Menu Fechar

Sistema inteligente de controlo da velocidade de cruzeiro adaptável

CR-V_1.6_i-DTEC a

A Honda vai apresentar o primeiro sistema inteligente de Controlo da Velocidade de Cruzeiro Adaptável (i-ACC), como parte do compromisso da marca em oferecer “Segurança para Todos”.

Com base em pesquisas exaustivas realizadas relativamente aos hábitos de condução típicos na Europa, o sistema i-ACC da Honda usa uma câmara e um radar para detectar a posição dos outros veículos na estrada. A seguir, o sistema aplica um algoritmo para prever a probabilidade dos veículos nas faixas adjacentes entrarem na faixa de rodagem do CR-V, avaliando as relações entre os diversos veículos, permitindo-lhe reagir rapidamente, com segurança e conforto.

O sistema i-ACC será estreado, este ano, no novo CR-V europeu*, complementando, em vez de substituir, o tradicional Controlo da Velocidade de Cruzeiro Adaptável (ACC). Os sistemas ACC tradicionais mantêm uma velocidade longitudinal pré-seleccionada, que só é reduzida para manter uma distância segura em relação ao veículo da frente.Se um veículo de uma faixa adjacente se meter à frente o sistema ACC tradicional reage de forma mais lenta requerendo uma travagem mais forte.

O novo sistema i-ACC consegue detectar e processar as probabilidades de outro veículo se meter à frente até cinco segundos antes de isso ocorrer e, portanto, foi concebido para reagir com muita suavidade, de forma a não assustar o condutor, que pode ainda nem sequer se ter apercebido da situação. Neste caso, o sistema aplica uma travagem ligeira inicialmente e apresenta um ícone no painel de instrumentos a informar o condutor de qual o motivo da redução da velocidade. Depois, o sistema aplica uma travagem mais forte para adaptar a velocidade de forma a manter uma distância segura. O Dr. Kleinehagenbrock, responsável pelo sistema i-ACC na Honda R&D Europe (Alemanha) GmbH, comentou: “O sistema i-ACC eleva o controlo da velocidade de cruzeiro a um novo nível, oferecendo o que nós chamamos de “segurança previsível.”

O sistema i-ACC consegue reconhecer qual o lado da estrada em que o seu veículo está (tanto nos veículos de direcção à esquerda, como no Reino Unido, como nos de direcção à direita, noutros países) e detectar automaticamente a qual veículo adjacente é necessário estar mais “atento” a uma dada altura.

O sistema i-ACC é o resultado de um projecto interno de Investigação e Desenvolvimento realizado por uma equipa internacional Honda na Europa e no Japão, especificamente desenvolvido para aplicação nas estradas europeias. A investigação sobre os comportamentos de condução para desenvolver o algoritmo foi efectuada na Europa.

O Dr. Schmuedderich, responsável pelo sistema i-ACC no Honda Research Institute Europe GmbH comentou: “O sistema i-ACC é um avanço significativo e um considerável passo em frente numa nova geração de sistemas de auxílio à condução que permitem antecipar o comportamento dos outros utentes da estrada.”

*o sistema i-ACC vai estar disponível apenas na versão Executive do CR-V europeu de 2015

Rui Augusto
Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.