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Sistema híbrido SportHybrid

A Honda desenvolveu um novo sistema híbrido desportivo inteligente de dupla embraiagem, que denominou de Sport Hybrid. Este sistema híbrido é composto por um motor, compacto e de baixo peso, optimizado para veículos de dimensões reduzidas, que representa a tecnologia mais recente da nova geração de motores Earth Dreams, que permite obter excelentes performances de condução com fantástica economia de combustível.

Juntamente com o sistema híbrido desportivo inteligente Multi-modo, (sistema híbrido de dois motores, optimizado para veículos de média dimensão, mais eficiente do mundo), e com o sistema híbrido desportivo SH-AWD® (“Super Handling” de tracção integral – um sistema híbrido de três motores optimizado para veículos de grandes dimensões que permite o controlo independente da distribuição do binário à roda traseira esquerda e direita), este novo sistema de dupla embraiagem completa a gama de três diferentes sistemas híbridos desportivos Honda que oferecem uma aplicação para cada tipo de veículo. A Honda irá continuar os seus esforços para a expansão da aplicação destes sistemas híbridos com base nas características dos veículos.

GAMA DE SISTEMAS HÍBRIDOS DESPORTIVOS HONDA

Sistema híbrido desportivo inteligente de um motor e dupla embraiagem:

Uma das vantagens deste sistema, para além da autonomia, é que oferece uma condução divertida graças a uma aceleração não só mais potente do que nos modelos existentes, mas como ritmada e linear. Esta motorização combina um novo motor de quatro cilindros em linha de 1.5L e ciclo Atkinson com um sistema DCT de 7 velocidades, com motor eléctrico integrado de elevada potência e bateria de iões de lítio para melhorar a eficiência em mais de 30% quando em comparação com um sistema híbrido convencional de um motor.

Descrição do sistema:

  • A combinação de um sistema híbrido de um motor eléctrico e do motor de combustão permite obter uma condução desportiva em aceleração e alta velocidade de cruzeiro utilizando as embraiagens para engrenar o motor de combustão.
  • Ao utilizar as embraiagens para desengrenar o motor de combustão, obtém-se uma condução de elevada eficiência do veículo eléctrico (EV) durante o arranque e na gama de baixa a média velocidade de cruzeiro.
  • Este sistema contribui para melhorar a economia de combustível, aumentando a regeneração de energia utilizando as embraiagens para desengrenar o motor de combustão durante a desaceleração.

Sistema híbrido desportivo inteligente de dois motores Multi-modo – Ligação à Rede Eléctrica:

Mediante a adopção de motores eléctricos de elevada eficiência e alta potência, consegue-se obter ao mesmo tempo aceleração viva, com sensação de condução de um EV, e reduzidos consumos de combustível. Este sistema híbrido obtém a mais elevada eficiência do mundo combinando um novo motor de combustão específico para veículos híbridos e uma CVT eléctrica acoplada a dois motores eléctricos integrados e a uma embraiagem de bloqueio, juntamente com uma bateria de iões de lítio, mudando de forma optimizada entre os três modos de condução, consoante a situação. Este sistema híbrido, que também é adequado a um sistema híbrido com ligação à rede eléctrica, será instalado na versão Norteamericana do Accord, programada para ser introduzida no mercado em Janeiro de 2013.

Descrição do sistema:

Este sistema muda entre os três modos de funcionamento seguintes, dependendo das condições de condução e do nível de carga da bateria:

  • Modo “Veículo Eléctrico” para condução pelo motor eléctrico utilizando electricidade da bateria e regeneração durante a desaceleração.
  • Modo “Motor de Combustão” para média e alta velocidade de cruzeiro com o motor de combustão e os veios de transmissão ligados directamente pela embraiagem de bloqueio sendo a potência do motor transferida de forma mecânica às rodas.
  • Modo “Híbrido” para condução urbana e aceleração potente usando o motor eléctrico e a electricidade gerada pelo motor de combustão.

Sistema híbrido desportivo de três motores SH-AWD ® (“Super Handling” de Tracção Integral):

A combinação de um motor de combustão de arquitectura V6 e este conjunto de três motores eléctricos de elevada potência oferece uma aceleração equivalente à de um motor V8, com uma economia de combustível melhor do que a de um motor de quatro cilindros em linha. O novo motor V6 de combustão interna, com 3.5L de cilindrada e injecção directa, está instalado na dianteira do veículo, em combinação com o novo sistema DCT de 7 velocidades com motor eléctrico integrado. Esta tecnologia exclusiva da Honda utiliza dois motores eléctricos instalados na traseira para controlarem a distribuição do binário à roda traseira esquerda e direita.

Descrição do sistema:

  • Utilizando motores eléctricos independentes para a roda traseira esquerda e direita, é possível aplicar binário positivo na roda exterior e binário negativo na roda interior, permitindo o controlo independente da distribuição de binário sem recorrer à potência do motor de combustão.
  • Dependendo do raio da curva, a energia gerada pela roda interior é recuperada electricamente e aplicada à roda exterior, gerando automaticamente o binário necessário para que o veículo descreva a curva.
Rui Augusto
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