Teste ao novo Seat Leon ST

Published On 28 de Novembro de 2013 | Ensaios

SEAT LEON ST-003L

O novo Seat Leon ST foi apresentado em Barcelona, alargando assim a gama Leon com a versão Stationwagon. Tivemos mais uma vez, a oportunidade de estar presentes num evento organizado pela Seat, que reuniu cerca de 30 bloggers de vários países. Este evento demonstrou mais uma vez a excelente estratégia da Seat, dando oportunidades a bloggers de várias áreas, tomarem conhecimento ao detalhe do lançamento de um novo produtos, neste caso, a carrinha da gama Leon. Com esta versão, a marca Espanhola espera ter um maior sucesso ainda, podendo bater-se com modelos como a Renault Mégane Sport Tourer ou Opel Astra Sports Tourer, entre outros.

apresentacao-seat-leon-st-2

A primeira aparição pública foi durante o Salão de Frankfurt, em setembro. Altura em que participamos num Hangout. Agora, a Seat escolheu para o efeito uma localização bem junto ao mar, aliás, tão próximo quanto possível do centro da cidade e do mar, um local que representa os valores da marca. O Cubo, a estrutura onde tínhamos estado antes e que serviu de suporte à apresentação do Leon SC, tinha sido agora colocado bem junto à praia. Esta estrutura móvel tem todas as funcionalidades para permitir à marca apresentar os seus produtos. Numa primeira sala, tomamos contacto com muito do equipamento e acessórios disponíveis neste modelo, assim como as diversas cores e diferentes opções disponíveis em cada versão do carro.

apresentacao-seat-leon-st-1

Numa outra sala, estava o Seat Leon ST e Antonio Valdivieso, mostrou mais uma vez a sua capacidade de comunicação, identificando os pontos fortes desta versão e todas as funcionalidades e inovações com que a marca espera agitar o mercado neste segmento.

A Seat é actualmente a segunda marca a crescer mais na Europa. Com o Seat Leon ST, a marca espera atingir novos segmentos de mercado, com uma configuração de carroçaria que o Seat Leon ainda não tinha tido em nenhuma das suas versões. A imprensa tem efectuado já vários testes e comparativos com Leon ST, tendo a marca registado 63 testes. Destes, o Leon St venceu 42 desses comparativos, sendo que grande parte dos que perdeu, foi para outro modelo do grupo Volkswagen.

SEAT LEON ST-009L

Focando-nos agora nas características que distinguem o Seat Leon ST, a marca Espanhola apostou no espaço e versatilidade da carrinha. A mala, com capacidade para 587 litros, pode facilmente ser aumentada para 1470 litros, com o rebatimento dos bancos. Em algumas versões, o banco do passageiro frontal pode também ser rebatido, permitindo o transporte de objectos com até 2,67metros de cumprimento. O acesso à mala é também facilitado pela altura ao solo de apenas 65mm, permitindo ainda guardar alguns objectos num fundo falso de grande dimensão. Com isto o Seat Leon ST é o carro do segmento com maior capacidade de carga.

Ao nível do design, a Seat conseguiu um carro que pretende ser elegante e desportivo. As arestas laterais acentuam um jogo de luz e sombra, introduzindo uma personalidade muito própria à carrinha. A distancia entre eixos não se alterou e a altura é a mesma da berlina.

SEAT LEON ST-095L

Outra característica interessante é o baixo peso. A redução de peso foi tida em conta no desenvolvimento do chassis, permitindo que com um peso de apenas 1233 kg na sua versão base, seja também a stationwagon mais leve do seu segmento. Isso obviamente traduz-se numa maior eficiência, performance e baixos consumos. No entanto a redução de peso estendeu-se a outros componentes do interior e motor. A título de referência por exemplo, o novo sistema de ar condicionado foi optimizado, conseguindo pesar menos 2,7kg que a versão anterior.

Ao nível da condução, são também muitas as funcionalidades em destaque, nomeadamente o Controlo Dinâmico do Chassis (DCC). Na versão FR, é possível escolher um dos vários modos de condução disponíveis ou personalizar um ao nosso gosto, permitindo escolher várias opções ao nível da direcção, da suspensão, da resposta do acelerador, etc. O sistema DCC usa o sinal proveniente de vários sensores presentes nas rodas, no motor e no chassis, e calcula o amortecimento certo, de forma adaptativa, ajustando as características da condução e da estrada. Cada um dos amortecedores pode ser ajustado de forma independente, traduzindo-se isso num melhor comportamento em estrada.

SEAT LEON ST-025L

Outras funcionalidades como as funções relacionados com o radar localizado na frente do carro, contribuem ainda para uma maior segurança na condução, nomeadamente o ACC (Adaptative Cruise Control) with Front Assit, Emergency Braking, Drowsiness detection, Lane Keeping Assist e Full Beam Assist.

Ao nível da segurança convém ainda destacar que o Leon ST teve 5 estrelas nos testes da EuroNCAP.

O Seat Leon estará disponível em Portugal com 5 motorizações a gasolina e 4 a gasóleo, com cilindradas e níveis de potência diferentes. Não será contudo comercializada em Portugal a versão TGI (a gás), com um consumo anunciado de apenas 3.5 kg CNG/100 km.

