit of Ecstasy é construído em aço inoxidável sólido e pintado em preto, lembrando a figura que se encontra na proa do Black Badge Cullinan Série II. O armário do relógio é ladeado pelo novo painel de instrumentos iluminado da Cullinan, que apresenta um símbolo infinito etéreo e brilhante dentro do novo padrão vertical Cityscape.

O Black Badge Cullinan Série II é também palco de um tratamento digital exclusivo Bespoke, com os mostradores dos instrumentos agora disponíveis em quatro cores neo-futuristas: Vivid Grellow, Neon Nights, Cyan Fire e o estilo caleidoscópico Synth Wave.

Na primeira versão do Black Badge Cullinan, os clientes solicitaram que a experiência Black Badge fosse além do tratamento estético do automóvel. Nos cinco anos que decorreram desde o seu lançamento, as alterações efectuadas pelos engenheiros da Rolls-Royce para o automóvel de 2019, que incluíram molas pneumáticas de maior capacidade para aliviar o rolamento da carroçaria e a adição de reservas de potência ainda maiores, tornaram-se parte integrante do apelo deste arrojado automóvel. Assim, estas qualidades são preservadas no Black Badge Cullinan Série II, incluindo o motor V12 de 6,75 litros com turbocompressor duplo, que gera uma potência total de 600 cv e 900 Nm de binário.

Para explorar a potência adicional, a transmissão e o acelerador permanecem calibrados para uma aceleração mais imediata. A caixa de oito velocidades ZF e os eixos direccionais dianteiro e traseiro trabalham em conjunto para ajustar os níveis de feedback para o condutor, dependendo das entradas do acelerador e da direção, sem comprometer a experiência de “passeio no tapete mágico” sem esforço do automóvel.

Premir o botão “Low” na alavanca de seleção de velocidades continua a desbloquear outras tecnologias Black Badge. Quando ativado, os condutores sentem uma alteração no tom e no volume do sistema de escape Bespoke Black Badge, sinalizando que todas as reservas de binário de 900 Nm estão disponíveis a partir das 1700 rpm – apenas 700 rpm acima da velocidade de cruzeiro. O modo Low também aumenta a velocidade das mudanças de velocidade em 50% quando o acelerador é pressionado até 90%. Para tirar o máximo partido do Black Badge Cullinan Série II, o curso do pedal do travão foi reduzido para criar uma resposta mais imediata às solicitações do condutor.

Tal como o seu antecessor, o Black Badge Cullinan Série II define uma atitude e um código estético distintos no sector do super-luxo. Os clientes que utilizam esta expressão da marca fazem-no nos seus próprios termos – com o Black Badge Cullinan Série II, a Rolls-Royce assinala o seu compromisso contínuo com as exigências destes indivíduos e com a sua ousada apreciação do luxo.

Sérgio Gonçalves

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