Tiago Monteiro e Honda Civic conquistam primeiro pódio em Macau!!

Published On 19 de Novembro de 2012 | Desporto

Na última prova da temporada, disputada no Circuito da Guia, em Macau, o piloto português Tiago Monteiro conseguiu um fantástico resultado para a equipa Honda Racing Team JAS. Ao longo de todo o fim-de-semana, naquela que consistiu apenas a 3 prova desde a sua estreia, o Civic WTCC deu excelentes provas da sua real competitividade. Na sessão de aquecimento matinal, Tiago Monteiro conseguiu o segundo tempo mais rápido do dia tendo vindo a conseguir um 3º lugar na Corrida 1 e um 4º lugar na Corrida 2.

CORRIDA 1:

Partindo da 5ª posição da grelha de partida, e com a moral em alta após as primeiras indicações do fim de semana, Tiago Monteiro conseguiu um excelente arranque. Logo na volta inicial, o piloto português conseguiu evitar o acidente na curva Lisboa, mantendo-se assim no grupo da frente. Na volta seguinte, o Civic WTCC subiu mais uma posição após uma excelente ultrapassagem. Tiago continuou depois a um ritmo muito elevado pressionando fortemente os carros à sua frente. Na volta 4, um acidente permitiu ao Civic subir mais uma posição. Nas voltas seguintes, Tiago manteve a sua posição, conseguindo lutar com os carros da frente até cruzar a linha da meta. Este foi assim o primeiro pódio para o Civic WTCC apenas na sua 3ª corrida.

CORRIDA 2:

Devido a problemas técnicos com o carro à sua frente, Monteiro partiu não da 6ª, mas da 5ª posição. Logo no arranque,o Civic WTCC conseguiu manter a sua posição. No entanto, não seria por muito tempo. Na curva Lisboa, à passagem da 3ª volta, Tiago foi passado por duas viaturas, caindo para a 7ª posição. Após um acidente, que fez entrar um safety car, na 4ª volta, o Civic WTCC rodava no 6º lugar. Com o reatar da prova, e devido ao um novo acidente provocado pela curva Lisboa, o safety car teve de entrar novamente. Nessa altura, o piloto português passou para a 4º posição, com a qual terminaria a prova após o final da 11ª volta.

“Na primeira corrida tive um bom arranque e consegui ultrapassar o carro à minha frente logo no início. A partir desse momento, forcei bastante, de forma a conseguir ter uma oportunidade de passar os Chevrolets, mas isso não foi possível. Estou muito feliz por ter conseguido este pódio. Na segunda corrida o início foi mais complicado mas, em Macau, as provas são longas, e muitas coisas podem acontecer, por isso é muito importante concluir as corridas. Toda a equipa merece este fantástico pódio no final da temporada. Todos trabalharam imenso e este é o resultado do trabalho da equipa.”
Tiago Monteiro

“É claro que estamos muito contentes com este pódio, mas, do meu ponto de vista, a nossa maior conquista deste fim de semana foi termos conseguido terminar tão próximos dos carros da Chevrolet. Termos conseguido lutar pela liderança logo após 2 corridas – é um resultado fantástico! Não temos dúvidas que o carro tem grande potencial para 2013, mas ainda estamos a aprender, por isso iremos trabalhar ainda mais para preparar a próxima temporada.”
Alessandro Mariani – Director Principal da Honda Racing Team JAS

“Estou muito feliz com este resultado extraordinário – o 3º lugar!! Mas o que o faz ainda mais especial foi termos conseguido disputar com os habituais líderes – os Chevrolets. A pouco e pouco, temos vindo a conseguir melhorar o carro até ao ponto de ter sido possível conquistar este excelente resultado na última ronda do campeonato.É muito gratificante este resultado pois vem compensar todo o esforço do piloto e da equipa. Tenho um excelente feeling para o próximo ano mas, ao mesmo tempo, sei que é apenas o começo de um caminho muito duro que iremos percorrer.”
Daisuke Horiuchi – Líder do Projecto WTCC na Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento Honda.

Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.