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Sistema de bancos Flex7 da Opel faz 15 anos e continua a evoluir

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Em 1999, quando lançou o sistema de bancos Flex7, a Opel assinou uma das inovações marcantes da indústria automóvel. O Flex7 tornou-se na referência absoluta em versatilidade no que diz respeito à utilização do automóvel. A sofisticada solução de arranjo dos bancos iniciou um percurso de verdadeiro sucesso com a primeira geração do Zafira, beneficiando pouco tempo depois de melhoramentos de pormenor quando o modelo da geração seguinte chegou em 2005. O pioneiro Zafira foi distinguido com o “Volante de Ouro” logo no ano de lançamento. A Opel vendeu mais de 2,2 milhões de unidades Zafira da primeira e segunda gerações até ao lançamento, em 2011, do Zafira Tourer. Este modelo, que ficou conhecido pelo ‘salão sobre rodas’, eleva ainda mais a combinação de funcionalidade e o conforto.

Zafira – o pioneiro monovolume compacto de sete lugares

A fórmula de sucesso Flex7 assenta num conceito aparentemente simples: total versatilidade a bordo, sem necessidade de retirar bancos do habitáculo. Logo a partir do Zafira da primeira geração, a terceira fila de assentos podia ser rebatida, individualmente ou em conjunto, baixando ao nível do piso da bagageira. Para permitir uma notável capacidade de carga de 1700 litros, o utilizador tinha apenas que avançar um pouco os bancos da fila do meio e, em apenas 15 segundos, o Zafira de sete lugares transformava-se num espaçoso automóvel de cinco ou de dois lugares. «O nosso objetivo foi tornar tudo o mais fácil possível, exigindo o menor esforço» explica Frank Leopold, ‘pai’ do sistema Flex7 e hoje responsável pela Engenharia para a Inovação da Opel. «Como cliente típico, imaginámos uma mãe com o filho ao colo a tentar alterar a configuração dos bancos. Nenhum outro automóvel oferecia tal versatilidade e simplicidade de operação. De repente, a Opel tornava o dia-a-dia das famílias, mesmo as mais numerosas, muito mais simples.

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Com a chegada do Flex7, a Opel punha fim à necessidade que até então prevalecia no universo dos monovolumes, que era a de retirar e carregar bancos pesados para criar mais espaço. E o que torna o sistema da Opel ainda mais especial é o facto de, passados 15 anos, não é muito comum os modelos de marcas concorrentes disponibilizarem sistemas idênticos.

Zafira e Zafira Tourer

Na segunda geração do Zafira, em 2005, os engenheiros da Opel otimizaram a manipulação dos bancos da segunda fila para ser possível rebater a 40:20:40, permitindo assim sentar confortavelmente passageiros adultos nos bancos exteriores individuais. Em 2011, a introdução do Flex7 Plus transformou o novo Zafira Tourer na referência da versatilidade por excelência. Enquanto os bancos da terceira fila continuavam a poder ser rebatidos para ficarem ao nível do piso da bagageira, a segunda fila foi completamente redesenhada. Não se tratava já de uma configuração de banco corrido, mas sim de três bancos individuais, todos eles rebatíveis, criando assim um piso completamente plano de dimensões ainda maiores. Os três bancos foram também concebidos para deslizarem independentemente no sentido longitudinal, num curso máximo de 210 mm. Com a segunda fila de bancos rebatida, a capacidade máxima da bagageira aumentava para 1860 litros. «Com versatilidade inédita, o Zafira Tourer pode ser também um automóvel ideal para viagens de negócios, tornando-o em muito mais do que uma carrinha familiar», defende Frank Leopold.

Viajar em ‘primeira classe’ num ‘salão sobre rodas’

O principal destaque do atual Zafira Tourer vai para o sistema de bancos ‘Lounge’ que oferece aos ocupantes da segunda fila um espaço generoso idêntico ao de uma berlina de categoria superior. O engenhoso mecanismo de rebatimento/aproximação é muito fácil de manusear, permitindo transformar as costas do banco central em apoia-braços confortáveis para os passageiros que ocupam os bancos das das extremidades. Estes bancos podem deslizar 280 mm para trás, criando muito espaço suplementar para as pernas (referência do segmento). Os bancos podem igualmente deslizar 50 mm para o centro do habitáculo, uma verdadeira novidade, que aumenta significativamente o espaço à altura dos ombros.

