A Theon Design revelou o seu mais recente Porsche 911 (964) personalizado, com o nome de código GBR003 – o primeiro modelo Targa aberto da empresa.
Tal como acontece com todas as encomendas da Theon Design, o GBR003, com carroçaria totalmente em carbono, caixa manual de seis velocidades e 4,0 litros naturalmente aspirado, é uma criação totalmente personalizada, aperfeiçoada a partir do zero nas instalações de produção da Theon, aninhadas no coração do “vale dos desportos motorizados” de Oxfordshire.
Com um acabamento único em azul pastel, pintado à medida, sobre pele de alcaçuz, o Targa é a derradeira realização da fantasia de um Porsche 911 de um cliente, combinando capacidades de design e engenharia OEM+, toques de luxo artesanais, com tecnologia de ponta e processos de fabrico.
O GBR003 é executado com a habitual atenção obsessiva da Theon aos pormenores e com o rigor da engenharia focada no laser, resultando num automóvel que proporciona as emoções sensoriais de um automóvel de capota aberta sem quaisquer compromissos dinâmicos.
Para garantir que o Targa se conduz com a fluidez e o controlo característicos da Theon, a equipa desenvolveu um sistema de “tubos” de reforço em fibra de carbono feitos à medida, que são colados ao piso do chassis, melhorando significativamente a rigidez de torção e mantendo o peso adicional no mínimo absoluto.
O GBR003 tem como base um Porsche 911 (964) Carrera 2 Targa. O carro dador foi despojado até ao metal puro antes de ser meticulosamente restaurado ao longo de milhares de horas pelos apaixonados técnicos da Theon.
A carroçaria do GBR003 é totalmente em carbono, à exceção das portas que permanecem em aço para proteção contra impactos laterais. Como em todos os modelos da Theon, cada painel foi digitalizado e modelado num software de design 3D para garantir um ajuste perfeito. Graças aos painéis de carbono e à utilização de carbono para o reforço do piso inferior, o GBR003 pesa apenas 1228 kg com todos os fluidos a bordo, apenas mais 60 kg do que o Theon coupé equivalente.
Um sistema de contraventamento em fibra de carbono feito à medida assegura um reforço exemplar da parte inferior do piso. A solução inovadora e leve transforma a rigidez estrutural sem acrescentar qualquer peso adicional indevido – utilizando a mesma tecnologia de construção em carbono utilizada na Fórmula 1 e noutras formas de desporto automóvel de elite.
O sistema de reforço assume a forma de duas “banheiras”, criadas utilizando uma “sanduíche” laminada de fibra de carbono pré-impregnada epóxi endurecida e favo de mel Nomex de qualidade aeroespacial – concebida para ser tão forte e leve quanto possível. Os tubos são primeiro concebidos em CAD para se adaptarem perfeitamente ao piso do chassis do Targa antes de serem moldados com as mais rigorosas tolerâncias utilizando uma máquina CNC de 5 eixos.
Não foi deixada pedra sobre pedra na procura da rigidez total, com a orientação e espessura do laminado de carbono optimizadas através de software de simulação estrutural CAD para garantir a construção mais rígida possível. Uma vez fabricados, os tubos foram permanentemente colados ao chassis e às anteparas existentes para proporcionar a máxima estabilidade de condução, mesmo nas condições mais exigentes.
O reforço em carbono resulta em níveis transformados de rigidez estrutural, proporcionando uma plataforma estável e excecionalmente rígida. Graças a esta base excecionalmente forte em termos de torção, a Theon conseguiu reproduzir a precisão de condução caraterística das suas célebres comissões Coupe com um automóvel de capota aberta. O GBR003 é conduzido com uma sofisticação e precisão modernas e possui uma gama soberba de capacidades dinâmicas graças a um sistema de amortecimento TracTive Active Controlled Electronics (ACE) comutável de cinco fases.
O sistema de amortecimento comutável foi cuidadosamente calibrado para o modelo Targa ao longo de inúmeros quilómetros de teste, assegurando a sua eficácia numa vasta gama de ambientes. A tecnologia eleva a experiência de condução com a capota aberta refrigerada a ar a novos patamares, com um controlo excecional em qualquer cenário, com ou sem tejadilho. O GBR003 pode passar sem problemas de um cruzador de pernas longas e de queixa ao longo de uma estrada secundária para um supercontrolo e concentração quando chega a altura de atacar uma passagem de montanha.
A atenção ao pormenor, caraterística da Theon, é evidente em todas as áreas da construção – mesmo nos elementos alojados e escondidos sob a pele de fibra de carbono do automóvel.
Cada elemento é aperfeiçoado e melhorado na perfeição. Por exemplo, um feixe de cabos de qualidade aeroespacial serpenteia por baixo da carroçaria esculpida – poupando mais de 20 kg, enquanto os modernos compressores duplos de ar condicionado e uma novíssima bomba de direção assistida electro-hidráulica são deslocados para a frente do automóvel, colocados numa posição baixa para ajudar a distribuição de peso de 48:52 entre a frente e a traseira.
