Menu Fechar

ŠKODA ENTRA NO GRAN TURISMO: CONCEPT ŠKODA VISION GRAN TURISMO É ESTRELA NO POPULAR JOGO PARA A PLAYSTATION

A Škoda Auto está a desvendar o Vision Gran Turismo, um espetacular concept car totalmente elétrico para o jogo Gran Turismo 7 da PlayStation, expandindo, assim, a presença do fabricante de automóveis no mundo das corridas digitais. Inspirado no Škoda 1100 OHC Spider de 1957, o Škoda Vision Gran Turismo de tração integral e totalmente elétrico está equipado com quatro motores elétricos, fornecendo uma expressiva potência máxima de 800 kW*.

Klaus Zellmer, CEO da Škoda Auto, afirma: “As raízes da Škoda Motorsport têm mais de 120 anos, com inúmeros sucessos. O próximo passo? Entrar no mundo dos veículos elétricos de competição (e-racing) ao lançar um novo e deslumbrante concept car virtual para o jogo de automóveis mais bem-sucedido do mundo, o Gran Turismo. O estudo Škoda Vision Gran Turismo estabelece uma ponte entre a nossa rica herança e o nosso futuro elétrico, assim como a nova linguagem de design Modern Solid. Os nossos clientes são exploradores, e o elegante Škoda Vision Gran Turismo é uma ótima forma de enriquecer as suas experiências, atraindo novos adeptos para a nossa marca.”

A Škoda estreia-se num dos mais populares jogos de PlayStation

Pela primeira vez, a Škoda e o Škoda Vision Gran Turismo estão a entrar no popular simulador de corridas Gran Turismo 7 para PlayStation 4 e 5. Desenvolvido exclusivamente para esta plataforma, o concept car virtual é um carro de corrida totalmente elétrico para a categoria Vision do jogo. Ao juntar-se a um dos mais famosos simuladores de corridas de automóveis, a Škoda está a demonstrar o seu compromisso com a inovação ao mesmo tempo que explora novos grupos-alvo e formas de representação. Da mesma forma, o fabricante de automóveis está a responder aos pedidos da comunidade de jogadores para introduzir a marca checa no popular simulador de corridas.

Homenagem ao Škoda 1100 OHC Spider

O Škoda Vision Gran Turismo inspira-se no Škoda 1100 OHC Spider de 1957, desenvolvido para competir nas 24 Horas de Le Mans. Sob a liderança de Oliver Stefani, a equipa de design da Škoda criou um espetacular monolugar descapotável, combinando elementos de design do lendário 1100 OHC com novas características, como uma asa traseira dividida. Além disso, o Škoda Vision Gran Turismo incorpora características da nova linguagem de design Modern Solid usada nos próximos modelos elétricos da Škoda. Entre estas estão os faróis em forma de T e a cor da carroçaria verde mate Explorer. Um total de quatro motores elétricos com uma potência combinada de 800 kW* e 1.020 Nm de binário, juntamente com tração às quatro rodas e aerodinâmica ativa, garantem um desempenho excecional em todas as condições de pista.

Linhas bem definidas, arestas pronunciadas, aerodinâmica ativa e duas variantes de cor

A carroçaria baixa e alongada do Škoda Vision Gran Turismo confere ao automóvel um apelo muito moderno e futurista. O exterior elegante e dinâmico do concept car apresenta linhas nitidamente desenhadas e arestas claramente definidas. Componentes aerodinâmicos ativos, como o marcante spoiler traseiro dividido e projetado pela Škoda, adaptam-se dinamicamente às condições de condução, o que garante uma excelente maneabilidade e – em conjunto com quatro motores elétricos – uma relação perfeita entre performance e eficiência. Os jogadores podem optar por dois acabamentos para a pintura do seu Škoda Vision Gran Turismo: um que evoca o famoso Škoda 130 RS, celebrado pela dupla vitória na sua classe no Rali de Monte Carlo de 1977, e um segundo em verde mate Explorer, emblemático do concept Škoda Vision 7S que introduziu a nova linguagem de design Modern Solid da marca.

