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Substituir a gasolina e gasóleo por lixo orgânico?

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Com o custo dos combustíveis tão alto, e sabendo que a Europa é altamente dependente do petróleo estrangeiro, esta possibilidade poderá trazer muitos benefícios para todos os europeus em diversas áreas. E poderá ser uma boa forma de substituir a gasolina e gasóleo sem recorrer aos biocombustíveis tradicionais.

Já existem directivas comunitárias que exigem a incorporação de 10% de energias renováveis no sector dos transportes. E o principal objectivo dessas regras é a obrigatoriedade de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa dos combustíveis em 6%, até 2020.

Segundo um estudo que foi desenvolvido na Holanda através do Instituto de investigação CE Delfta, alega que a gasolina e o gasóleo obtidos de forma convencional a partir do petróleo poderão vir num futuro próximo a ser substituídos por outras fontes, reduzindo enormemente o impacto negativo no ambiente.

E a solução poderá passar pelo uso de biocombustíveis com menores impactes sociais e ambientais, (2ª geração), ou seja, aqueles produzidos a partir de resíduos, como óleos alimentares usados e biogás proveniente do lixo urbano.
Através deste estudo é possível verificar que o mesmo afirma que os primeiros biocombustíveis (1ª geração) conhecidos por serem derivados de produções agrícolas, mais concretamente de soja, colza e palma, acabam por não ser uma solução viável.

Tendo em conta os resultados desde documento, as organizações europeias do ambiente lançam um apelo ao Parlamento Europeu e aos governos dos estados membros para se concentrarem nas soluções propostas.

Assim são apontados vários cenários de desenvolvimento dos transportes, e também existe uma recomendação para uma mudança urgente da política europeia no sector da energia. Onde a prioridade terá que ser cada vez mais no futuro, uma maior eficiência energética complementada com mais desenvolvimento de tecnologias limpas, como é o caso dos automóveis eléctricos.

Sérgio Gonçalves

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