Menu Fechar

ŠKODA ENYAQ JUNTA-SE À COLEÇÃO DO MUSEU ŠKODA DEPOIS DE PERCORRER MAIS DE 33.000 KM EM ÁFRICA

O Škoda Enyaq amarelo brilhante, totalmente elétrico, que percorreu mais de 33.000 quilómetros numa expedição desafiante através de África, passou a fazer parte da coleção do Museu Škoda. Ao embarcarem na sua viagem de aventura, os exploradores holandeses Renske Cox e Maarten van Pel esperavam inspirar uma mudança para viagens mais sustentáveis. Depois de suportar milhares de quilómetros em condições adversas, o veículo modificado regressou com sucesso aos Países Baixos. Os audazes viajantes ofereceram o automóvel à Škoda Auto e receberam um novo Škoda Enyaq 85x Laurin &Klement no Centro de Clientes.

Holger Peters, membro do Conselho de Administração da Škoda Auto para as Finanças, Informática e Assuntos Jurídicos, comenta: “Renske e Maarten são um excelente exemplo de como a marca Škoda apela aos exploradores do dia a dia: utilizadores ativos com vontade de descobrir. É fantástico que o nosso veículo elétrico tenha tido um desempenho tão bom em condições tão exigentes. Através do seu engenho e determinação, mostraram-nos a todos que, quando perseguimos o nosso sonho, nada nos pode impedir. Ao expor o veículo no Museu Škoda, podemos preservar e partilhar esta mensagem inspiradora”.

Atravessar África de forma sustentável com um modelo de produção minimamente modificado e com painéis solares

Os viajantes holandeses Renske Cox e Maarten van Pel queriam demonstrar que as aventuras podem ser sustentáveis. Para a expedição, fundaram uma organização sem fins lucrativos, juntando-se a cerca de trinta e cinco parceiros para tornar realidade o seu sonho de explorar África num veículo elétrico. Escolheram o modelo Škoda Enyaq 80, equipado com uma bateria de 82 kWh (77 kWh líquidos) e tração traseira.

“Reparámos que a sustentabilidade é muitas vezes vista como algo que temos de fazer, algo que não é divertido e que nunca se pode fazer bem. Queremos mudar isto: torná-la divertida e acessível para que mais pessoas adiram. E escolhemos o Škoda Enyaq porque é um automóvel familiar normal, o que torna a nossa expedição mais próxima das pessoas. Além disso, é eficiente e suficientemente grande para guardar tudo o que precisamos”, explica Renske Cox.

O automóvel sofreu modificações básicas: a secção traseira foi reconfigurada para obter o máximo de espaço de arrumação, foi acrescentada uma tenda no tejadilho e, para melhor tração, o Enyaq foi equipado com pneus todo-o-terreno. Uma parte crucial do seu equipamento é um conjunto de carregamento solar. Painéis dobráveis cobrindo uma área de 60 m2 acabaram por fornecer 54% da energia necessária para a viagem de 33.360 km através do continente africano.

Um veículo único em exposição no Museu Škoda

Após a aventura de ida e volta à África do Sul, o automóvel dos exploradores regressou à cidade onde foi fabricado. Desde 27 de junho, faz parte da coleção do Museu Škoda em Mladá-Boleslav, onde estará presente numa exposição de 10 de julho a 30 de setembro.

Depois de doar o seu veículo ao Museu Škoda, o casal recebeu um novo topo de gama Škoda Enyaq 85x Laurin & Klement model year 2024 no Centro de Clientes.

As versões anteriores 80 e 80x foram substituídas por variantes 85 e 85x. O Enyaq 85x com tração integral tem agora uma potência de 210 kW e um novo software que suporta o pré-aquecimento da bateria. A potência de carregamento também aumentou para 175 kW, permitindo que a bateria de 82 kWh (77 kWh utilizáveis) seja carregada de 10% a 80% em apenas 28 minutos.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.