Depois, há o coração pulsante refrigerado a ar do GBR003, uma obra-prima de seis cilindros planos de 4,0 litros. Com corpos de borboleta independentes e respirando através de trompetes abertos, o motor produz 403 cv às 7100 rpm – ultrapassando a barreira sagrada dos 100 cv por litro. Mantém-se totalmente controlável, com um binário máximo de 320lb/ft às 5500rpm. Combinado com o seu baixo peso em ordem de marcha, o GBR003 dispõe sempre de profundas reservas de desempenho, avançando sem esforço em direção ao horizonte, independentemente do regime do motor ou da mudança.
Explorar os limites superiores da gama de rotações revela um lado mais selvagem do carácter do motor; puxa com pura ferocidade até ao limitador, acumulando potência durante todo o percurso. Este impulso inflexível é acompanhado por um impressionante uivo de seis cilindros da mais recente iteração do escape personalizado de Theon, comutável e totalmente revestido a cerâmica – que se torna ainda mais estimulante quando o tejadilho é removido.
O sistema de escape atualizado e feito à medida confere ao GBR003 um carácter mais silencioso e reservado em utilização normal, oferecendo depois um grito de seis cilindros ao estilo dos desportos motorizados quando as válvulas se abrem. As válvulas podem ser activadas manualmente através de um interrutor no habitáculo e também se abrem automaticamente quando se entra na gama de rotações.
Com um volante leve e de massa única, o GBR003 tem uma resposta quase sináptica do acelerador, enquanto a elegante caixa manual de seis velocidades – construída de acordo com a especificação do 993 RS – é um verdadeiro prazer subir e descer as mudanças, com pedais cuidadosamente reposicionados que convidam a acelerar e a reduzir as mudanças – nem que seja para ouvir o motor de seis cilindros a cantar.
Graças a uma relação peso-potência de 328 cv por tonelada – a mesma de um 991 GT3 – o desempenho é rápido como um supercarro moderno, com uma configuração completa dos travões do 993 RS a proporcionar uma potência de travagem exemplar.
Tal como acontece com todas as encomendas da Theon Design, Hawley – com base na sua experiência em design de automóveis OEM – ficou obcecado com todos os pormenores estéticos para obter uma forma coesa e perfeita do Porsche 911. O resultado é um design intemporal que é ao mesmo tempo objetivo e bonito.
Para o GBR003, a carroçaria em carbono é acabada num azul pastel pintado à medida, com a inscrição PORSCHE em contraste – a condizer com o cinzento claro dos centros dos bancos Pepita – juntamente com riscas “fantasma” mais claras ao longo das soleiras e para-choques. A cor das riscas também condiz com as pinças de travão do 993 RS, que se encontram por trás das jantes Fuchs de 18 polegadas, revestidas com borracha Michelin Pilot 4S – preenchendo perfeitamente as cavas esculpidas.
O habitáculo totalmente personalizado do Targa reflecte o compromisso da Theon Design para com a qualidade artesanal, combinando elegantemente os melhores materiais para um ambiente de condução acolhedor, mas inerentemente desportivo. Todos os substratos do interior são fabricados em carbono para reduzir ainda mais o peso, sendo depois envolvidos em pele sumptuosa. O GBR003 inclui a opção de banco “touring” da Theon, optimizado para uma condução confortável em estradas rápidas, com baldes traseiros esculpidos que se inspiram nos do Porsche 928. Os bancos traseiros também incorporam subwoofers, melhorando ainda mais a qualidade áudio.
Tanto os bancos dianteiros como os traseiros são revestidos com a mais fina pele semi-anilina cor de alcaçuz, com centros em Pepita cinzenta Agate OEM da Porsche – tal como no interior do Porsche 911 (992) Sport Classic. O cockpit incorpora a abordagem de Theon, aproveitando e honrando toda a riqueza do património da Porsche, reunindo os vários elementos num conjunto bem resolvido e totalmente coeso, para um ambiente de condução elevado, mas resolutamente “Porsche”.
O interior está repleto de confortos modernos, incluindo uma configuração áudio personalizada que inclui a unidade estéreo clássica P99RS Bluetooth da Pioneer, líder do sector, emparelhada com amplificadores Focal e seis altifalantes – também da Focal – que estão alojados nas portas.
A atenção ao pormenor e a abordagem personalizada da Theon são ainda exemplificadas pela instalação criativa de subwoofers Focal, que estão perfeitamente integrados nas almofadas dos bancos traseiros. Isto preserva o espaço no habitáculo compacto do 964 e proporciona uma verdadeira profundidade de desempenho áudio.
A Theon também reviu o tejadilho Targa, que foi reconstruído de acordo com as mais rigorosas tolerâncias para assegurar um encaixe perfeito na estrutura reforçada do 964. Agora com acabamentos num moderno material de mohair, a capota Targa dobra-se perfeitamente e encaixa-se num saco de transporte feito à medida, que cabe confortavelmente na “bagageira” forrada a pele.
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