Menu Fechar

Takumi – Os mestres artesãos que constroem os motores do Nissan GT-R

takumi

No Japão, as pessoas reconhecidas como mestres artesãos designam-se por takumi. Na fábrica da Nissan em Yokohama apenas quatro takumi estão aprovados para colocarem o seu nome como construtores dos motores do já lendário Nissan GT-R.

Izumi Shioya, Nobumitsu Gozu, Tsunemi Oyama e Takumi Kurosawa – o líder da equipa e cujo primeiro nome coincide curiosamente com o da sua equipa de artesãos – têm em conjunto mais de 100 anos de experiência de fabrico de automóveis e constroem à mão os motores VR38 twin-turbo do GT-R, o orgulho da fábrica e da Nissan.

A fábrica de Yokohama da Nissan produziu mais de 35 milhões de motores ao longo da sua história de quase 80 anos e este pequeno grupo de artesãos reconhece o seu papel histórico e a sua responsabilidade.

“Ao colocar o meu nome no bloco de um motor, sinto realmente a grande responsabilidade de representar a Nissan e de ser considerado um construtor de motores GT-R”, explica Kurosawa. “E sinto também um verdadeiro orgulho!”

A automatização é o elemento principal do fabrico de automóveis do séc. XXI mas, na sala de ambiente limpo e controlado de Yokohama, a montagem das cerca de 374 peças do motor baseia-se na enorme experiência prática destes quatro operários.

Fabricar motores para super-automóveis é apenas parte da história pois, tal como explica Nobuhiro Ozawa, responsável pela fábrica de Yokohama, os proprietários querem conhecer o construtor do seu motor de GT-R. “Por vezes recebemos perguntas de proprietários do GT-R como ‘Quem construiu este motor?’ Alguns chegam mesmo a visitar a fábrica de Yokohama com o objectivo de conhecer o takumi do seu motor. Quando o conhecem, normalmente dizem-lhe ‘Obrigado por construir o meu motor GT-R!’”, explica Ozawa.

Os cartões-de-visita destes takumi não mencionam o seu estatuto entre os melhores artesãos de motores do mundo, porque a verdadeira honra verifica-se quando o seu trabalho manual desliza pela linha de montagem com uma pequena placa presa e o motor está prestes a ser colocado no interior de um GT-R, criando um selo artesanal que nunca mais será esquecido.

[youtube]http://youtu.be/KMqRuN7wyvQ[/youtube]
Rui Augusto
Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.