Menu Fechar

Teste aos pneus chineses

pneus chineses

Num dos seus artigos mais recentes, a revista alemã especializada no sector automóvel, Autobild, deu um grande destaque a um estudo comparativo entre os pneus produzidos na China e um pneu premium produzido na Europa. O teste, muito oportuno, vem revelar mais uma vez os riscos de se poupar num equipamento tão fundamental para a segurança dos automóveis.

Os resultados dos testes demonstram que as características de manuseamento dos pneus chineses ficam muito atrás dos equipamentos produzidos na Europa: “Para além disso, em piso molhado, os resultados foram desastrosos” reportam os responsáveis pelos testes.

A diferença em distância de travagem a uma velocidade normal para auto-estrada, cerca de 100 KM/h, entre os pneus Continental, que servem como modelo de referência premium, e aquele que obteve o pior resultado em piso molhado foi de cerca de 24 metros. O resultado dos testes de aquaplaning foi igualmente pobre. O pior resultado alcançado pelos pneus chineses, foi de cerca de 66km/h a velocidade a que entrou em aquaplaning. Enquanto que os melhores em teste continuaram com uma boa tracção mesmo acima dos 78km/h.

Os especialistas da Autobild testaram pneus de proeminentes produtores europeus, americanos e asiáticos, mas que são fabricados na China e destinados ao mercado doméstico. Os pneus não foram aprovados para venda na União Europeia. O tamanho testado, 205/55 R 16, é o mais indicado para um vasto número de carros de segmento médio.

Os especialistas aconselham ainda os consumidores a confirmar se os pneus que estão a adquirir estão aprovados para uso na Europa, factor indicado por um código colocado na lateral – “e4”. A forma mais segura é fazer a encomenda directamente ou online num revendedor especializado ou num agente local que poderá confirmar na altura da compra se os pneus estão aprovados para uso nas estradas europeias. Desta forma, se surgir algum problema o consumidor terá sempre um local para reclamar.

Rui Augusto
Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

1 Comments

  1. ludgero pacheco

    Sr.Rui Augusto parabens por este e outros assuntos muito importantes. Eu venho aqui dizer-lhe que foi preciso eu ser acidentado 2 vezes para pesquisar e de facto tenho no mercedes w210 pneus traseiros made china que me fez despistar a 30Kmh e resultado 1500euros de prejuizo.Eu k todas as semanas verificava pressao e nao dava conta de trocar estes pneus porque tavam novos mas a qualidade da borracha ou poliester deixam a desejar. Grande Abraco

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.