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STELLANTIS VENTURES INVESTE NA TIAMAT E NA TECNOLOGIA ACESSÍVEL DE BATERIAS DE IÕES DE SÓDIO

A Stellantis Ventures, fundo de capital de risco da Stellantis N.V., anunciou a sua participação como investidor estratégico na Tiamat, empresa sedeada em França e que está a desenvolver e a comercializar a tecnologia de baterias de iões de sódio.

A tecnologia de iões de sódio oferece um custo mais baixo por quilowatt-hora e não contém lítio, nem cobalto. O sódio, disponível em abundância, oferece vantagens em termos de sustentabilidade e autonomia para obter a matéria-prima.

A Tiamat foi uma das 11 startups homenageadas com um Prémio Stellantis Ventures em 2023, sendo também a primeira empresa no mundo a ter comercializado recentemente uma tecnologia de iões de sódio num produto eletrificado.

O investimento apoia a missão da Stellantis de proporcionar uma mobilidade limpa, segura e acessível a clientes de todo o mundo. A tecnologia de iões de sódio abre a possibilidade de armazenar a energia de forma mais rentável em comparação com a tecnologia de baterias de iões de lítio, atualmente muito utilizada.

Explorar novas opções para baterias mais sustentáveis e económicas que utilizem matérias-primas amplamente disponíveis é uma parte fundamental das nossas ambições do plano estratégico ‘Dare Forward 2030’, que nos levará a atingir a neutralidade carbónica até 2038“, afirmou Ned Curic, Chief Engineering and Technology Officer da Stellantis. “Os nossos clientes estão a exigir veículos sem emissões que combinem uma boa autonomia, desempenho e acessibilidade. Esta é a estrela que nos guia, uma vez que a Stellantis e os seus parceiros trabalham hoje para desenvolver tecnologias inovadoras para o futuro.”

A mudança para a propulsão elétrica é um pilar fundamental do plano estratégico “Dare Forward 2030”. Este inclui conseguir que 100% dos automóveis de passageiros vendidos na Europa e 50% dos automóveis de passageiros e camiões ligeiros vendidos nos EUA até 2030 sejam veículos elétricos a bateria (BEV). A Stellantis está a garantir aproximadamente 400 GWh de capacidade de bateria. A Stellantis está no bom caminho para se tornar uma empresa com emissões líquidas nulas em carbono até 2038, incluindo todos os âmbitos da empresa, com uma compensação percentual de um dígito das restantes emissões.

Para apoiar esta ambição, a Stellantis assegurou o fornecimento de matérias-primas para veículos elétricos até 2027, assinando acordos importantes em todo o mundo. A Empresa está, também, a investir no desenvolvimento de tecnologias alternativas para armazenamento de energia, incluindo baterias de estado sólido com a Fatorial Energy, química de lítio-enxofre com a Lyten Inc. e iões de sódio com a Tiamat.

A Tiamat é uma spin-off do Centro Nacional de Investigação Científica (CNRS) francês e está a tirar partido das suas melhores inovações. A empresa utilizará as receitas da ronda de angariação de fundos, onde se inclui a Stellantis Ventures, para lançar a construção de uma fábrica de baterias de iões de sódio em França, em primeiro lugar para ferramentas elétricas e aplicações de armazenamento estacionárias, e depois para aumentar a produção de produtos de segunda geração para aplicações BEV.

Sérgio Gonçalves

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