O condutor no centro das atenções

No Škoda Vision Gran Turismo, o condutor senta-se na zona central de um cockpit digital e minimalista, tal como num carro de competição descapotável. O banco desportivo ajustável, concebido para envolver o corpo do condutor, está equipado com um vistoso arnês de seis pontos em Red Orange. O volante em carbono com um visual futurista é achatado nas zonas superior e inferior e foi concebido em colaboração com gamers especialistas que há vários anos jogam Gran Turismo. Todo o conceito HMI (Interface Homem-Máquina) e controlo de botões, com os seus três botões individualmente personalizáveis, baseia-se em volantes de jogos profissionais. Acima do volante, diretamente no campo de visão do condutor, uma pedra de cristal serve como medidor de potência. O visor do cockpit não só exibe a velocidade atual, o modo de condução selecionado e o nível da bateria, mas também serve como espelho retrovisor, mostrando a área atrás do veículo a todo o momento. Além disso, os sensores de distância a bordo alertam o condutor para a presença de outros veículos nas proximidades, reduzindo eficazmente as colisões laterais.

Performance impressionante, som e dinâmica de condução

Concebido para ser eficiente e oferecer uma dinâmica excecional, o veículo pesa apenas 1.300 kg e combina um comprimento de aproximadamente 4,41 metros com uma largura de quase 1,95 metros e uma altura de apenas 94,9 centímetros. Um total de quatro motores elétricos, alimentados por uma bateria de iões de lítio de 87 kWh, proporcionam uma propulsão impressionante. Os motores síncronos com ímanes permanentes estão dispostos em unidades duplas, uma no eixo dianteiro e outra no eixo traseiro. Cada motor oferece 200 kW e pode trabalhar até às 25.000 rpm, resultando numa potência máxima de 800 kW*. O binário máximo é de 1.020 Nm, permitindo uma aceleração suave através de uma transmissão de uma única velocidade. A tração integral otimiza ativamente a distribuição de binário entre os dois eixos para uma melhor performance em curva, garantindo assim uma experiência de condução determinada. A base para a excelente dinâmica está numa suspensão independente tipo pushrod semelhante à utilizada na Fórmula E, o que melhora ainda mais a estabilidade a alta velocidade, reduz a inclinação da carroçaria e baixa o centro de gravidade do veículo. O som dinâmico do Škoda Vision Gran Turismo é uma criação especial da equipa de Desenvolvimento e Design da Škoda.

Conduzindo através de décadas: a variada frota do Gran Turismo através de épocas e estilos

Os simuladores da série Gran Turismo são desenvolvidos pela Polyphony Digital. Lançados em sistemas PlayStation, os jogos Gran Turismo apresentam a aparência e a performance de uma vasta seleção de veículos, que são reproduções autorizadas de automóveis do mundo real. O Gran Turismo 7 apresenta mais de 400 automóveis provenientes de mais de 60 fabricantes, desde modelos em produção até veículos de competição lendários e raros de diferentes décadas, de diferentes segmentos e classes, bem como uma grande seleção de protótipos. Todos os carros foram meticulosamente recriados no jogo.

Especificações técnicas:

Motor 4 motores elétricos síncronos de ímãs permanentes
Potência máxima[kW]800
Binário máximo[Nm]1.020
Regime máximo[rpm]25.000
Bateria Iões de lítio (Li-ion)
Capacidade da bateria[kWh]87
Transmissão 1 velocidade
Tração Integral
Suspensão dianteira Suspensão independente tipo ‘pushrod’
Suspensão traseira Suspensão independente tipo ‘pushrod’
Comprimento[mm]4.407
Largura[mm]1.947 
Altura[mm]949
Weight[kg]1.300

* Equivalente a 1071 bhp, conforme dados do jogo Gran Turismo 7. A métrica bhp é utilizada para permitir aos jogadores comparar facilmente os níveis de potência de veículos, quer sejam elétricos ou não.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.