Tiago Monteiro com boa performance na China

Published On 13 de Novembro de 2012 | Desporto

Tiago Monteiro voltou a protagonizar uma excelente performance ao volante do Novo Honda Civic no Mundial FIA WTC, desta vez no Circuito Internacional de Shangai, na China.

Após não ter feito uma boa classificação no sábado, os resultados alcançados nas duas corridas, deixaram excelentes indicadores do nível competitivo da equipa.

Na primeira corrida Tiago Monteiro partiu da 17ª posição. Com um arranque fantástico, evitando várias colisões, o piloto português colocar-se-ia imediatamente no 11º lugar, que foi recuperando nas voltas seguintes. Num circuito largo e rápido, perfeito para as ultrapassagens, Tiago foi passando alguns adversários e logo na 3ª volta já era 9º. O Civic WTCC continuou a sua luta, e logo após a 7ª volta assumiu a 7ª posição, após ultrapassagem ao piloto suíço Barth. Tiago Monteiro conseguiria manter esta posição até final terminando a prova a 30,032 segundos do 1º classificado.

Na segunda corrida, e desta feita com um arranque parado, Tiago Monteiro conseguiu evitar as colisões logo no início assumindo a 11ª posição. No final da 5ª volta, o piloto portuense estava nas posições pontuáveis mostrando os progressos do seu Civic WTCC. Nessa altura, iniciava-se uma disputa fantástica entre o piloto da Honda e os pilotos Boardman (8º lugar) e Turkington (10º lugar). Tiago Monteiro conseguiu manter o seu lugar por 6 voltas mas sem conseguir passar Boardman. A desilusão chegaria nas voltas seguintes onde Monteiro seria passado, apesar de alguma luta, pelos pilotos Turkington e Cirqui que colocariam o português no 11º lugar. No entanto, a sorte estava do lado da Honda – o 2º classificado Muller recebeu uma penalização de 30 segundos por conduta ilegal o que permitiu ao Civic WTCC voltar a terminar a prova numa posição pontuável – 10º lugar.

“Foi um fim-de-semana muito positivo. Na 1ª Corrida, conseguimos um excelente resultado que me deixou muito satisfeito. Tivemos alguns problemas no início do fim-de-semana e tivemos de experimentar várias coisas!.Falhámos a qualificação 2 por uma margem muito curta mas sabíamos que podíamos melhorar. Mais uma vez voltamos a aprender muitas coisas sobre o carro e estou cada vez mais confiante. O equilíbrio do carro foi muito bom em ambas as corridas. Foi possível forçar o ritmo e atacar e senti-me muito confortável com isso. Penso que estamos a ir na direcção correcta e este foi sem dúvida um fim-de-semana muito proveitoso” referia Tiago Monteiro no final da prova Chinesa.

Já Alessandro Mariani, Director Principal da Honda Racing Team JAS, referia que “Tivemos alguns problemas mecânicos e alguns erros na qualificação. Felizmente hoje, o Tiago esteve muito bem em ambas as corridas. Partir do 17º lugar e ir recuperando posições não é fácil mas ele conseguiu evitar os acidentes e alcançar um resultado muito bom. Um 7º lugar após somente 2 corridas é fantástico. É evidente que ainda necessitamos de mais experiencia, mais teste e mais trabalho, mas estamos muito orgulhosos por termos conseguido novamente Top 10”.

A última prova do Campeonato do Mundo será disputada em Macau entre os dias 16 e 18 de Novembro.

Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.