
A Rolls-Royce Motor Cars tem o privilégio de apresentar o Rolls-Royce La Rose Noire Droptail, uma obra-prima de carruagem escura, ousada e dramática. Este extraordinário automóvel, apresentado hoje aos clientes que o encomendaram num evento privado perto de Pebble Beach, na Califórnia, simboliza a destilação de experiências, momentos significativos e objectos de arte acarinhados pelos seus proprietários – uma família internacional que exemplifica o conhecimento e o luxo da mais alta ordem. De facto, os designers da Coachbuild descreveram o talento da família para uma curadoria sensível e informada nas suas casas e na sua notável coleção de automóveis e ícones da moda, como uma forma de arte em si mesma.
O Rolls-Royce La Rose Noire Droptail é inspirado no fascínio da rosa Baccara Negra, uma flor intensa e aveludada, originária de França e adorada pela mãe da família que o encomendou. A cor escura de romã das suas pétalas parece quase preta, mas à luz direta, um brilho vermelho e perolado é revelado na superfície escura. Estas duas cores formam a paleta primária de La Rose Noire Droptail. A primeira tonalidade vermelha é designada “True Love” (Amor verdadeiro) em reconhecimento do romance que o cliente pretendia captar nesta encomenda. O tom mais escuro é designado por “Mystery”, inspirado na natureza misteriosa da rosa, que parece mudar de cor quando vista de diferentes ângulos. De facto, foi a essência do amor verdadeiro e o mistério da exploração e das viagens que cativaram os clientes ao longo do processo de encomenda.

A carroçaria exterior é acabada no brilhante e complexo vermelho True Love. Tal como a rosa de Black Baccara, o automóvel também parece mudar de cor consoante o ponto a partir do qual é examinado. Para conseguir esta rica variação, os especialistas em acabamento de superfícies desenvolveram um processo de pintura completamente novo, que foi aperfeiçoado ao longo de 150 cuidadosas iterações. A uma camada de base, cuja cor é um segredo bem guardado, seguiram-se cinco camadas de verniz transparente, cada uma misturada com um tom ligeiramente diferente de vermelho.
O tema duotónico estende-se ao trabalho brilhante do La Rose Noire Droptail. O acabamento escuro, denominado Hydroshade devido à sua qualidade líquida, foi desenvolvido especificamente para este projeto. Estas peças não são pintadas; em vez disso, um eletrólito de cromo específico é introduzido no processo de cromagem e co-depositado em cada substrato de aço inoxidável numa camada de apenas um mícron de espessura – aproximadamente a mesma largura de um fio de seda de teia de aranha. Este acabamento escuro, mas refletor, continua em detalhes metálicos seleccionados em todo o interior, cada um dos quais foi polido com precisão à mão para obter um acabamento de alto brilho.

Uma capota amovível foi concebida para dar ao Droptail duas características distintas: sem o tejadilho, o Droptail é um roadster leve e aberto; com o tejadilho instalado, torna-se um coupé formidável e dramático. Exclusivamente para La Rose Noire, o tejadilho tem uma inclinação baixa única, que é ainda mais exagerada com uma inclinação mais rápida e mais longa para sustentar o seu carácter assertivo e glamoroso. Atrás dele, está incluído um lingote com o nome do automóvel – uma estreia para a Rolls-Royce. O tejadilho totalmente Bespoke também inclui uma secção de vidro electrocrómico, que transita instantaneamente para uma tonalidade quase translúcida com o toque de um botão, convidando os clientes a explorar o mundo acima.
A paixão dos clientes pelo detalhe é exemplificada nas palhetas da grelha Pantheon do La Rose Noire Droptail. Num embelezamento discreto, a tinta True Love é aplicada à mão como um acento na superfície inversa das próprias palhetas – um detalhe refinado que só é visível através de reflexo indireto.

Este subtil floreado continua na intrincada entrada de ar frontal inferior. Esta peça altamente detalhada foi concebida digitalmente e impressa em 3D num composto leve e incorpora 202 lingotes de aço inoxidável polidos à mão, cada um deles pintado à mão na tonalidade True Love.
Um elemento exterior significativo é o tratamento das impressionantes jantes de liga leve, que apresentam o acabamento em tinta Mystery escura. Tal como a própria flor, à distância, o acabamento parece ser preto, mas quando se examina mais de perto, a luz do sol revela tons vermelhos escuros cintilantes. A pintura Mystery é aplicada em toda a superfície da jante e depois, através de um processo de fresagem de diamante de alta precisão, as áreas da pintura são removidas para expor os acentos do material de base da liga que são depois polidos. Este tratamento enfatiza a natureza direcional da jante e o seu tamanho arrojado de 22 polegadas, sustentando a personalidade formidável desta Droptail.
O elemento mais notável deste extraordinário automóvel é o seu interior acolhedor. Este revela a expressão mais complexa da parquetaria alguma vez criada na Rolls-Royce – o produto de quase dois anos de desenvolvimento, intensa experimentação e trabalho manual.

