O Škoda Octavia Break RS foi distinguido com o cobiçado prémio Volante de Ouro 2024 na categoria de automóveis de média dimensão. Numa primeira fase, os leitores da revista alemã “Auto Bild” e do jornal de domingo mais vendido na Alemanha, o “Bild am Sonntag”, votaram para colocar o modelo desportivo de topo da gama da Škoda, uma das mais vendidas da marca, entre os três primeiros de um total de 16 veículos nesta categoria. Em seguida, um júri de especialistas submeteu estes três finalistas a um exigente teste de condução na pista alemã de Lausitzring. Esta vitória marca o nono Volante de Ouro conquistado pela fabricante checa. O CEO da Škoda Auto, Klaus Zellmer, recebeu o prémio na cerimónia de entrega realizada ontem em Berlim.
Klaus Zellmer, CEO da Škoda Auto, afirma: “A Škoda procura sempre oferecer aos nossos clientes mais do que eles esperam, e este prestigiado prémio dos leitores da Auto Bild e do Bild am Sonntag, bem como do júri de especialistas, reflete essa ambição. Estou grato. O nosso bestseller Octavia é um verdadeiro ícone da marca, destacando-se constantemente pelas virtudes típicas da Škoda: espaço, praticidade e uma excelente relação qualidade-preço. Estas características ajudaram a fazer do Octavia Break o carro familiar mais vendido na Europa no ano passado e no primeiro semestre de 2024. A quarta geração do modelo segue este percurso, com o Octavia Break RS como a versão mais desportiva. É uma honra tê-lo conduzido até à rampa de premiação!”
Octavia Break RS triunfa sobre 15 concorrentes
Este ano, 78 novos automóveis competiram por um dos cobiçados prémios Volante de Ouro. Cada fabricante teve a oportunidade de nomear até três modelos. Os leitores da “Auto Bild” e do “Bild am Sonntag” decidiram quais desses modelos chegariam à fase final para os testes especializados no Lausitzring. Os veículos competiram em sete categorias diferentes, com 16 novos modelos a disputarem na categoria de média dimensão. O Škoda Octavia Break RS conquistou os leitores com o seu pacote completo e garantiu um lugar na final no Lausitzring. Durante os exigentes testes de condução, o modelo desportivo de topo da gama, também bestseller, impressionou o júri composto por 21 membros, incluindo pilotos de corrida, jornalistas e celebridades, pelas suas características de condução. Entre os jurados encontravam-se o campeão mundial de ralis Sébastien Ogier, e a lenda do desporto motorizado Hans-Joachim Stuck, ex-piloto de Fórmula 1 e vencedor de Le Mans. Os veículos foram avaliados em diversas áreas, entre elas, a travagem, aceleração, agilidade e direção.
Škoda Octavia Break RS: pacote completo de sucesso encanta leitores e clientes
O Octavia Break RS oferece uma potência de 195 kW (265 cv). Está equipado com uma caixa automática DSG de 7 velocidades e atinge uma velocidade máxima de 250 km/h. O seu motor a gasolina turbo de quatro cilindros pertence à família de motores EA 888. A versão topo de gama do bestseller da Škoda, que já vendeu mais de sete milhões de unidades até à data, apresenta detalhes exteriores em preto e a Seleção de Design RS para o interior. O equipamento inclui faróis LED Matrix, bancos desportivos aquecidos e um sistema de infotainment moderno que integra o ChatGPT para uma funcionalidade de assistente de voz aprimorada. Representando uma excelente relação qualidade-preço, o Octavia Break RS é igualmente adequado como veículo de frota confortável e como carro familiar versátil.
Nono Volante de Ouro para a Škoda
O primeiro prémio Volante de Ouro foi atribuído pelo “Bild am Sonntag” em 1976. Em 2009, o jornal de domingo alemão passou a conceder o prémio em colaboração com a revista automóvel “Auto Bild”. O sucesso deste ano para o Octavia Break RS representa a nona vitória da Škoda nesta competição automóvel. O fabricante checo recebeu o seu primeiro Volante de Ouro com a primeira geração do Fabia em 1999, com o sucessor a repetir o feito em 2007. A segunda geração do Octavia venceu em 2004, enquanto a segunda geração do Superb conquistou o troféu em 2008. Em 2017, o Karoq superou os seus concorrentes, e em 2019, foi a vez do Kamiq ser distinguido com o cobiçado prémio. Em 2021, o Volante de Ouro foi atribuído ao Enyaq, seguido, no ano seguinte, pela sua variante coupé, o Enyaq Coupé RS.
- Equipa luso-francesa conquista nona vitória em Fronteira - 8 de Dezembro de 2024
- O novo Mercedes-AMG PureSpeed: a pequena série exclusiva celebra a sua estreia mundial - 7 de Dezembro de 2024
- Competição em Fronteira começou para co-pilotos especiais - 5 de Dezembro de 2024