Série Flex: receita de sucesso para outros modelos Opel

Desde o lançamento do sistema Flex7, em 1999, a Opel desenvolveu uma série de conceitos de habitáculos versáteis, os quais foi progressivamente integrando noutros modelos. Os formatos FlexSpace, FlexDoors e consola central FlexRail do Opel Meriva, bem como o porta-bicicletas FlexFix e o rebatimento FlexFold da carrinha Astra Sports Tourer, vão todos beber ao sistema Flex7 do primeiro Opel Zafira.

Inovações ‘Flex’ da Opel

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1999 Produção e lançamento do primeiro monovolume Zafira. O novo sistema de bancos Flex7 fixa um novo padrão de versatilidade totalmente integrada no automóvel.
2003 Com o FlexSpace, o Opel Signum oferece mais espaço e conforto do que nunca. O banco traseiro consiste em dois bancos ajustáveis individualmente que proporcionam espaço excecionalmente generoso para as pernas. O elemento central do banco traseiro pode ser transformado num apoia-braços ou numa consola para arrumação.
2003 O Meriva inaugura o segmento dos mini-monovolumes. Graças ao conceito FlexSpace, este modelo da Opel pode ser rapidamente transformado nas configurações de cinco, quatro, três ou dois lugares, sem retirar nenhum dos bancos.
2005 Evolução do sistema Flex7 com o Zafira da segunda geração. Os bancos da segunda fila podem ser rebatidos a 40:20:40.
2006 A Opel é o primeiro fabricante a disponibilizar o porta-bicicletas FlexFix (estreia no modelo Corsa), totalmente integrado no pára-choques traseiro, podendo ser extraído como uma gaveta para transporte de duas bicicletas.
2009 Ideia criativa dos engenheiros e ‘designers’ da Opel, o FlexFloor chega ao segmento dos automóveis compactos. Este sistema oferece espaço de arrumação fácil de utilizar para uma grande variedade de objetos, aumentando a versatilidade do novo Astra. O piso da bagageira é móvel e pode ser posicionado em três níveis. Quando está fixado no nível mais baixo, garante capacidade de 370 litros na bagageira.
2010 O sistemaFlexDoors do Meriva de segunda geração é um inovador sistema de portas de abertura antagónica (portas traseiras com dobradiças posteriores e abertura para trás). O sistema de bancos traseiros FlexSpace e o porta-bicicletas integrado FlexFix fazem do Meriva um verdadeiro campeão da flexibilidade. O Meriva é o único automóvel distinguido com o selo de aprovação da associação independente de especialistas em ergonomia AGR, comprovando as características ergonómicas do conceito. O Meriva estreia também o sistema de consola central FlexRail.
2010 O Astra Sports Tourer é a primeira carrinha compacta fora do segmento ‘premium’ a oferecer a função remota de rebatimento dos bancos. Batizado pela Opel de FlexFold, é um sistema que rebate as costas dos bancos traseiros mediante um toque de uma tecla situada junto à boca de carga da carrinha. O sistema é complementado por outras características engenhosas de nível superior. A conceção da mala, no sentido da maximização do espaço, permite utilizar um volume de 500 a 1550 litros.
2011 O novo “Mestre da Versatilidade” é o Zafira Tourer. Entre os equipamentos do habitáculo a merecer destaque contam-se os bancos Flex7 Plus e o sistema ‘Lounge’.
2013 A Opel disponibiliza o porta-bicicletas patenteado FlexFix em quase todos os modelos, de A a Z: Astra, Corsa, Meriva e Zafira Tourer. Os mais recentes membros do clube FlexFix são o SUV sub-compacto Mokka e o ADAM. Com a segunda geração do porta-bicicletas FlexFix, o Astra Sports Tourer e o Zafira Tourer estão aptos a transportar quatro bicicletas, e o Mokka três.
2014 A nova evolução da consola central FlexRail estreia no novo Meriva. Com a mesma versatilidade e carácter prático, deixa agora mais espaço para pernas no banco de trás.
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Rui Augusto
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