Muitas outras características poderiam ser referidas sobre este novo Seat Leon ST, mas muitas dessas características são também comuns à versão SC que apresentamos em detalhe previamente.

teste-seat-leon-st-2

Acabada a apresentação foi a vez de ir para a estrada testar as verdadeiras aptidões deste novo modelo. Para isso a Seat preparou 3 percursos diferentes. 30 Seat Leon ST estavam já alinhados mesmo junto à praia, com diferentes motorizações e níveis de equipamento. A nossa escolha recaiu sobre a versão FR com o motor TDI de 150cv e caixa manual. Esta versão estará à venda no início do próximo ano por um preço ligeiramente superior aos 34000€.

O percurso que escolhemos foi o mais longo, privilegiando a condução em estradas sinuosas e autoestrada, sendo que parte do percurso foi feito no trânsito da cidade. Mas antes de colocar o motor em marcha, abrimos a tampa da mala e acomodamos o nosso equipamento, comprovando todo o espaço de carga e principalmente o botão do Easy Backseat Release que permite facilmente, sem termos que nos deslocar aos acentos traseiros, rebater os encostos de forma automática.

teste-seat-leon-st-3

Configuramos o nosso destino no GPS e saímos para a estrada, num percurso de cerca de 120km. Durante o test drive testamos ainda os vários modos de condução, com especial destaque para o modo sport. Na primeira parte do percurso, caracterizado por estradas de montanha com várias curvas, permitiu confirmar que o motor é excelente, tendo uma boa resposta ao acelerador e com um binário suficiente para termos que recorrer poucas vezes à caixa de velocidades. A agilidade da carrinha foi um dos factores que mais nos surpreendeu. O baixo peso, aliado à possibilidade de ajustarmos o modo de condução, permitia uma rápida entrada e saída de curva, não se notando muito o adornar da carroçaria.

A condução torna-se bastante agradável com o recurso ao sistema de entretenimento. Para além das funcionalidades relacionadas com GPS, rádio e leitor de MP3, o display multifunções disponibiliza ainda muita informação sobre o carro, como as temperaturas, pressão dos pneus, etc. O ecran touch screen está optimizado, não estando disponíveis as opções de operação do mesmo. No entanto quando aproximamos as mãos, o sistema passa do modo de apresentação para o modo de operação, permitindo facilmente ajustar as opções ou mudar de menu.

teste-seat-leon-st-1

Durante o percurso efectuado testamos também as diversas funcionalidades relacionadas com a segurança. O modo de condução, ajusta vários componentes dos amortecedores e direcção, permitindo uma condução mais desportiva ou mais confortável. Ao mesmo tempo, o ajuste destes modos muda ainda a cor de uma faixa de luz presente nas portas. Em modo normal ou económico, a faixa de luz é branca. No entanto ao mudar para modo Sport, a luz passa a vermelho. Em algumas versões este ajuste pode ainda ter influência sobre o ruído do carro, actuando sobre um modulador de ruído.

O Cruise Control Adaptativo, foi também testado. Este módulo permite ajustar a velocidade de cruzeiro e regular a distância mínima ao carro da frente. Neste caso, o Leon acelera e desacelera automaticamente com a informação proveniente do radar situado no para-choques frontal, permitindo uma condução descansada, mesmo a baixas velocidades.
Curiosa e útil é também a funcionalidade de Lane Keeping Assistant. Quando activada, esta funcionalidade detecta quando o condutor se desvia da sua rota ou deixa de ter influência sobre o volante e actua sobre a direcção electromecância, ajustando a direcção e informando o condutor.

teste-seat-leon-st-4

Outra parte do percurso com o Leon ST foi feito em auto-estrada. Aqui outras características saltam à vista, como as capacidades do motor e o conforto interior. Os bancos com a parte central em alcantara são muito agradáveis e proporcionam um bom apoio lombar.

O teste acabou por passar depressa e tivemos que entregar o carro novamente. Teríamos certamente ficado com ele para mais um passeio por alguns pontos de interesse da cidade.

teste-seat-leon-st-5

O Seat Leon ST está disponível com 3 níveis de equipamento, Reference, Style e FR. Seat já divulgou os preços do Leon ST para o mercado nacional, sendo que estes arrancam nos 22 608 euros para a versão a gasolina 1.2 TSI Reference de 86 cv (que emite 119 g/km de CO2) e vão até aos 36 400 euros da versão 2.0 TDI CR FR DSG.

Durante o test drive, a Seat disponibilizou um equipamento de internet móvel, que permitiu aos bloggers partilhar todas as impressões, fotografias e peripécias do #LeonSTDrivingDay. Durante o dia foram assim feitos muitos tweets, posts no Facebook e partilhadas imagens e impressões sobre o carro.

SEAT-leon-st-technical

O Leon ST pretende assim ser um carro prático e ajustado à condução do dia-a-dia, proporcionando a melhor qualidade a um preço acessível, com um ambiente acolhedor e uma agilidade notável. A qualidade de construção é elevada, conforme pudemos comprovar, com uma visita à fabrica de Martorell, que descreveremos noutro artigo.

Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

One Response to Teste ao novo Seat Leon ST

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.