Menu Fechar

TESTES DE CONDUÇÃO DO NOVO PANAMERA: OS RETOQUES FINAIS

A poucos meses da sua estreia, o novo Porsche Panamera está a ser submetido aos últimos testes de condução em Barcelona. O foco principal destes testes é a unidade motriz, que inclui uma nova Porsche Doppelkupplung (PDK), e o recém-desenvolvido chassis com controlo ativo do amortecimento.

Estugarda. A poucos meses do seu lançamento, o novo Panamera está a concluir os últimos testes de condução. Na região de Barcelona, os engenheiros da Porsche estão a verificar os últimos detalhes da nova geração do modelo. A berlina desportiva já completou a grande maioria dos procedimentos dos testes, nos quais o desportivo de quatro portas demonstrou as suas qualidades em quatro continentes. Nos Estados Unidos, foi verificado o desempenho da transmissão a grandes altitudes e com baixos níveis de oxigénio, bem como o desempenho do sistema de refrigeração do motor e do ar condicionado em condições de calor extremo. Passando para a Escandinávia, o Panamera foi submetido a temperaturas muito baixas; na África do Sul, dominou condições de estrada difíceis; e na Ásia, a elevada humidade e as horas de trânsito no pára-arranca das megacidades. “Testamos intensivamente cada automóvel novo para satisfazer as nossas exigências e, claro, as dos nossos clientes em todo o mundo”, afirma Marcel Hönemann, Development Manager. “O padrão que estabelecemos passa sempre pelos objetivos de desenvolvimento definidos nas especificações. O novo Panamera tem de se destacar aqui e agora, em particular em termos de performance, conforto e acústica”.

O novo Panamera passa a oferecer quatro variantes E-Hybrid

Na Porsche, o grupo propulsor certo é imperativo para um desempenho perfeito. A nova geração do Panamera tem uma gama de motores completamente atualizada com destaque para as motorizações sustentáveis e eficientes. “Depois de já oferecermos três E-Hybrid na segunda geração do Panamera, vamos acrescentar uma quarta versão híbrida plug-in no novo Panamera. Esta é a nossa resposta à enorme procura dos nossos clientes. Em alguns países, a proporção de Panamera E-Hybrid é de quase 100%. A nova variante será de alta performance que encaixa na perfeição na versátil gama”, relata o Dr. Thomas Friemuth, Head of the Panamera Product Line. “Estamos a aumentar o desempenho elétrico do Panamera em todos os modelos EHybrid no que diz respeito à dinâmica de condução e aos importantes tópicos de autonomia elétrica e velocidade de carregamento. Durante os nossos testes, conduzimos em modo elétrico até 70% mais longe comparativamente com o antecessor”.

A base de todos os modelos E-Hybrid do novo Panamera é o novo e mais potente motor elétrico, agora integrado na nova transmissão. Oferece valores de desempenho de transmissão e recuperação mais elevados do que o seu antecessor, com um peso inferior. A energia é fornecida por uma bateria de alta tensão com uma capacidade significativamente superior de 25,9 kWh. Um carregador de bordo com uma potência de até 11 kW reduz o tempo de carga, apesar do aumento de energia.

As revisões fundamentais realizadas aos motores de combustão permitem uma maior eficiência e desempenho. Todos os grupos propulsores do novo Panamera estão preparados para as futuras normas de emissões. “Estou muito satisfeito com os progressos que fizemos na eletrificação. A integração e combinação de dois sistemas de propulsão no Panamera funciona de forma absolutamente perfeita e harmoniosa. Com as novas motorizações, o automóvel irradia uma enorme facilidade e fiabilidade de aceleração”, afirma Arno Bögl, Project Manager for the Powertrain na gama Panamera.

Suspensão pneumática inovadora

Para além da gama de motores atualizada, o novo Panamera também recebe outros desenvolvimentos. Pela primeira vez, o Panamera recebe um chassis topo de gama, disponível como opcional, com controlo ativo de amortecimento e uma vasta gama de funções adicionais. “Com o novo chassis ativo, estabelecemos novos padrões. Pudemos sentir isso mesmo em cada metro dos nossos test drives – muito confortável nos paralelepípedos dos portos de Barcelona e bastante dinâmico e ágil nas estradas rurais sinuosas dos arredores. Uma gama incomparavelmente alargada”, afirma Thomas Friemuth. O novo Panamera está equipado de série com um chassis semi-ativo com novos amortecedores de duas válvulas, que podem regular as fases de compressão e recuperação de forma independente. Desta forma, também no novo chassis de série a diferença entre uma afinação confortável e uma afinação de alta performance do chassis é significativamente alargada. 

Durante os test drives são realizados os retoques finais no novo Panamera antes da estreia mundial. A Porsche vai apresentar a terceira geração do modelo desportivo de quatro portas no Icons of Porsche Festival, no Dubai, no dia 24 de novembro de 2023. Estará em exposição para os participantes do festival nos dias 25 e 26 de novembro de 2023.

Sérgio Gonçalves
Latest posts by Sérgio Gonçalves (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.