O SEAT Leon assinala este ano o seu 25º aniversário. Desde o seu lançamento original em 1999, este automóvel tem liderado o segmento dos compactos ao longo de quatro gerações, sempre determinado a inovar em termos de design, tecnologia, desportividade e equipamento. O SEAT Leon tem estado sempre à frente do seu tempo, e os seguintes marcos são a prova disso:
Liderar o caminho a partir de Barcelona. A SEAT sente-se honrada pelo facto de um dos seus automóveis de maior sucesso ser concebido, desenvolvido e produzido inteiramente em Barcelona, onde mais de 2,5 milhões de unidades do SEAT Leon foram fabricadas até à data.
Uma declaração de intenções. Desenhado por Giorgetto Giugiaro, o SEAT Leon de primeira geração chegou com um estrondo, assinalando o regresso da SEAT ao segmento dos automóveis compactos. Que melhor forma de deixar a sua marca do que ser o primeiro modelo da marca com tração às quatro rodas, alimentado por uma caixa de seis velocidades e com uma potência até 180 cv?
Uma evolução constante. A segunda geração chegou em 2005, com um design mais arrojado e aerodinâmico, fruto da imaginação de Walter de Silva. Revolucionou um segmento tradicionalmente clássico com um exterior com puxadores das portas traseiras embutidos que o faziam parecer um modelo de 2 portas. Este carro combinava desportivismo, tanto visualmente como em termos de desempenho, com motores mais eficientes. O seu sucessor, a terceira geração do SEAT Leon, foi um ponto de viragem na história da marca, definindo um antes e um depois. A utilização de tecnologia de ponta nos sistemas de infoentretenimento, a assistência à segurança do condutor e o facto de ter sido o primeiro automóvel compacto a integrar iluminação totalmente LED foram algumas das chaves do seu sucesso. Esta combinação de engenharia avançada e design elegante consolidou-o como um dos modelos mais destacados do seu segmento, sendo a geração mais vendida do SEAT Leon até à data, ultrapassando o limiar de um milhão de unidades entregues.
Na vanguarda da mudança. A quarta geração do SEAT Leon é a mais avançada tecnologicamente na história da marca, pois é o primeiro veículo 100% conectado. Dispõe também de cinco grupos motopropulsores diferentes, incluindo o e-HYBRID, que na sua época foi o primeiro híbrido elétrico plug-in da SEAT. O compromisso da empresa foi ainda mais longe com a última atualização revelada para o seu 25º aniversário. Agora, o novo motor 1.5 e-HYBRID, com uma autonomia eléctrica de 83 milhas, permite um carregamento rápido em apenas 26 minutos e melhora os sistemas de segurança e de iluminação, com os inovadores faróis Matrix LED que permitem conduzir com os máximos activados sem encandear os outros condutores. É um modelo que continua a demonstrar a sua liderança e é sinónimo de mobilidade inteligente.
Reconhecimento internacional. O SEAT Leon já ganhou dezenas de prémios desde a sua estreia, desde os prémios “Carro do Ano” de 2014 e 2021 em Espanha, aos prémios “Carro do Ano” e “Carro Familiar do Ano” de 2021 em Portugal e ao prémio “Carro Importado do Ano” de 2021 na Argentina. Mas as distinções vão além do desempenho na estrada, já que a sua proeza desportiva também levou a vitórias na pista de corridas: a segunda geração do SEAT Leon ganhou títulos consecutivos do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC) em 2008 e 2009, tornando-se a primeira marca na história movida por um motor diesel a ganhar um título mundial da FIA (Federação Internacional do Automóvel).
Deixando a sua marca. O sucesso do SEAT Leon vai para além das vendas, com aparições como estrela em filmes como 3 Dias para Matar e Homens de Preto: Internacional, ou nas séries Dark e Sherlock. A sua popularidade também deu origem a versões peculiares, como o SEAT Leon Trencadís em 2020, que foi uma homenagem ao arquiteto Antonio Gaudí. Apresentava uma camuflagem exterior única, inspirada na técnica artística de reutilização de azulejos partidos para criar mosaicos. Entretanto, o SEAT Leon Cristobal foi um concept car criado em 2018 que estava equipado com até 16 assistentes de segurança para evitar o maior número possível de acidentes de viação. Durante estes últimos 25 anos, o SEAT Leon tem sido a estrela de momentos inesquecíveis, deixando um legado que continua a liderar o caminho para o futuro.
- Equipa luso-francesa conquista nona vitória em Fronteira - 8 de Dezembro de 2024
- O novo Mercedes-AMG PureSpeed: a pequena série exclusiva celebra a sua estreia mundial - 7 de Dezembro de 2024
- Competição em Fronteira começou para co-pilotos especiais - 5 de Dezembro de 2024