A obra de arte representa uma expressão abstrata de pétalas de rosa em queda, formada por 1.603 peças de triângulos de folha de madeira preta. O padrão altamente complexo é formado por 1070 elementos perfeitamente simétricos que formam o fundo e 533 peças vermelhas posicionadas assimetricamente que representam as pétalas de rosa. A assimetria foi solicitada pelos clientes para representar uma “dispersão” natural e orgânica das pétalas.
Fabricado em madeira de plátano preto proveniente de França, como homenagem subtil à proveniência francesa de La Rose Noire, cada triângulo é cortado, lixado e posicionado com precisão à mão. As peças que parecem estar manchadas de cinzento claro e cinzento escuro são, de facto, apresentadas na sua tonalidade natural; a diferença de cores é conseguida através da utilização de folheado de vários troncos com diferentes “figuras” – o padrão natural do folheado. Para evitar que a cor se desvanecesse com o tempo, os artesãos da marca passaram um ano a desenvolver uma nova fórmula de verniz para proteger esta extraordinária projeção do artesanato contemporâneo.

Esta peça intrincadamente detalhada e envolvente envolve os ocupantes do automóvel, estendendo-se desde o painel traseiro, passando pelas portas, até ao extenso painel de instrumentos. A sua montagem exigiu uma concentração tão intensa que o único artesão encarregado de a criar só podia trabalhar em sessões de uma hora, durante um máximo de cinco horas por dia, para garantir que mantinha a concentração necessária para uma execução perfeita. O artesão, que trabalha com a Rolls-Royce desde a sua aprendizagem, passou semanas a trabalhar em silêncio absoluto num espaço com isolamento acústico para evitar quaisquer potenciais distracções. Para criar o que é inquestionavelmente uma obra de arte por direito próprio, foram necessários mais de nove meses no total.
Resolvendo o interior, os dois bancos do La Rose Noire Droptail são decorados nas extremidades com pele Mystery vermelho-escuro e pele True Love vermelho-claro, cada uma com um subtil brilho de cobre, evocando a textura perolada das pétalas da rosa Black Baccara.
O painel de instrumentos do Rolls-Royce La Rose Noire Droptail está equipado com um relógio único integrado da Audemars Piguet, especialmente encomendado pelo cliente. O Royal Oak Concept Split-Seconds Chronograph GMT Large Date, de 43 mm, é alimentado por um movimento único de corda automática Calibre 4407, que inclui um cronógrafo flyback e um mecanismo de fracionamento de segundos. Combinando magistralmente com a cor de La Rose Noire, incorpora contadores vermelhos e uma luneta interior vermelha, proporcionando um contraste brilhante com o mostrador preto “trabalhado a céu aberto” realçado com biséis em tom de ródio.

A integração do relógio representou um desafio significativo: os clientes solicitaram que fosse montado no automóvel e também que fosse amovível, para que pudesse ser preso a uma bracelete e usado. Isto foi conseguido com um mecanismo de fecho elétrico que apresenta suavemente o relógio com o toque de um botão.
Uma vez retirado o relógio, a abertura do painel de instrumentos é coberta por um elegante relógio de titânio com cabeça em branco trabalhada a céu aberto, onde se destaca uma moeda em ouro branco com uma rosa gravada, esculpida à mão pelos artesãos da Audemars Piguet. As subtis gravações de rosas nos trastes dos altifalantes Bespoke Audio do automóvel espelham este motivo. Cada uma das peças foi meticulosamente trabalhada à mão no atelier da marca suíça e representa as únicas expressões literais da Rosa de Baccara em todo o automóvel.
Uma bolsa fina e macia em pele nos painéis das portas aloja a bracelete e o relógio de cabeça em branco, enquanto o relógio é apresentado no painel de instrumentos.

Para celebrar o seu Rolls-Royce La Rose Noire Droptail, os proprietários encomendaram uma colheita exclusiva de Champagne de Lossy, uma das suas propriedades vinícolas favoritas. Este facto tem um significado especial, uma vez que o vinho especial criado para o La Rose Noire Droptail é um dos poucos e preciosos vintages produzidos pelo Chateau nos seus 160 anos de história.
Como ponto de partida perfeito, a família encomendante solicitou uma arca de champanhe Rolls-Royce exclusiva. Com parquet de pétalas de rosa a condizer e coordenada para combinar com a paleta de cores e os materiais do automóvel, é o produto da mesma atenção meticulosa aos pormenores que o Rolls-Royce dos clientes.
Ao premir um botão, a arca de champanhe abre-se, revelando um intrincado conjunto de champanhe repleto de flutes de champanhe em cristal soprado à mão. A tampa exterior transforma-se num tabuleiro de servir em madeira de sicómoro preto de poro aberto, com um desenho do Chateau no centro da incrustação em aço inoxidável escovado e cortado a laser.

Os lados são adornados com o mesmo trabalho de parquet intrincado da La Rose Noire Droptail. Uma vez abertas, revelam duas redes que acolhem a edição especial de Champagne de Lossy dos clientes, concebida para combinar com o esquema de cores do automóvel. Os refrigeradores de champanhe térmicos armazenados, feitos de alumínio anodizado preto e fibra de carbono, têm acabamentos na tonalidade Mystery escura e garantem que o champanhe é mantido à temperatura ideal para beber.
Este automóvel arrojado e histórico é uma celebração romântica do casal que o criou, caracterizado pela paixão e por um desejo irrequieto de experiências significativas. Ao encomendar esta extraordinária expressão do Droptail, esta notável família não só moldou o seu próprio legado, como também participou na lenda da Rolls-Royce Motor Cars.
- Škoda Enyaq em 2024 - 6 de Dezembro de 2023
- Os veículos são agora demasiado complexos para serem reparados pelos próprios condutores - 6 de Dezembro de 2023
- Electrikhana Two de Ken Block - 6 de Dezembro de 2023