Menu Fechar

T.50s prontos para a estreia no Festival de Velocidade de Goodwood com Dario Franchitti a pilotar o “Fan Car” no famoso evento Hillclimb

O fabricante líder de supercarros de luxo, Gordon Murray Automotive (GMA), anunciou planos para uma exibição excecional da sua família de supercarros no Festival de Velocidade de Goodwood deste ano, incluindo a estreia no evento do protótipo exclusivo T.50s Niki Lauda.

No centro das atenções estará o recentemente coroado “Melhor dos melhores “*, o GMA T.50s Niki Lauda ‘Fan Car’. Com um design intransigente, apenas para pista, com um peso em ordem de marcha inferior a 900 kg, o T.50s consegue produzir uns enormes 1200 kg de força descendente, graças, em parte, à sua asa delta com 1.758 mm de largura. Uma mistura perfeita de paixão e desempenho, o seu motor de 772 cv atinge umas impressionantes 12.100 rpm, proporcionando aos proprietários deste automóvel de 3,1 milhões de libras (mais impostos locais) uma máquina em que todas as decisões de engenharia foram tomadas para proporcionar a melhor experiência de condução do mundo.

Este ano, o Supercar Paddock contará também com o T.50 da GMA, “o maior supercarro de todos os tempos”, que atinge umas espantosas 52.000 rpm por segundo quando está em pista, e com o GMA T.33 coupé, de beleza intemporal, ambos membros da coleção da GMA. O T.50 é o automóvel de estrada mais centrado no condutor alguma vez construído, pesando apenas 997 kg, mas alimentado pelo V12 de estrada naturalmente aspirado mais leve e de maior velocidade do mundo, que atinge as 12.100 rpm (52.000 rpm por segundo) e desenvolve 670 cv. Possui a aerodinâmica mais avançada e eficaz alguma vez vista fora de um circuito, assegurando um equilíbrio ótimo entre velocidade e dirigibilidade.

O T.33, por sua vez, aproveita o conhecimento adquirido com o desenvolvimento do T.50 para criar o supercarro de dois lugares e motor central mais bonito e bem conseguido do mundo. Influenciado pelos automóveis de estilo simples e de proporções perfeitas dos anos 60, o T.33 dispensa a ventoinha distintiva do T.50, permitindo a utilização de um estilo mais clássico. Proporcionando forma, função e utilização quotidiana, o gracioso exterior do automóvel permite-lhe alcançar um desempenho aerodinâmico trinta por cento mais eficiente do que um supercarro tradicional de efeito de solo, deixando as superfícies superiores limpas e aerodinâmicas.

Além disso, este ano celebra-se especialmente o fundador da GMA, Professor Gordon Murray CBE, com uma exposição da sua coleção pessoal de património, antes das celebrações do seu 60º aniversário em 2025.

Veículo-mula T.50 – “George
Em setembro de 2020, o ‘George’ teve o seu primeiro teste de shakedown. Baseado num chassis Ultima modificado e equipado com o poderoso motor Cosworth GMA V12, o George esteve no centro de importantes testes iniciais, avaliando as calibrações eléctricas e do motor e preparando o caminho para o programa XP que se seguiu. George facilitou um extenso trabalho de desenvolvimento e forneceu dados que também ajudaram nos avanços dos supercarros T.33 e T.33 Spider da GMA. Porque é que se chama George? Desde os seus tempos de McLaren, Gordon dava sempre o nome de monarcas britânicos às suas mulas de teste.

2020 GMA T.50 (997 kg, 12.100 rpm, Cosworth GMA V12 de 3,9 litros, 670 cv)
O T.50 é o supercarro mais leve do mundo e mais direcionado para o condutor. Com um motor Cosworth V12 de 3,9 litros e 670 cv, feito à medida, que atinge as 12.100 rpm, uma caixa manual de seis velocidades Xtrac e aerodinâmica assistida por ventoinha, o T.50 proporciona uma das melhores experiências de condução de sempre. Reescreve o livro de regras dos supercarros e pode ser o último grande supercarro “analógico” alguma vez construído.

O T.50 foi nomeado “Hipercarro do Ano “** nos Prémios Top Gear da BBC de 2023. Uma das distinções mais cobiçadas da indústria automóvel, demonstra que o Professor Gordon Murray CBE e a sua equipa foram bem sucedidos na sua missão de conceber e projetar o automóvel mais puro, mais leve e mais centrado no condutor de sempre.

A liderar os eventos da GMA no Goodwood Festival of Speed está o CEO do Grupo, Phil Lee, que comentou: “Estamos ansiosos por apresentar a nossa coleção GMA tanto no Supercar Paddock como no GRRC. O Festival of Speed é uma oportunidade fantástica para nos encontrarmos com os nossos clientes e, claro, com o nosso crescente grupo de fãs. Gosto da oportunidade de estar perto da ação e das pessoas – as vistas, os sons e, especialmente, o GMA V12 – é um lugar especial com uma atmosfera maravilhosa para os fanáticos por automóveis”.

A Gordon Murray Automotive adere a sete princípios fundamentais da marca em todos os seus produtos: Perfeição na Condução, Leveza, Arte da Engenharia, Marca Premium, Um Regresso à Beleza, Exclusividade e A Viagem do Cliente.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.