Menu Fechar

SUZUKI SX4 E BURGMAN 400: QUEBRARAM TODOS OS MOLDES

Por volta do ano 2000, quem necessitasse de um automóvel compacto não podia ter um SUV; e quem utilizasse uma scooter não podia viajar por estrada. O espírito inovador da Suzuki acabou com estes impedimentos, fundindo vários tipos de veículo num só, e dando lugar a dois modelos de enorme êxito. O SX4 criou, há mais de 15 anos, a nova categoria dos crossover compactos. Nas motos, a Burgman 400 inaugurou, há 25 anos o conceito “maxiscooter”, capaz de levar o seu utilizador tão longe quanto pretenda

Lisboa, março de 2023. O carácter pioneiro da Suzuki nasce de um sentimento inconformista, que estimula os designers e os engenheiros a explorar novas formas de melhorar a vida dos seus clientes. Inúmeros modelos da histária da Suzuki foram criados fazendo uso do pensamento lateral, para dar resposta às exigências do mercado sem seguir modas ou padrões estabelecidos na indústria. A Suzuki criou, com grande êxito, novos segmentos através de soluções simples engenhosas, pela sua inquestionável funcionalidade, pelas capacidades que oferecem e pelo seu apelo.

Neste terceiro capítulo dessa série de pioneiros da Suzuki, juntamos dois veículos inovadores, que nasceram com um espírito prático e a ideia de tornar mais fácil a vida aos seus condutores e ocupantes, unindo vários conceitos de veículo num só: o Suzuki SX4 e a Suzuki Burgman 400. Com uma grande aceitação desde o seu lançamento, estos dois modelos transcenderam o tempo, e continuam a satisfazer as novas gerações de condutores, graças à sua natureza inovadora, e a uma permanente evolução e progresso tecnológicos.

Suzuki S-Cross: nasce na Europa o primeiro crossover compacto

A Suzuki voltou a acertar em cheio há quase mais de 15 anos, com o nascimento da primeira geração do S-Cross, denominada SX4. Concebido para o mercado europeu, e fabricado na Europa – na fábrica Suzuki Magyar, na Hungria –, este modelo trouxe para o Velho Continente o conceito de crossover adaptado às necessidades deste mercado, e criou a nova categoria dos crossover compactos.

Através das suas várias gerações e atualizações, o S-Cross tem vindo a aperfeiçoar a fórmula vencedor do crossover pioneiro. Este modelo oferece uma combinação perfeita de atributos em teoria opostos, combinando eficiência e prazer de condução, design apelativo e amplitude interior, e um comportamento eficaz em todos los terrenos, seja circulando na cidade, em viagens por estrada, ou mesmo fora dela. Porque o S-Cross é capaz de levar à aventura quem o conduz como qualquer todo-o-terreno, graças à sua altura ao solo, e ao sistema de tração total All Grip, mas com as comodidades que um crossover proporciona.

Suzuki Burgman 400: 25 anos da primeira maxiscooter

A Suzuki lançou, em 1998, a Burgman 400, a primeira maxiscooter da história. Este modelo criou algo “impossível” até à data: combinar as vantagens de uma scooter, na cidade e numa utilização diária, com a capacidade de deslocação em estrada a velocidades mais elevadas, sem esforço. Inclusivamente entrou pelo terreno das motos tourer, pela sua elevada capacidade de carga, pela boa proteção aerodinâmica, e por detalhes como o encosto para o passageiro.

A primeira Burgman 400 contava com uma mecânica monocilíndrica SOHC de 4 válvulas a 4 tempos com muito baixas vibrações, graças à ação de um veio de equilíbrio. Com 32 cv de potência, era uma máquina para acelerar nos semáforos, e capaz de manter elevadas velocidades cruzeiro em autoestrada. O design e o chassi da Burgman 400 também romperam com o que estava estabelecido, tal como as suspensões, os travões e as jantes de 13 polegadas, com pneus largos.

O êxito do conceito Burgman fez com que, desde há 25 anos, a saga não tenha deixado de melhorar nas suas distintas gerações – 2002, 2006, 2014, 2017 e, a mais recente evolução do modelo, 2022 Euro5 –; e inclusivamente, tenha procurado seduzir outros públicos, com uma oferta de cilindradas ampliada desde as categorias urbanas, de 125 e 200 cm3, até à potente e emblemática versão de 650 cm3.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.