A Tolman, criadora do muito aclamado Peugeot 205 GTi restomod “Tolman Edition”, revelou a mais recente encomenda de cliente a receber o seu tratamento. O Cooper S Mk II é o carro mais pequeno que Tolman restaurou e refinou meticulosamente, tornando este empreendimento tudo menos “Mini”.
A abordagem agora reconhecida da Tolman, que procura criar automóveis com o aspeto que se recorda e que se conduzem como se recorda na época, chamou a atenção deste entusiasta do Mini. Tendo usado o carro durante mais de uma década, recorreu a Tolman para criar um Mini que pudesse utilizar como condutor diário com todo o encanto do original, mas com menos problemas de um carro com 56 anos.
O projeto de 12 meses começou onde todos os carros da Tolman começam, com uma desmontagem completa do interior e da mecânica, em preparação para uma limpeza a fundo e um trabalho de carroçaria significativo para obter linhas de fecho e folgas de painel nítidas e uniformes. A suspensão hidroelástica do Mini foi substituída por tirantes ajustáveis KAD e amortecedores Bilstein, assegurando que o Mini se mantém confortável mas envolvente nas imprevisíveis estradas britânicas. Totalmente ajustável, pode ser configurada de acordo com as necessidades do seu proprietário – que incluem condução doméstica e deslocações regulares.
Tal como no período do MkII Cooper S, mantém os travões de disco dianteiros com tambores traseiros, enquanto as linhas de travão ATEC CNC, comprovadas pelas actividades de desporto motorizado da Tolman, proporcionam uma sensação mais consistente.
Em vez de optar por uma borracha moderna e aderente, o Mini usa pneus Dunlop Aquajet de 10” 145, ao estilo da época. Com uma potência quase duplicada para 90 cv, 80 pés/lb de binário entre as 3.000 e as 6.000 rpm e um peso de apenas 685 kg, o Mini é vivo quando conduzido com força, mas também muito mais prático e manejável nas mudanças mais baixas. A equipa decidiu não optar por um diferencial de deslizamento limitado – esta adição tornaria o carro mais rápido nas curvas e prejudicaria a experiência original. O mesmo se aplica à caixa de velocidades renovada, em que a configuração de quatro velocidades foi mantida por uma questão de autenticidade.
O motor foi totalmente reconstruído e beneficia agora de injeção de combustível, uma caraterística que não era de série nos Minis até 1991. A caixa da bateria na bagageira aloja agora o sistema de combustível com um recipiente de combustível coletor, bomba de retorno de alta pressão e bomba de elevação perfeitamente integrados. Com o regulador afastado do motor, apenas uma linha de combustível entra no compartimento, mantendo o aspeto original.
Um escape único em aço inoxidável da Tolman assegura um som mais desportivo “Série A”, mas foi afinado para evitar ser demasiado ruidoso. A proteção térmica avançada sob o capot protege o sistema de injeção, enquanto o amortecimento acústico em todo o habitáculo mantém afastado o ruído indesejado da estrada. Um sistema de gestão do motor totalmente eletrónico melhora os arranques a frio, o controlo do ralenti e a deteção de baixa pressão do óleo.
Como carro de pista nos anos 80, chegando mesmo a partilhar Silverstone com o Ferrari 250 GTO de Nick Mason, os carburadores SU originais foram substituídos por Webers, acomodados no período através da formação de um recorte na antepara utilizando um bidão de óleo Pratt. Para garantir a integridade mecânica, o bidão foi substituído por uma versão mais forte para manter a integridade e esta pequena parte da sua história.
A abordagem simpática de Tolman significa que muitas peças originais foram mantidas, incluindo o trabalho brilhante, o forro do tejadilho e o esquema de pintura Tartan Red com tejadilho preto. A pele sumptuosa substitui o vinil nos bancos e o teto de abrir Webasto do mercado de substituição foi renovado.
Os ecrãs dianteiros e traseiros aquecidos, a iluminação LED em todas as áreas e a integração invisível do Bluetooth contribuem para as actualizações discretas mas impactantes para a utilização no dia a dia – tal como a adição de um conta-rotações ao estilo da época. Para combater o clima britânico, este Mini recebeu um revestimento completo de proteção contra lascas de pedra e Lanoguard na parte inferior e nas cavidades, combinado com um revestimento cerâmico Supagard nas superfícies pintadas.
Este Mini Cooper S Mk II de 1968 complementa o crescente catálogo de modelos refinados e melhorados da Tolman – projectos que se situam no topo de um crescente portfólio de produtos e serviços automóveis de qualidade superior.
Com o Mini devolvido ao seu proprietário a tempo do Natal, Tolman olha agora para 2025 e para mais encomendas únicas, incluindo dois ícones dos anos 80 e quatro novos Peugeot 205 GTis Tolman Edition em construção.
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