A Renault coloca ao serviço dos motores de série toda a sua vitoriosa experiência no exigente mundo da Fórmula 1 para melhorar a eficiência energética dos seus motores. O mais recente resultado da estratégia de downsizing é o motor Energy dCi 160 Twin Turbo que é o primeiro motor 1,6 Diesel com dupla sobrealimentação.
Com uma cilindrada de 1598cm3, uma potência de 160 cv e um binário de 380Nm, este motor tem performances ao nível de um motor de 2 litros de cilindrada. Este é um resultado excepcional para um motor de 1,6 litros e que, para além disto, regista consumos e emissões de CO2 25% inferiores às dos motores de 2l.
Este desempenho deve-se à introdução da dupla sobrealimentação.
A tecnologia « Twin Turbo » permite conciliar, num motor Diesel, o elevado binário nos baixos regimes com uma elevada potência, com um claro benefício imediato para o prazer da condução.
O sistema é composto por dois turbocompressores dispostos em sequência :
Um motor hi-tech com tecnologias directamente retiradas da F1
O encadeamento de sofisticados turbocompressores não é o único elo de ligação entre o motor 1.6 Renault Energy F1 e o 1.6 Renault Energy dCi. Este último integra várias tecnologias directamente retiradas da experiência da Renault na F1 e, nomeadamente, no que diz respeito ao arrefecimento e à redução das vibrações:
O motor 1.6 Energy dCi 160 Twin Turbo adopta um sistema de injecção de 1 800 bars de pressão e respeita os critérios da norma de despoluição Euro 6b.
Este motor irá equipar os futuros automóveis da Renault nos segmentos D e E.
- PKE Automotive aposta em novo configurador - 12 de Novembro de 2018
- Standvirtual celebra 14º Aniversáriocom campanha de descontos - 13 de Setembro de 2018
- Projeto ‘round trip without sleep’ - 9 de Dezembro de 2017